A Hot Wheels lançou um Mix este ano de 2022 na Série Collectors Hot Wheels Boulevard e dentre os cinco modelos deste Mix, passou meio que desapercebido por alguns, o ‘71 Mustang Mach 1, que recebeu o nome de Mach 22 e que na realidade foi inspirado em um modelo real personalizado exclusivamente para o Piloto e Bi-Campeão da NASCAR Joey Logano, se repararem no blister da miniatura vão encontrar duas dicas, a primeira é o autógrafo do piloto na parte superior esquerda e a segunda é a sua logo pessoal.
Quem não quer ter um carro feito sob medida, para alguns não é sonho, é realidade e foi assim que a GAS – Galpin Auto Sports recebeu um cheque em branco para fazer o que fosse possível para criar em modelo exclusivo, construíram o modelo Ford Mustang 1971 Rest-Mod especialmente para Joey Logano, o modelo finalizado foi apresentado em Daytona Beach, Flórida pouco antes do Daytona 500.
Para começar o Mach 1 foi equipado com um motor COYOTE V8 SUPERCHARGED de 5.0 Litros, gráficos personalizados foram criados mostrando o número 22, Mach 22, que é o número do seu carro nas corridas da NASCAR, uma pintura preta fosca que marca vários dos carros de sua coleção.
Este modelo era mais largo, mais longo e mais potentes que os Mustang’s anteriores, a Ford mantinha muito perto o seu olhar competitivo quando o assunto era o Chevy Camaro.
Primeiro passo era encontrar o modelo perfeito para iniciar o projeto, a Galpin durante os anos se especializou em encontrar os mais raros e mais difíceis modelos, nem sempre são encontrados nas melhores condições, um pouco de ferrugem sempre será encontrada em um modelo com mais de 50 anos por mais que ele tenha sido bem tratado, a oficina Galpin fez a sua mágica e rapidamente o carro foi preparado para as suas primeiras modificações.
Uma das primeiras modificações foi o reforço da estrutura e Chassi que tinha que ser forte o suficiente para suportar um motor com tanta potência, barras grossas foram incorporadas correndo paralelas ao monobloco do carro, para que todos os componentes, suspensão dianteira, traseira e a carroceria pudessem ser assentadas nela, Suspensão Autocross Chassi-works e Freios Wilwood.
A Galpin queria causar uma impressão que deixasse qualquer um com medo, que assustasse mesmo ao Joey Logano, o motor teria que ter não menos que 800 cavalos de potencia, para isso escolheram uma transmissão manual Tremec de seis marchas.
Não foi muito fácil converter todo este pacote de potencia em uma estrutura inédita, tudo foi personalizado, cada movimento exigia uma nova adequação e assim foi feito, cada etapa era um desafio.
A Equipe Galpin conseguiu transformar um carro lendário, com um pacote aerodinâmico e de performance muito bom, aprimorando com muitos ajustes para chegar no status de RESTMOD, a Pintura Preta Fosca com Faixa Prateadas, Logotipos personalizados “MACH 22”.
Pete “Hot Dog” Filand da Hot Dog Kustoms um dos melhores pintores da cena Custom Americana foi convocado por Beau para desenhar os gráficos do carro, utilizando um tom prateado e brilhante que deu um toque de modernidade ao modelo.
O 1971 Mustang Mach 1 ainda recebeu em seu interior um visual diferente com o Painel de Instrumentos Dakota Digital, Bancos Recaro e Estofamento personalizado, um conjunto de Rodas de 5 Raios de 20 polegadas na traseira e 18 polegadas na dianteira.
E assim Joey Logano recebeu da Galpin Auto Sports um modelo exclusivissimo, conseguiram melhorar em muito um clássico que já entregava muito, uma verdadeira obra prima sobre rodas…
Colaboração: Antônio Martins Junior – Junior 22.
Acompanhem as imagens…