Todos somos colecionadores Hot Wheels, em algum momento de nossas vidas tivemos uma miniatura da marca, uns começaram a colecionar, outros não, e muitos colecionam e tem uma memória afetiva da marca até os dias de hoje, um dos símbolos da marca são os “Flames” ou “Chamas” que remetem e relacionam as suas miniaturas a velocidade, a partir de hoje, postarei frequentemente aqui neste ambiente, modelos reais que remetam ou inspirem modelos da Hot Wheels.
Em 18 de Maio de 1968 é lançada oficialmente a Marca Hot Wheels, portanto prestes a completar 52 anos de trajetória, Elliot Handler idealizador da marca, talvez nunca tivesse esperado que ela fosse tão longe, e graças ao seu espirito empreendedor e aos que se seguiram após o seu tempo, a marca Hot Wheels continua o seu legado até os dias de hoje…
No ano de 1966 quando surge a ideia de se lançar um brinquedo relacionado com o automobilismo e a velocidade, e que, portanto não poderia ser um brinquedo estático, teria que rodar, havia um problema, naquela época não existiam designers de miniaturas de carros, e qual foi a ideia do nosso primeiro personagem do 1º capítulo desta história, Elliot Handler, enviou um representante até a cidade de Detroit, MI, EUA que na época era a capital mundial do automóvel, para procurar e contratar um designer que aceitasse tocar o seu sonho, e colocar o projeto Hot Wheels de pé…
O emissário da Mattel foi Fred Adickes, ele é o segundo personagem da nossa história, e apesar de não ter um nome muito conhecido, pelo menos entre os leigos, ele teve uma participação muito importante na criação da Hot Wheels, ele era um designer de brinquedos da Mattel, mas que começou a sua carreira na General Motors e na Chrysler, e é reconhecido como Co-criador da Hot Wheels, e era uma pessoa da mais alta confiança de Elliot Handler.
No ano de 1966, Adickes parte com destino a cidade de Detroit, MI, EUA, e a sua missão era contratar um dos três melhores designers da época, para criarem e desenvolverem a primeira coleção da marca Hot Wheels que deveriam ser lançados em 1968, e uma missão que parecia fácil, ele não obteve muito sucesso no inicio, chegou a colocar anúncios nos jornais da cidade, até que ele conhece o nosso terceiro personagem, Harry Bentley Bradley.
Este é um capítulo a parte, antes de ser um designer tradicional da indústria automobilística, ele era um Customizador, o seu fascínio era modificar modelos tradicionais de linha de produção, e com esta visão, ele não facilitou muito para a montadora que ele viria trabalhar, que foi a General Motors, os designs dos seus conceitos estavam muito além dos modelos que eram produzidos naquele tempo, pois ele trouxe muito do seu senso criativo do chão de oficina.
Porque falar de Harry Bradley, são vários os motivos, na minha humilde opinião, o melhor e mais importante de todos, é que fundamentalmente ele nasceu Customizador, o seu senso criativo não respeitava padrões pré-estabelecidos, e como todas as lendas, ele estava muito além do seu tempo, e dizem que os gênios tem licença poética para criar, e esta licença foi lhe concedida pelo universo.
Sendo ele um Customizador na origem, antes de se tornar um Designer Automotivo, o seu trabalho na criação e desenvolvimento dos modelos da primeira coleção, ajudou a conceituar o que viria a ser a história de sucesso da Hot Wheels.
Então quando lerem ou falarem sobre a Cultura Custom ou Customização saibam que este nicho do automobilismo esta muito ligado ao que viria ser a primeira coleção de 16 modelos da Hot Wheels, os famosos Sweet Sixteen.
O Roteiro desta história é digno de um filme, e teve inicio em 1936 com o nascimento de Harry Bradley na cidade de Waban, Massachusetts, EUA. Ele começou a desenhar muito cedo, no verão de 1949, então com 14 anos, teve poliomielite e acabou sofrendo uma paralisia nos membros inferiores, ficando internado durante cerca de sete meses em um hospital infantil na cidade de Bolton. Durante este período usou o desenho como o seu principal passatempo, as enfermeiras o colocavam próximo à janela de seu quarto, e de lá podia ver os carros passando pela rua, e eles eram a sua principal inspiração para os seus desenhos.
Harry usou por um tempo uma cadeira de rodas mesmo depois de sair do hospital, e esse foi o primeiro veículo customizado por ele na vida, ele adicionou Espelho com refletores, Buzina, para se ter ideia, ele colocou uma cauda de raposa na traseira dela como decoração, com o tempo ele teve que superar o uso do aparelho para as pernas e se virar com as muletas.
Passando esta fase ele conclui o ensino fundamental, e se inicia na cultura automobilística do começo dos anos 1950.
Nos EUA a Cultura Custom foi e é muito importante, principalmente a partir dos anos de 1940, 1950, 1960 e meados dos anos de 1970, e desta época surgiram os conceitos que de uma forma ou de outra são seguidos e cultuados até os dias de hoje, e todos sabem que lá é considerado o berço da Customização Mundial. Destacando-se o estado da Califórnia, onde nasceram ou seguiram para que lá e fossem as suas bases as principais lendas da Customização Americana. Voltando ao Harry, ele tinha um encanto especial pelos Chevys do final da década de 1940 e 1950.
Voltando ao nosso personagem, Harry “The Legend” Bradley teve o seu primeiro click em sua relação com os carros, principalmente em torno de uma marca, através de um Chevy, que era o carro do namorado da sua irmã, pouco tempo depois os seus pais compraram um Chevrolet Bel Air Vermelho Cereja em 1954, carro que pertencia ao leiteiro, já sabendo do carácter inquieto do filho, os seus pais o fizeram prometer que ele não faria nenhuma modificação no carro da família, pouco tempo depois, os seus pais viajaram, e quando retornaram dessa viagem tiveram uma surpresa, Harry aprontou uma das suas e depois disso nunca mais parou.
Nesta época Harry Bradley tinha alguns mestres que o inspiravam, aliás, já naquela época, lendas vivas da customização americana, como Os Irmãos Barris, Joe Bailon, Harley Earl, Pininfarina e outros nomes da Customização e Personalização, o seu Chevy Customizado mais conhecido foi batizado com o nome de “La Jolla” um Chevrolet Bel Air 1951.
Harry Bradley entra para a Faculdade de Wooster, a pedido de seus pais, mas o seu real objetivo era a carreira de Design de Automóveis, nesta ocasião ele escreve uma carta para a General Motors perguntando sobre uma oportunidade de trabalhar com a marca, a resposta deles sugeriu o programa de Design Industrial do Instituto Pratt, e foi o que ele fez, durante o curso, ele iniciou a sua carreira de consultor de design custom e começou a contribuir regularmente para várias publicações automotivas da época, como a Rodding, Re-Stylling, Custom Illustrated e Rod & Custom.
Harry Bradley foi recrutado pela General Motors ainda cursando o último semestre no Instituto Pratt, mudando-se para Detroit em 1962, chegando lá percebeu que seus patrões não gostavam muito de suas incursões na Cultura Custom através de suas participações nas publicações sobre Designs Customs, ai uma curiosidade, para não deixar de lado uma das suas principais paixões, ele continuou fazendo as suas publicações nas revistas, criando um nome falso, então ele passou a assinar as matérias com o nome de “Mark Fadner”.
Nas suas primeiras semanas no General Motors Design Staff, Bradley conheceu e criou uma afinidade muito grande com os Irmãos Alexander, mais na frente vamos falar sobre estes irmãos que se tornaram lendas da Customização Americana, e desta relação de amizade e parceria resultou na criação de mais de 10 carros modificados por esta trina em oito anos, e desta parceria resultaram vários trabalhos inclusive utilizando carros da principal concorrente da GM, a Ford Company, citando o 1964 Ford Fastback Galaxie, outra curiosidade, não é necessário explicar que desenhar modelos para a principal concorrente da sua empresa poderia ameaçar a sua posição dentro da GM, então foi ai que os irmãos Mike e Larry Alexander creditaram os designs de Harry Bradley sobre a alcunha de “Designer X”.
Harry Bradley trabalhou na GM por quatro anos, e nesse tempo fez trabalhos em quase todos os estúdios de criação da empresa, aproveitou-se do programa de fidelidade e bolsa de estudos da GM para um mestrado na Universidade de Stanford, em 1964, enquanto estava estudando na Califórnia, Harry fez o Design do Dodge Deora em parceria com os Irmãos Alexander, e este modelo se tornaria um dos primeiros Hot Wheels criados por Harry Bradley dentro da coleção Sweet Sixteen.
Harry Bentley Bradley foi um dos maiores Customizadores e Personalizadores de sua época, tinha ideias e soluções aerodinâmicas arrojadas muito a frente do seu tempo, criou, desenvolveu, conceituou e produziu modelos de carros sensacionais, escreveu o seu nome na história do design automotivo, e para aqueles quem tem familiaridade com este nicho do automobilismo, é muito importante conhecer a sua história.
Conceitualmente o que motivava os Customizadores era não aceitar a ideia da Linha de Produção da Indústria Automotiva, eles achavam que ver nas ruas uma quantidade muito grande de modelos iguais, era inaceitável, porque no seu intimo eles achavam que o carro tinha que representar a personalidade de seus proprietários, então através do senso criativo produzia o design dos carros de acordo com a vontade de seus donos, em muitos casos com a sua própria vontade, o Customizador tomava a decisão e modificava, e via de regra, os resultados eram tão bons que os donos não tinham coragem de reclamar, porque cada trabalho era único, verdadeiras obras de arte, e o mais importante, uma versão exclusiva.
Voltando a história da Hot Wheels, Bradley aceita o convite feito por Fred Adickes para trabalhar na Mattel e viu nessa oportunidade a grande chance de voltar à Califórnia, e desenvolver os modelos que fariam parte da primeira coleção da Hot Wheels, outra curiosidade, ele impôs só uma condição, ele queria que a Mattel pagasse a gasolina, para que ele voltasse a bordo do seu 1964 Chevrolet EL Camino.
Falando no 1964 Chevrolet EL Camino, o modelo de Bradley foi desenhado por ele mesmo, a primeira versão deste modelo foi construída pelos Irmãos Alexander em 1965, o carro foi construído enquanto Bradley trabalhava como designer da General Motors e serviu de protótipo para a nova produção do 1968 Chevrolet EL Camino.
A segunda versão do EL Camino, também conhecida como Blind Faith, foi obra de Harry Bradley, teve o inicio de sua construção no ano de 1973, o carro foi completado 10 anos depois, esta versão foi equipada com um motor Oldsmobile Tornado V-8 1967 montado na traseira, produzindo 395 cavalos de potência.
Harry Bradley chega então a Mattel, com a missão de criar uma coleção que daria início a marca mais emblemática, marca por marca, do colecionismo diecast mundial de todos os tempos, e em todos os 16 modelos que fizeram parte deste primeiro casting Hot Wheels, levaram a sua assinatura, senão diretamente, em colaboração, e muito no conceito em que pautou toda a sua carreira, e o que o influenciou durante toda a sua vida, a Customização, misturando design de carros reais da época com Hot Rods e Customs Clássicos, tanto que dos dezesseis modelos produzidos dez tem a referência “Custom” no nome os outros seis modelos são todos em parceria e colaboração com os designers dos modelos originais em conceito “Car Show” e ai a maior sacada de todas, tanto os modelos quanto os seus criadores “Lendas da Customização Americana” ficaram marcados na história também através de uma marca de brinquedos.
Não tem como falar da história da Hot Wheels e não citar caras que foram inspiração para o seu criador Harry Bradley, e estes caras Customizadores na sua essência, formaram e inspiraram uma geração de artistas que até nos dias de hoje, apesar da modernização de todos os processos de Fabricação e Produção de peças e equipamentos, ainda utilizam conceitos criados naquela época.
Citando:
Mike e Larry Alexander – Alexander Brother´s – Modelo Dodge Deora
Ed “Big Daddy” Roth – Beatnik Bandit
Bill Cushenberry – Python – Silhouette
Ira Gilford – Custom Volkswagen
Don Tognotti – Hot Heap
Dean Jeffreys – Python
ALEXANDRE BROTHER´S
Alexander Brother´s tem uma participação muito especial na história da Hot Wheels, por vários motivos, consciente e inconscientemente, pois estiveram juntos do Harry Bradley desde o inicio de sua carreira, e quando ele assumiu a missão de criar a Hot Wheels ele não se esqueceu desta dupla, e estes caras tem um legado dentro da Cultura Custom e Automobilística Americana.
Depois que ambos, primeiro Larry e depois Mike servirão ao exército, eles começam de vez a carreira da dupla, através da orientação do seu irmão Larry, Mike começa um curso para aprimoramento das técnicas de Pintura e Alteração de Carrocerias, logo após começam a trabalhar na garagem da casa de seus pais, nessa época eles cortavam guarnições, preenchiam buracos nas carrocerias e faziam reparos regulares.
Com o crescimento da Família de Larry, ele teve que se mudar para uma casa maior, e a oficina mudou-se para a garagem da casa com vaga para dois carros, em pouco tempo eles perceberam que o volume de trabalhos haviam crescido muito, e que já poderiam tirar o sustento das famílias através da função em período integral, em 1957 eles deixaram os seus empregos, e se concentraram no crescimento do negócio, no mesmo ano Larry e Mike abriram a sua Alexander Brother´s Custom Shop, na cidade de Detroit, MI, EUA.
A primeira criação que eles fizeram com a assinatura da dupla e para o lançamento da loja dos Alexander Brother´s foi um Ford Modelo-A com um motor de quatro cilindros modificado. O Modelo-A foi pintado em Glade Green Metallic. No ano seguinte, em 1958 eles adquiriram uma Pick-Up Ford Modelo 1931, e para promover o seu novo empreendimento, resolveram colocar todo o senso criativo para trabalhar em prol deste carro que seria a propaganda da loja e atrair negócios maiores para a Alexander Brother´s Custom Shop.
E foi o que fizeram, o carro foi transformado, sendo batizado com o nome de “Grasshopper” que recebeu o reconhecimento pelo trabalho de pintura, utilizando o processo de pintura Glade Green Metallic, e assim ganhou o troféu de melhor pintura do Detroit Autorama de 1958.
Ainda neste processo de divulgar a sua loja, os Alexander Brother´s tiveram dificuldades para fazerem parte das revistas da Costa Oeste, essa situação mudou quando Bob Larivee (Nada mais, nada menos que o criador do Detroit Autorama) ligou para eles, dizendo que algumas pessoas queriam conhece-los, e como na vida não adianta ter só talento, precisa ter um pouco de sorte também, quem queria falar com eles era ninguém mais, ninguém menos que George Barris The Customizer King, que na época já era um dos mais respeitados Customizadores da cena custom, ele e sua equipe estavam participando do Detroit Autorama daquele ano com o modelo XPAK 400.
O Modelo de Barris estava com problemas, e a sua equipe o levou para a Oficina de Larry e Mike, George Barris ficou tão impressionado com o trabalho dos irmãos que a partir dai, fez recomendações sobre o trabalho deles, e deste momento em diante as Revistas da Costa Oeste começaram a fazer matérias com a dupla.
Outro modelo famoso da dupla foi o Victorian, um Ford Crown Victoria 1955 e com este carro eles conseguiram uma boa repercussão na Costa Oeste, e foi o primeiro carro a usar a logomarca da Alexander Bros. Este carro foi reeditado três vezes, tamanho o sucesso.
E a sorte não abandonou os irmãos, Bill Hines volta para Detroit, vindo da Califórnia, Hines tinha muito trabalho com pinturas Candy´s, e tinha muitas carrocerias para ser pintadas em sua oficina, ele resolveu contratar os serviços de Larry e Mike, eles não tinham muita experiência neste tipo de acabamento, mas Hines passou todas as dicas sobre este tipo de pintura, e com toda humildade eles assimilaram tudo e começaram a trabalhar com Hines.
Eles queriam que suas criações fossem bonitas e limpas, em uma ocasião foram entrevistados pelo The Rodders Journal, Mike disse a eles que muitas vezes recusaram alguns trabalhos, pois os clientes faziam pedidos que eles tinham certeza que não ficariam bons, que não seriam boas ideias, e citou um exemplo, Um cliente pediu para que eles rebaixassem o teto de um Mercury 1950 em 8 polegadas (20cm), o que foi recusado de pronto, porque seria um fiasco.
Um dos seus trabalhos que alcançou grande sucesso foi o Silver Sapphire, e este foi um marco mesmo, a carroceria era de um Ford Coupe 32 cortada e reduzida, Larry e Mike tornaram a sua grade única, antes que George Barris realiza-se de 3 polegadas (7,5cm) e modifica-se a pintura, este modelo ficou famoso ao estampar a capa de um disco da banda The Beach Boys chamado “Little Deuce Coupe”.
Mas nem tudo foram flores na vida dos irmãos Larry e Mike, em duas ocasiões tiveram as suas lojas depois de estabelecidas desapropriadas pelo estado para ampliação de estradas.
Mesmo com todas as dificuldades, os negócios continuavam em expansão, e eles abriram uma Loja em Littlefield Street em Grand River, Detroit, aliás, foi nesta loja que eles construíram o Adonis para Bill Whetstone no início dos anos de 1960. Nesta época os irmãos resolvem investir em uma cabine de pintura.
Segundo a história, a Ford Company, criou o projeto Ford Custom Caravan, que esteve ativo entre os anos de 1962 e 1965, imitando a GM que havia criado anteriormente a Parada do Progresso General Motors. A Ford tinha a ideia de entrar no mercado para os compradores mais jovens, e para isso fizeram uma parceria com Bud Anderson da AMT, e para conseguirem chamar a atenção deste público novo, convocaram as personalidades mais influentes da Cultura Custom da época, e nesta lista fizeram parte os Alexander Brothers, George Barris, Gene Winfield, Dean Jeffreys, Bill Cushenberry, Ak Miller, Bud Anderson, Clarkaiser, Dearborn Steel Tubing, Fostoria Custom e mais alguns, todos eles lendas da customização.
E tinha uma curiosidade muito legal, uma ideia muito boa, os Customizadores criavam um projeto e apresentavam à Ford Company o desenho, e se este desenho fosse aprovado, a Ford cederia um carro para o projeto pelo valor de US $ 1,00, e neste conceito foram criados várias obras primas do automobilismo e da Cultura Custom Americana, esta equipe foi escolhida a dedo, e aqui eu abro um parênteses, mais ou menos nesta época, foi quando depois de Dean Jeffreys ter recusado a encomenda do projeto de construção do Batmóvel para a TV Series Batman 1966, pois o tempo para entrega do projeto era muito curto, diz a lenda que George Barris aceitou a encomenda e que comprou um 1955 Lincoln Futura que seria a base para a construção do Batmóvel, o carro mais emblemático do entretenimento mundial por US $ 1,00 em uma sucata da Califórnia…
Na Década de 1960 a Cultura Custom estava em plena ebulição, e para este nicho do automobilismo foi muito favorável para os customizadores, em 1964 Larry e Mike contratam Ken Yanez, então com 14 anos, e foi nesta mesma época que construíram o Venturian para Bobby Massaron, O Venturian ganhou o prestigiado Prêmio Memorial Don Ridler no ano de 1965.
Falamos muito da Ford, mas ela não era a única empresa a reconhecer o talento e o trabalho dos irmãos Larry e Mike, a Chrysler também convocou os dois para que fizessem as carrocerias e a pintura dos carros de corrida Ramchargers e outros veículos de competição.
Eles pensaram que se a Chrysler com o dinheiro ganho através das corridas, ela provavelmente iria permitir que os Irmãos Alexander construíssem também os seus carros.
Voltando para o nosso personagem principal, os irmãos Alexander pediram ao Harry Bradley para projetar um veículo baseado no recém-lançado Dodge A100 da Chrysler, achando que ele iria conseguir que a Cia viesse a fornecer uma pick-up se gostassem do projeto, mas se a Chrysler não gostasse, eles teriam um Plano B, eles iriam se aproximar da rival da cidade, a Ford, que tinha a sua própria pick-up, a famosa Econoline, no final das contas a Chrysler gostou do design de Harry Bradley, e Larry e Mike receberam uma Dodge A100 rebaixada, e a partir dela foi criado o Dodge Deora.
O modelo levou três anos para ter a sua construção concluída, foi apresentada no Detroit Autorama de 1967, vencendo as principais categorias e levando os principais troféus, incluindo o Prêmio Memorial Don Ridler, após o grande sucesso em sua estreia, o Dodge Deora sai em turnê por todos os principais eventos de Car Shows dos EUA.
Depois do Dodge Deora, a Chrysler deu a dupla um 1966 Dodge Barracuda para o próximo projeto, diminuíram as maçanetas das portas, trabalharam em uma bolha transparente no capô, e fizeram uma tampa do tanque de combustível no estilo dos carros de Fórmula Indy, depois de construir o Barracuda, mais um revés, a cidade voltou atrás e desapropriou mais uma vez a propriedade dos Irmãos Alexander, de novo o progresso teimava em atrapalhar Larry e Mike.
A Série de pedidos da Indústria Cinematográfica e a carga de trabalho pesada ao longo dos anos levou Larry a encontrar um emprego regular na Ford Company no ano de 1968, e que lhe deu a chance de trabalhar no departamento de engenharia corporativa como fabricante de alguns modelos, Mike por sua vez, manteve a loja enquanto a cidade resolvia quando começaria a sua nova rodovia, antes da separação definitiva da dupla, eles construíram um Ford Model T 1923 que foi batizado de Top Banana, devido a sua pintura amarela, o Top Banana fez com que eles recebessem o terceiro Prêmio Memorial Don Ridler 1969.
E Chega o dia derradeiro da Alexander Bros Custom Shop, no mesmo ano, 1969, a cidade os desapropriou, e Mike também teve que encontrar um trabalho regular, e não demorou muito para que alguém o contratasse, Bunkie Knudsen deixou a GM para trabalhar na Ford Company, ele trouxe Larry Shinoda junto com ele, e Larry Shinoda por sua vez contratou Mike para dirigir o Kar Kraft Design Center, um trabalho de curta duração, em 1970, Mike transferiu-se para a American Sunroof Corporation da Heinz Pretcher, a empresa havia criado uma nova divisão chamada Custom Craft Division, Mike trabalhou lá por 25 anos.
De 1957 a 1969 a dupla dos Irmãos Alexander com a sua Alexander Bros Custom Shop construiu mais de 60 carros, todos produzidos com os maiores e melhores conceitos de personalização, e todos eles receberam a chancela da Alexander Bros. Custom Shop.
BILL CUSHENBERRY
As Raízes como designer de Harry Bradley foram baseadas nos conceitos da customização, e quando surge à oportunidade da criação e desenvolvimento da nova marca Hot Wheels, ele não se esqueceu de suas origens, e apostou todas as suas fichas nos melhores da época, e o nosso próximo personagem foi ninguém mais, ninguém menos que Bill Cushenberry, uma das Lendas da Customização Americana, outro cara que marcou o seu nome na história.
Um dos modelos escolhidos por Harry Bradley para fazer parte da primeira coleção Hot Wheels, os Sweet Sixteen, foi o Silhouette, modelo Show Car que Bill criou e inclusive foi premiado com o modelo, o outro foi o Python outro modelo de carro Show Car que também foi aclamado pela crítica da época.
Bill Cushenberry nasceu em 22 de Março de 1933 na cidade de Wichita, Kansas, a maioria dos customizadores, via de regra, tiveram as suas iniciações dentro de casa, ou dentro das garagens de suas casas, e com o Bill não foi diferente, um dos maiores artistas da modelação e modificação de carroçarias, aprendeu muito jovem esta arte, o seu pai e vários de seus tios, estavam no negócio de reparação de carroçarias, e ele praticamente cresceu em meio a elas, observando o trabalho de seus parentes, Bill assimilou muito da técnica deles, mas ele não estava interessado no negócio de reparação, ele estava um passo a frente, o instinto criativo lhe impulsionava e o direcionava a criar o novo, ele queria se expressar, ele havia nascido com um sentimento inovador que aflorava muito forte, e assim começou a transferir a sua imaginação para as Chapas Metálicas.
Aos 19 anos, Bill abriu a sua primeira oficina para modelação e modificação de carroçarias em sua cidade natal, Wichita, para dar andamento ao seu projeto de vida, teve que abandonar a escola, uma decisão que ele se arrependeu mais tarde, pois ele sentiu que poderia ter feito melhores negócios se tivesse se formado.
O Mercado de carros personalizados na região de Whichita já estava dominado por Daryl Starbird que já era uma personalidade naquela época (Lenda da Customização Americana) e a sua oficina Star Kustom Shop, então, depois de 5 anos, Bill decidiu deixar a sua Wichita, e seguiu para Califórnia, naquela época todos caminhos levavam para lá, os melhores entre os melhores estavam lá, e com Bill Cushenberry não seria diferente, ele se estabelece na região de Monterey, e foi nessa época que ele construiu seu Ford 1940, o carro ficou conhecido como “EL Matador” e foi o seu maior legado dentro da Cultura Custom, como vocês devem ter percebido, os customizadores tem como regra criar um “Cartão de Visitas” um carro que conceitue tudo o que o artista é capaz de fazer, e foi através do EL Matador que Bill alcançou o sucesso do seu negócio.
O EL Matador começou a atrair uma clientela interessada nos seus carros personalizados, Bill construiu muitos e suas personalizações foram super conhecidas durante a década de 1960, ele também ficou muito conhecido por suas construções originais, como o Silhouette (Sweet Sixteen) Um Show Car.
O Silhouette foi o primeiro carro construído sob medida com o conceito Show Car pela Cushenberry Custom Shop. Aqui pedimos uma parte, para falarmos da importância de Bill Cushenberry para o colecionismo de miniaturas diecast de carros mundial, uma de suas criações foi um dos modelos escolhidos para integrar o casting da primeira coleção que deu origem a Marca Hot Wheels em 1967, estreando em 1968, Os Primeiros Originais, em parceria com Harry Bentley Bradley.
O Sucesso de Bill Cushenberry o levou para voos mais altos, e em um momento de sua trajetória, ele teve que dar um intervalo nos trabalhos de sua oficina, e junto com George Barris “The Customizer King” uma das maiores lendas da customização de todos os tempos, estes dois caras foram os primeiros convidados para participar da formação do projeto da Ford Company “Ford Custom Caravan”, eles formaram o núcleo original e central da equipe Caravan, e a partir deles ocorreu o lançamento do projeto, e em seguida são convidados Gene Winfield, Os Irmãos Alexander, e outras lendas da customização.
Durante o projeto Bill criou o modelo chamado Astro, uma impressionante variação do Ford Galaxie Conversível 1963, a sua participação no projeto desenvolveu ainda mais a sua carreira, e alguns de seus colegas pediram para que ele se se muda com a sua oficina para uma região mais importante, então no final de 1964, ele se mudou para North Hollywood, e se tornou vizinho da Barris Kustom City.
Os acontecimentos na vida de algumas pessoas podem significar bons presságios, e para Bill Cushenberry foi muito mais que isso, George Barris recebeu a encomenda do Projeto “Batmóvel”, depois que Dean Jeffreys outra lenda da customização americana, para quem não conhece, ele é o criador da USS Enterprise de Star trek, The Monkeymobile do seriado The Monkeys, Beleza Negra do seriado Besouro Verde e Outros, bem, ele declinou do projeto, pois ele achava que o tempo para a criação e construção do carro que viria a ser o Batmóvel, o carro mais emblemático do entretenimento mundial de todos os tempos, e ai Barris assumiu o projeto, e dentre vários colaboradores que ajudariam Barris no maior projeto de sua carreira, ficou sob-responsabilidade de Bill Cushenberry a criação dos vincos e da barbatana mais famosa do cinema e do automobilismo mundial.
Bill Cushenberry foi um dos maiores customizadores da história, e sem dúvidas nenhuma o maior do seu nicho, não houve outro com o seu talento especial para transformação de carroçarias.
ED “BIG DADDY” ROTH
O Lançamento da primeira coleção Hot Wheels foi um marco na história do colecionismo diecast de carros em miniatura, e um fato emblemático na história do brinquedo, e o nosso personagem não podia ficar fora desse momento, e já na época Ed “Big Daddy” Roth era muito importante na cena custom americana, ninguém entra para a história e se transforma em um ícone dentro de uma cultura a toa, Ed Roth entre muitas de suas criações, tinha fabricado o Bandit Beatnik e este modelo de Show Car foi escolhido como um dos Sweet Sixteen pelo Harry Bradley, o modelo foi um marco dentro de sua trajetória na Cultura Custom Americana, e para entender um pouco desta escolha, vamos contar um pouco da jornada de uma das lendas da Customização e Cultura Custom Americana de Todos os tempos.
Os seus pais se mudaram da Alemanha para os Estados Unidos, mas precisamente para “Bells” Bervely Hills, Califórnia em 1928, Ed Roth nasce em 04 de Março de 1932, e nunca é demais lembrar que a Califórnia é o berço da Cultura Custom Mundial, e que os melhores designers e ou customizadores de todos os tempos ou nasceram lá, ou em algum momento de suas vidas se mudaram para lá, Ed Roth anos mais tarde seria considerado um dos fundadores e figura chave e emblemática do que veio a se tornar um movimento chamado Cultura Custom, aliás, expressão criada em sua época.
Ele começou a sua carreira como designer e construtor de Hot Rods na década de 1950, Ed também atuou como Pintor e Pinstriper e um dos melhores, ele também era cartunista, chegou a criar vários personagens muito conhecidos na cultura custom, mas sem dúvidas nenhuma o mais conhecido, que se tornou um dos símbolos da Cultura Custom foi o famoso Rat Fink.
Ed Roth participou de inúmeros Shows Car com as suas criações, e as mesmas se tornaram referências para o automobilismo de conceitos, citando o Outlaw, o Beatnik Bandit já mencionado, o Mysterion e o Rotar. Ed participou por muitos anos do circuito de eventos no final da década de 1950 e 1960, Ed divulgou os seus carros com o cockpit com o formato de bolhas, conceito criado por ele.
Era um artista em ebulição, todos os personagens criados, ele estampou em camisetas, e eram pintados através do aerógrafo direto no tecido, também desenhou kits de modelos baseados em suas criações.
Para se entender um Gênio criativo, tem que se aprofundar na sua história, nas suas origens, Ed Roth frequentou o Jardim de Infância em 1937, aos 5 anos sem entender muita coisa que a sua professora falava, durante a segunda guerra mundial, ele sofreu muito preconceito por ser filho de alemães, ele não tinha nenhum amigo para ajuda-lo, e sofria bullying constantemente na escola, frequentemente tinha as suas calças penduradas no topo do mastro da escola, por causa desta e de outras situações Ed Roth desenvolveu um mundo próprio, que era o seu refugio, onde ele saia desta realidade brutal que não o agradava, e tinha um caderno que era o seu maior companheiro de aventuras neste seu mundo alternativo, e nele passou a desenhar coisas malucas, neste mesmo caderno ele criou um campo de batalha, onde estavam soldados Japoneses, Alemães, Americanos e aviões caídos.
Acompanhem as imagens.
Continuamos amanhã…