No dia 03 de Janeiro de 2020, o mundo perdeu a maior de todas as lendas das corridas de velocidade em Lagos Secos e Desertos de Sal de todos os tempos, aos 84 anos, morreu Jack Costella.

Por mais de 50 anos, Jack Costella esteve presente no Lago Seco de Sal de Bonneville, foi um gênio indominável, que marcou a sua história na busca incessante pelos recordes de velocidade, sua técnica era pessoal e única, bateu mais de 130 recordes, incluindo alguns com velocidades acima de 500 km/h. Ninguém chegou nem perto do seu legado.

Nas suas próprias palavras, Jack Costella se considerava mais um artista, do que um engenheiro, o processo de construção, através do qual eram concebidos e construídos os seus carros, foram criados através de um processo de pensamento muito mais artístico, do que através de um questionamento científico de teorias e metodologias estabelecidas, ele criou e desenvolveu uma série de linhas de transmissão (Longas, Baixas e até Minúsculas) e as apelidou de Teoremas Nebulosos. Jack Costella também disse que “A Teoria e a Ciência são necessárias em nossas vidas, mas são as Metas e os Objetivos que devem ser superados, as respostas estão todas nos Livros de Aerodinâmica, mas a interpretação e o que é feito com elas é de cada um”.

Jack Costela, nasceu em Santa Cruz, Califórnia, mas viveu a maior parte de sua vida em San José, Califórnia também, quando criança ele construiu de modelos de Carros e Aviões, e Dragsters e Hot Rod nos anos de 1950 e 1960.

Na sua adolescência, Jack começa o seu envolvimento com os Dragsters, sendo o seu primeiro projeto, um Ford Coupe 1940, foi assim que ele construiu o seu Crosley, cortou e encurtou a carroceria, introduzindo um nariz feito com fibra de vidro, e foi assim que Jack foi apresentado ao processo de fibra de vidro através do seu Crosley. Este modelo levou quatro troféus de primeiro lugar, sendo que um deles de carro mais bonito. Depois tem início a sua história com os Dragsters, e todos estes modelos muito pequenos, mas que estabeleceram recordes.

A sua experiência na construção de modelos de Aviões e Dragsters, fez com que ele crescesse na carreira de fabricante de moldes e na construção de protótipos, primeiro na indústria de fibra de vidro e depois na FMC Corporation que originalmente era uma indústria química, mas que na segunda guerra mundial recebeu um contrato para projetar e construir carros anfíbios, veículos de pouso monitorados para o Departamento de Guerra dos EUA, e depois disso a empresa diversificou muito o seus produtos.

Todo esse conhecimento adquirido, mas o seu aprendizado com a fibra de vidro, o seu senso criativo muito além da curva, levaram ele para um caminho que já estava escrito, e ele descobriu com o tempo, e foi quando ele começa a se dedicar exclusivamente aos Dragsters, e a construção de veículos de corrida em velocidade terrestre cada vez mais rápidos. Esses carros eram construídos do zero.

Sua primeira participação em Bonneville foi em 1969, com um inacreditável trio de Minibikes Bonanza, que alcançaram o recorde de 148 km/h, e segundo o Jack Costella levou a SCTA a modificar o seu livro de regras para proibir que ele competisse com as suas Minibikes.

20 anos depois, Jack Costella construiu o seu primeiro Teorema Nebuloso, em carro aerodinâmico com tração dianteira e acionado por uma motocicleta Honda V-4 com injeção dupla de combustível e Turbo. O modelo logo foi aposentado, e Jack recomeça o projeto do seu sucessor, o Nebulous Theorem II com tração traseira, e foi este modelo que estabeleceu o primeiro recorde da carreira de Jack Costella na categoria Classe H / BGS a 385 km/h, depois deste modelo foram construídos mais 11 unidades.

Jack parou de pilotar em 2006, entregando esta tarefa para outros pilotos, incluindo seu parceiro de longa data Rick Yacoucci, em sua carreira foram estabelecidos 137 recordes de velocidade terrestre. Jack Costella é reconhecido como o maior construtor de todos os tempos na categoria, todos os seus recordes foram homologados pela sanção da SCTA em Bonneville e El Mirage, Alguns destes recordes também foram homologados pela FIA, Jack Costella levou toda a sua técnica, habilidade e senso criativo a fronteiras muito além dos EUA, vamos falar um pouco a frente sobre esta história junto com o brasileiro André Rodrigues.

De todos os seus recordes, 75 deles foram estabelecidos acima de 320 km/h, 8 destes 75 ultrapassaram 482 km/h, o mais rápido dele foi estabelecido em 2018 e alcançou 616,989 km/h, por tudo isso, Jack Costella foi levado ao Bonneville 200 MPH Club e o Bonevville 300 MPH Club, Jack Costella pilotou um de seus modelos e bateu um recorde a 487.858 km/h em 1997.

Jack Costella também foi introduzido ao DRY LAKES RACING HALL OF FAME. O seu Theorem Nebulous III e Jack Costella foram convidados também para o GOODWOOD FESTIVAL OF SPEED 2007.

Como todos os assuntos que movem este editor, a se dedicar de 5 a 7 horas para escrever uma matéria, os personagens escolhidos sempre tem uma relação com a Hot Wheels, e como já foi dito várias vezes, os Customizadores e Construtores, principalmente aqueles que surgiram nos anos de 1940, 1950, 1960 e 1970 inspiraram a criação da Hot Wheels, e até os dias de hoje inspiram os designers atuais a criarem modelos baseados, aqui no caso de Jack Costella em carros criados e construídos especialmente para as corridas de velocidades terrestres, todos os anos a Hot Wheels lança modelos em suas séries básicas que homenageiam estas lendas…

Jack Costella dizia…

Correr é meu trabalho, e Vencer é a minha diversão

JACK COSTELLA TEVE UM CAPÍTULO DE SUA HISTÓRIA LIGADA AO BRASIL

A Lenda da velocidade nos desertos de sal teve o Brasil fazendo parte da sua história, e foi quando em parceria com o curitibano André Rodrigues, criaram o modelo Lakester Nebulous Theorem Brazil I, projetado pelo Jack Costella e construído pelo André Rodrigues.

A Ideia de construir o primeiro carro de velocidade em desertos de Sal, para trazer a cultura destes tipos de corridas para o Brasil foi do André Rodrigues, e ele se inspirou em um modelo da década de 1950, o Belly Tank, na época estes modelos eram construídos a partir de peças de aviões da segunda guerra que ficavam em ferro velhos e eram considerados sucatas, estes modelos eram artesanais até, e eram construídos por customizadores que em muitos casos também eram seus pilotos.

Nestas competições em lagos secos de sal, existem algumas categorias, onde há carros normais que são modificados, e carros construídos especialmente para estas corridas e inclusive motos são preparadas e participam também, os carros chegam a ter uma altura de 2,5cm do chão, são retirados os para-lamas, os para-choques, como a maioria é feita em estruturas tubulares, os equipamentos são os estritamente necessários para que o peso seja o mínimo possível, geralmente são carros com o teto mais baixo possível, os pneus são muito estreitos e maciços, e tudo isso por causa do impacto aerodinâmico, e a potência de seus motores vão ao limite, porque as corridas podem durar segundos. E os recordes décadas.

O Projeto começou bem, mas havia algumas questões de segurança, e a segurança é uma das questões mais importantes quando de fala de corridas, ainda mais quando se trata de corridas como estas, em que o piloto, é um passageiro dentro destes bólidos, e foi assim que surge Jack Costella e ajuda na conclusão do projeto junto com o André Rodrigues, o André não poderia ter tido ajuda melhor.

O Lakester Nebulous Theorem Brazil I inaugurou as disputas de velocidade em desertos de sal na America do Sul, sendo o recordista sul-americano em pistas de sal. Este recorde foi batido em 2016 na Bolívia durante o evento Uyuni 3600, este carro estabeleceu a velocidade de 270 km/h.

O Primeiro evento teve a presença da lenda Jack Costella, e foi realizado no maior deserto de sal do mundo, o deserto de Uyuni, que fica a uma altitude de 3.600 metros no nível do mar. Jack Costella ficou muito emocionado de estar presente naquele momento histórico, e na ocasião disse que o evento “Era uma nova era para as disputas de velocidade no mundo”.

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