.

A MAJORETTE É UMA MARCA DE MINIATURAS DIECAST DE CARROS DE ORIGEM FRANCESA.

.

Em 1961, Emile Véron, membro da família que também criou a marca NOREV (nome da família ao Véron escrito ao contrário), fundou a Rail-Route, que foi uma marca dedicada a produtos relacionados ao Ferro Modelismo, fazendo miniaturas de trens e seus acessórios, desta forma criou-se o embrião do que se tornaria a MAJORETTE.

Em 1964, chega ao mercado o primeiro modelo de carro em miniatura batizada com o nome de Majorette.

A empresa rapidamente assume a liderança da produção de miniaturas diecast na França, tendo como principais concorrentes na época, marcas como Matchbox, Siku e mais tarde a Tomica.

Nos primeiros anos o foco da marca eram modelos franceses como Peugeot e Renault, anos depois acabou produzindo modelos das marcas General Motors, Ford, Chrysler, Nissan e Toyota.

Em 2024, a marca completa o seu 60 aniversário, a empresa responsável pela sua Importação e Distribuição no Brasil é a CALIFÓRNIA TOYS empresa lendária do setor Collectors no Brasil, estes modelos podem ser encontrados na melhor rede de Colecionáveis brasileira, as LOJAS COLECIONA BRINQUEDOS.

Para comemorar o seu legado, a Majorette lançou várias coleções comemorativas e uma destas coleções não podia passar desapercebida, batizada com o nome de Majorette First Ever, foi baseada em seis modelos de carros inspirados nos primeiros modelos íconicos que competiram na Fórmula 1, que ficaram conhecidos como “Charutos” por causa do seu formato.

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

UM POUCO DA HISTÓRIA DO INÍCIO DA FÓRMULA 1

.

Nos primórdios da Fórmula 1, os carros eram instáveis, tinham carrocerias de alumínio em forma de charuto, levavam o motor na frete e eram pouco potentes, tinham 350 cavalos de potência.

A época romantica das corridas, não tinham inventado ainda os capacetes, eles usavam toucas de couro acompanhadas de óculos, não se oferecia segurança quase nenhuma, não existiam os cintos de segurança, os competidores eram muito corajosos, verdadeiros heróis.

.

A Fórmula 1 foi criada pela Federação Internacional de Automobilismo e surgiu oficialmente no ano de 1950, a ideia era reunir todos os Grande Prêmios da Europa que aconteciam em países como Inglaterra, França, Itália, Mónaco, Suíça e Bélgica criando um campeonato unificado.

.

O nome foi escolhido para representar a fórmula que todas as equipes deveriam seguir para construir seus carros, o que significaria respeitar alguns critérios obrigatórios relacionados ao tipo do motor, a quantidade de cilindros e o tamanho do carro.

.

Estas regras foram criadas para permitir uma competição equilibrada ao mesmo tempo em davam liberdade para os engenheiros focarem nos detalhes aerodinâmicos e diferenciais de seus bólidos.

A primeira corrida oficial de Fórmula 1 aconteceu no dia 13 de maio de 1950, no circuito de Silverstone, Inglaterra, o vencedor foi o italiano Giuseppe “Nino” Farina tendo o pódio completado por mais dois pilotos da equipe, o também italiano Luigi Fagioli e o Inglês Reg Parnell, ambos pilotavam um Alfa Romeu, que na ocasião era considerado um dos maiores fabricantes de carros da Europa ao lado de empresas como Ferrari, Maserati e Mercedes Benz.

.

Nos três primeiros anos de Formula 1, o campeonato foi disputado apenas na Europa e nos Estados Unidos (Indianápolis), foi somente no ano de 1954 que a competição aconteceu fora deste circuito, surge a Argentina. Em 1958, foi a vez de Marrocos fazer parte deste calendário, se tornando o primeiro país africano a sediar a Fórmula 1.

.

Duas décadas depois, no ano de 1972, finalmente o Brasil sediou a primeira prova oficial de Fórmula 1, realizada no autódromo de Interlagos, na Zona Sul da cidade de São Paulo, são 52 anos de fórmula 1 no território brasileiro.

Acompanhem…

.
.
.
.
.

1 Comentário. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir