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A Construção do carro levou 97 dias para ser concluída, de acordo com Bob Hirohata, parecia que não tocaram nele por 60 dias, a ideia de George Barris era apresentar o carro finalizado no evento Show Car Motorama de 1952 junto com outros dois carros, em uma entrevista a Revista Street Rodder no ano de 1977, Bob disse que os assentos e painéis das portas do Merc foram levados para a Carson Top Shop para que fosse produzido os estofamentos, enquanto a carroceria estava sendo concluída. Os Assentos, o Forro do Teto e os Painéis internos com acabamento e costura em Couro Naugahybe na cor Branca e Verde.
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O Porta-malas foi estofado pela Gaylord’s Kustom Shop, o assoalho foi coberto por um carpete verde antes que as suas laterais fossem forradas com couro sintético plissado na cor branca.
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As maçanetas de plástico personalizadas foram fabricadas pelo próprio Bob Hirohata, os botões dos painéis ganharam popularidade e logo em seguida foram colocados em produção pela Cal Customs.
O Painel do Merc, foi o primeiro trabalho de pintura de Dick Jackson em um carro, o Pinstriper do carro foi feito pelo lendário Von Dutch, que criou uma figura listrada no painel chamada “This is the City”.
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Ao contrário de outros carros personalizados na sua época, o Hirohata Merc não foi pintado em uma laca metálica escura, George Barris o pintou logo no início de 1952 em um acabamento esverdeado suave em dois tons, ou Verde Gelo ou ainda Verde Orgânico, que vinha logo abaixo das lanças de acabamento.
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Pouco depois de concluído, os protetores do para-choque dianteiro foram seccionados em cinco centímetros para deixar mais limpa a grade personalizada, Bob adicionou pneus com bandas brancas, calotas do Cadillac 1949 posteriormente substituídos por calotas de um Cadillac 1953 e holofotes Appleton s-552 duplos.
O Hirohata Merc imediatamente após a sua conclusão começou a aparecer em revistas e a ganhar troféus em eventos de exposição de carros e Show Cars por todos os EUA. Como Bob queria assistir a Indianápolis 500, ele levou seu premiado carro em uma viagem pela Rota 66 com destino ao 4º Indianapolis Custom Show Anual, a viagem foi registrada e contada na Revista Rod & Custom de outubro de 1953 com o título de “Cruzar o país em um Custom – Milha após milha com meu Merc Customizado”.
Cerca de 8 dias antes de partir em sua aventura, Bob decidiu substituir o motor Flathead por um novo motor V8 de válvulas suspensas de um Cadillac 1953, Dick Lyon da Lyon Engineering fez a troca do motor no Mercury, a embreagem também foi trocada, foi retirada de um Ford, o volante veio de um Oldsmobile, esta conversão levou 5 dias, Bob concluiu a conversão enviando o carro para a Nates Muffer Shop com um conjunto de cabeçotes novos.
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Em Indianápolis, o Merc Hirohata ganhou o Grande Troféu de Primeiro Lugar, o único problema que Bob teve em sua viagem de aproximadamente 2.500 milhas foi devido ao carro estar muito baixo, no caminho de volta para casa eles elevaram o carro.
Como Bob tinha o Merc como seu único carro, ele dirigia o carro quase todos os dias, por volta de 1954, Barris fez algumas pequenas alterações na carroceria e removeu as antenas dos para-lamas traseiros, George barris pintou o carro de verde abacate.
Na edição da Rodding and Re-Styling de Janeiro de 1956, há uma carta de Bob Hirohata na seção “Rodding and Riting”, na carta Bob conta que ele era um grande fã da revista e que gostaria de ver mais customs em destaque nas páginas da edição, nesta mesma carta ele contava que possuía um Mercury 1951 personalizado e modificado pela Barris Kustoms de Los Angeles, um acabamento de pintura novo foi criado, um efeito de Névoa Limão Dourada, então a partir desta informação se chega a conclusão que este tipo de acabamento foi criado por volta de 1955, Bob ainda conta que o motor do seu Merc era cromado e que o carro foi equipado com um rádio bidirecional, alto-falante traseiro portátil com um cabo com extensão de um pouco mais de 15 metros para ser utilizado em Praias e Piqueniques, Calotas banhadas a outo, estofamento personalizado dentro do porta-malas, caixa de ferramentas montada dentro com cabos especiais para chaves de fenda feitos de plásticos verde para combinar com os botões do painel.
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Na época o Hirohata Merc havia ganhado um total de 26 Troféus em exposições de automóveis e Shows Cars na Califórnia, Indiana e Michigan, Bob ainda conta que nenhum outros carro customizado na Califórnia poderia igualar tal feito, no geral, o Hirohata Merc deve ter ganhado 184 Troféus em toda a sua jornada em exposições por todo os EUA.
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Amanhã continua…
2 Comentários. Deixe novo
Carro lindo
Em uma época em que os carros customizados eram bem chamativos .. este vem na contra mão …e menos é mais.
Bela matéria
Parabéns Silvio.
Valew Edson, Obrigado por acompanhar o canal…