.

No ano de 2024, a Hot Wheels através do Designer Master Hot Wheels Brendon Vetuskey criou a versão na escala 1/64 de uma das maiores lendas da Cultura Custom Americana e Mundial, o Merc Hirohata, inspirado no modelo real e ícone da Cultura Custom como o carro que mudou o conceito sob o qual eram construídos e personalizados os carros na era de ouro da Customização. Hoje começaremos a contar um pouco da história de um carro que se transformou no mais famoso modelo Custom da Era Clássica ou de Ouro da Customização Americana, este carro ficou conhecido com o nome de Merc Hirohata, uma alusão ao proprietário do carro Bob Hirohata e o próprio modelo do carro um 1951 Mercury Club Coupe.

E tudo começa quando o Bob comprou o carro logo depois de sair da Marinha em 1952, antes de entrar para o serviço militar, ele tinha um Chevrolet 1949 levemente personalizado pela Barris Kustoms, aqui surge pela primeira vez os personagens Sam e George Barris, duas figuras lendárias da customização de todos os tempos.

.

Mas o trabalho feito não era nem sombra do que Bob queria, o seu desejo era uma personalização mais radical, com modificações estruturais e de design que deixariam o modelo uma peça única. Logo após ver o resultado do Chevrolet 1949 de Sam Barris, Bob comprou um Mercury 1951 quase novo, com baixíssima quilometragem, além disso este modelo tinha um diferencial, até aquele momento ninguém tinha cortado este modelo, e foi assim que Bob ficou diante do carro que marcaria o seu nome na história da Cultura Custom Americana.

Bob levou o carro até a oficina dos Barris e disse a George e Sam o que ele queria que fosse feito no modelo, que além de ser cortado, ele queria incorporar ao modelo várias inovações e algumas características de outros modelos já existentes, citando alguns modelos como o Coupe Mercury 1940 de Nick Matranga que tinha as janelas laterais com uma aparência de capota rígida, mas que estas modificações ficariam a cabo de todo o senso criativo da dupla de irmãos, Sam e George Barris.

.

E assim tem início a reestilização do 1951 Mercury, Bob e George discutem algumas mudanças no carro, mas George tinha os seus próprios planos para o Merc, uma parte nesta história é que George Barris além de ser a lenda que todos conhecem, tinha uma personalidade muito forte, e fazia valer a sua vontade em muitos projetos que lhes eram confiados, foi assim que ele começa o projeto que levaria 3 meses para ser concluído, quando Bob ficou frente a frente com o seu carro, teve a nítida certeza que cada centímetro do seu Merc tinha sido modificado por Sam e George Barris e Frank Sonzogni.

.

Muitas e muitas modificações e alterações de estrutura foram feitas e incorporadas ao modelo, como alteração das colunas B, cortou e soldou a parte superior das portas ao teto, transformando o Merc em um Hardtop. O teto foi cortado ainda em mais 10 centímetros na frente e 17 centímetros na traseira, a janela traseira foi reinstalada em um novo ângulo para se encaixar as novas linhas do teto, isso significou que uma nova grande seção teve que ser construída do zero para que tudo fluísse bem, pois as linhas foram totalmente modificadas, na frente um corte foi feito logo acima da coluna A por causa do novo formato das portas, as calhas de gotejamento também foram removidos no processo, um dos truques dos personalizadores foi a instalação de um para-brisa com acabamento em V, em vez de colocar uma unidade dividida em duas peças, ele instalou este tipo que deu um acabamento mais limpo e diferente a parte frontal do Merc. O Bob Mercury foi o primeiro com todos estes acabamentos.

Os para-lamas traseiros foram estendidos e equipados com lanternas traseiras francesas do Lincoln 1952, para equilibrar toda esta nova aerodinâmica, os para-lamas dianteiros também foram estendidos cerca de 10 centímetros sendo modificados com aros de faróis do Ford 1952.

.

.

As peças cromadas originais foram removidas do Capô, Porta-Malas e Laterais, os cantos do porta-malas foram arredondados e o capô foi preenchido, com um acabamento pontudo e estendido na grade, a bandeja de cascalho foi moldada e remodelada para combinar com o topo.

A Grade foi um capítulo a parte, ela foi construída a partir de três grades do modelo Ford 1951, a mesma envolvia os faróis, os suportes das luzes de estacionamento foram fabricados a partir de barras de grades antigas soldadas e cromadas, as lentes foram feitas à mão em plástico transparente.

.

As mudanças no Merc iam acontecendo no pacote inteiro, as reentrâncias de fábrica nas portas foram preenchidas e a chapa metálica ao redor foi remodelada para fluir como o acabamento do 1952 Buick Riviera, as suas laterais formaram conchas funcionais esculpidas manualmente nos painéis traseiros para que aerodinamicamente auxiliassem no resfriamento dos freios. As conchas foram pontuadas por três dentes de uma grade do 1952 Chevrolet, novas saiais de para-lamas foram feitas para se encaixarem perfeitamente nas aberturas das rodas do Mercury originais, uma haste redonda foi usada para adicionar a borda na parte inferior, esta mesma haste redonda foi usada para criar a borda nos para-lamas dianteiros.

.

Para dar ao carro uma postura mais adequada a ideia dos irmãos Barris, o Merc foi rebaixado mais na parte traseira do que na dianteira, boninas foram cortadas e usadas na frente, enquanto o chassi foi levantado na traseira, as molas foram desarqueadas e dois conjuntos de blocos de rebaixamento de 1 e ½ foram usados, um novo túnel de transmissão foi fabricado exclusivamente para este pacote aerodinâmico acomodando o eixo de transmissão na carroceria rebaixada, Sam Barris e Frank Sonzogni são responsáveis pela maioria das mudanças do carro, Sam fez o lado do motorista e Frank o lado do passageiro.

.

E amanhã continua…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir