Nos EUA existe um conceito ligado ao automobilismo e em todas as suas vertentes, que faz com que muitas marcas se tornem emblemáticas e icónicas, muito porque eles valorizam a história e o legado de empresas que através dos anos fortaleceram a paixão e consolidaram a cultura automobilística americana.
E no ano de 2021 a Pep Boys Auto Parts comemora o seu centenário, quem imaginária que em 1921, na Filadélfia, três amigos, Manny, Moe e Jack que se conheceram na marinha americana e que tinham em comum a paixão por carros, iriam fundar a Pep Boys e iam ajudar a criar o mercado de auto peças e equipamentos nos EUA.
E a partir de agora vamos contar um pouco desta história que através das décadas, acompanhou o desenvolvimento de uma sociedade e as mudanças culturais americanas.
O nome original era Pep Auto Supply, e é inacreditável como que acontecimentos influenciam para que nomes surjam, e destes nomes, surjam lendas, existe uma história que é mais ou menos assim “Um policial na rua estava parando os motoristas por dirigirem sem farol, e ai ele dizia, Vá até os meninos na Pep, e foi assim que nasceu a Pep Boys.
Anos depois, após uma viagem a Califórnia, Manny viu uma placa da “Minnie, Maude & Mabel’s” uma loja pitoresca, cujo o nome inspiraria o apelido da sua “Manny, Moe & Jack”. Jackson acabaria sendo sucedido pelo irmão de Moe Strauss, Izzy, que felizmente se auto denominava Jack. Em 1929, os dois Jack’s (e Moe Radavitz) originado partido, mas, no que dizia respeito a mídia, o trio icónico já estava registrado.
Segundo uma publicação no Philadelphia Inquirer, por Harry Moscovitz “Os três melhores símbolos que uma empresa já teve”.
Os negócios da empresa continuaram crescendo a um ritmo notável, os automóveis representavam uma forma de liberdade, aventura, status, e estilo de vida, os motoristas queriam que suas viagens fossem as mais seguras possíveis, o serviço de estradas não estava amplamente disponível, mas as peças e acessórios que poderiam minimizar o desconforto estavam disponíveis e o lugar era a Pep Boys Auto Parts.
E chega a grande depressão nos EUA, mas apesar das adversidades os negócios continuavam expandindo a um ritmo impressionante, e as aberturas de novas lojas em estados do leste e na Califórnia confirmaram ainda mais este crescimento. A Pep Boys queria e conseguiam garantir aos seus clientes o melhor valor possível em seus produtos, e nem sempre este comportamento agradava aos concorrentes e fabricantes que queriam controlar os preços.
Moe e Manny, profissionais de marketing muito perspicazes e criativos, quando tiveram a informação que o renomado explorador, o contra-almirante Richard E. Byrd estava fazendo a sua segunda expedição à Antártica, incorporou uma chance de se envolver no que seria umas oportunidade de marketing inesquecível.
No meio da década de 1930, Manny, Moe e Jack levaram o caso do direito de definir os preços dos produtos que vendiam para o quanto desejassem a Suprema Corte, e acabaram perdendo o causa, mas provaram o quão longe estavam dispostos a levar os seus planos de crescimento e fortalecimento da sua relação com os consumidores.
Eles estavam a frente de seu tempo, e por vários motivos, conscientes e inconscientes, Moe, tinha raízes na Europa, e como filho de imigrantes Russos, mantinha uma relação com sues parentes no velho continente, e muito antes da maioria das pessoas nos EUA imaginassem o que estava por vir, ele sabia que vários produtos se tornariam escassos, se uma guerra de fato acontecesse, e ele teve um insight sobre a falta de produtos baseados na borracha, e que a oferta se tornaria escassa, e a maioria das pessoas perderiam o acesso a peças e outros produtos durante os anos duros da guerra, foi assim que ele começou a estocar em seus armazéns todos os pneus que ele conseguiu comprar, quando a Segunda Guerra começou a impactar a economia americana, a Pep Boys era a única loja que vendia pneus de borracha nos EUA.
Na década de 1940, na Califórnia, as lojas eram maiores, e os Pep Boys como pioneiros no conceito de atendimento em baías de serviço, e graças ao filho de Manny, Lester, no final da década a cultura do serviço automotivo estava firmemente enraizada no DNA da empresa e popularidade no leste dos EUA, outras empresas adotaram o mesmo formato.
No meio da década de 1940 a Pep Boys abriu o Capital e suas Ações começaram a ser negociadas.
Em pouco mais de 20 anos o número de lojas quase triplicou, saindo de 46 para 124. Neste período aconteceu um fenômeno, os americanos realizavam menos reparos domésticos, e todas as novas lojas da rede contavam com um centro de serviço automotivo anexo.
Chegando no final da década de 1940 é inaugurado o Store Support Center na Filadélfia, para ajudar o na rápida demanda de atendimento dos novos clientes.
E como diz aquele ditado, “Nada se cria, tudo se copia” e como dizem que a imitação é a forma mais sincera de lisonja, os Pep Boys tiveram o seu nome copiados por várias lojas, e surgiram vários nomes derivados e copiados deles como: “Prep Boys” – “Pop Boys” – “Pep Girls (Fanny, Flo e Jackie) neste caso foram além, copiaram o formato do nome, dos nomes dos criadores e até o rosto dos meninos agora famosos, este foi o maior testemunho da força da marca.
O Segredo do crescimento da Pep Boys, era simples, Manny e Moe sempre colocavam os seus clientes e funcionários em primeiro lugar, com programas inovadores, programa de cobrança e vantagens ao cliente Diners Club e uma Fundação Educacional que fornecia bolsas de estudos para os filhos dos funcionários.
Com todo o seu espírito empreendedor, a Pep Boys da Califórnia tornou-se o proprietário de um dos primeiros restaurantes McDonald’s, atualmente é a mais antiga franquia sobrevivente nos EUA.
A Pep Boys não era uma simples loja, e nem seus funcionários e colaboradores eram simples trabalhadores, eles tinham uma missão, e os seus clientes confiavam neles, no fim da década de 1950, aconteceu uma nevasca, e eles não se abateram, e seguiram rumo as lojas, em meio as ruas soterradas de neve, para vender Anticongelante, Correntes e Pneus, não porque eram heróis, mas porque era essa atitude que as pessoas esperavam deles e ele sabiam disso.
Em 1959, Manny faleceu repentinamente nos braços de sua esposa Mary, dois dias antes do seu 61º aniversário.
Os vencedores sempre fazem grandes movimentos, e para os Pep Boys não foi diferente, a década de 1960 marcou a grande expansão da empresa e da marca, O filho de Moe, Robert, liderou a mudança para o Texas, juntando as filiais do Leste e Oeste da empresa como uma organização única e unificada, esta mudança permitiu que a empresa abrisse mais 43 lojas. Moe se muda para a Califórnia, e em pouco tempo de torna um membro e muito querido do famoso Frias Club de Bervely Hills.
Nesta década também todas as lojas Pep Boys adotaram o Ar Condicionado como padrão, e foi nesta mesma época que as lojas começaram a abrir seis dias por semana, para poder atender a demanda crescente de clientes.
No final da década de 1960, a rede Pep Boys contava com 1.249 lojas, nesta época foram contratados gerentes de serviços para cada uma destas lojas, para garantir a qualidade do serviço e a melhor experiência de seus clientes.
A Pep Boys chega aos anos 1970, com forte presença nas costas Leste e Oeste, mas pouca presença no meio dos EUA, muito embora a combinação dos braços Leste e Oeste tivessem permitido crescimento a empresa, era preciso fazer mais. Moe Strauss costumava acreditar que se as vendas aumentassem o suficiente, eles teriam lucro, porque como ele gostava de dizer “Não se pode cortar um pão sem migalhas”. Essa abordagem funcionou por muito tempo, mas assim como a cultura e a tecnologia da época evoluíram rapidamente, ele evoluíram também.
As Leis mantinham as lojas fechadas aos domingos até o final da década de 1960, a Pep Boys estava com uma demanda crescente, e não tinha capacidade instalada para atender o volume de clientes da época, e foi assim, que em um ato de coragem, no ano de 1976, a Pep Boys abriram as suas portas em um domingo pela primeira vez, não tinham muita confiança que esta mudança seria bem recebida pelos seus clientes, Moe e seu filho Ben, depois do anúncio, chegaram a loja de manhã, e ficaram chocados com a presença de 50 pessoas em fila do lado de fora esperado a abertura da loja, a ideia era fechar a loja as 15 horas, mas só conseguiram se despedir do último cliente as 18 horas.
No plano de modernização da rede, no final dos de 1970, a empresa passou a usar computadores, tanto nos postos de atendimento para diagnosticar problemas automotivos, quanto nas lojas para rastrear estoques.
Os anos de 1980, chegaram com força total, Manny e Moe tinham planos de levar a marca as alturas, nesta época eles viveram o florescimento tecnológico, nesta época foram criados os mascotes, chamados The Boys, em 1987 eles receberam uma atualização cosmética, indo para o 3D pela primeira vez, o segmento de serviços e reparos cresciam rapidamente.
No seu negócio, a Pep Boys vendiam muitas marcas próprias, mas os pneus sempre foram essenciais para atrair clientes, desde a segunda guerra, embora a Pep Boys vendessem marcas próprias, 75% dos clientes preferiam pneus de marca, e foi assim que eles fizeram novas parcerias com marcas poderosas da época como a Cooper e a Michelin.
Aos longo da década de 1980, a Pep Boys expandiu o seu negócio, abrindo lojas em mais sete estados como a Florida, Geórgia, Nevada, Novo México, Oklahoma, Carolina do Sul e Tennessee.
Na década de 1990 o número de baías de serviço da Pep Boys havia crescido sobre maneira, e na metade da década já contava com 2.749 unidades, e com a grande maioria delas abertas sete dias por semana.
Em 1992, um clique, fez com que eles percebessem que algo estava errado, apesar de todo o crescimento da empresa, baseado no atendimento, na valorização das equipes, na expertise adquirida através dos anos, investimento em tecnologia, e expansão da rede, como não pensar nos milhões de motoristas que falavam em espanhol em todo o país, e foi assim que eles criaram o primeiro catálogo bilingue da Pep Boys, antes que a década terminasse eles abriram a primeira loja em Porto Rico, e em pouco tempo estava se expandindo por toda a ilha.
A Pep Boys começou a fazer negócios com frotas de automóveis nacionais e se tornou o primeiro patrocinador da Indy Racing League. Conforme a venda de caminhões aumentaram, a pep Boys expandiu a sua frota de caminhões em mais de 500 lojas. Os seus gerentes de serviço e as equipes de gerenciamento regionais passam a obedecer o padrão do setor com a certificação ASE.
Em 1993 várias melhorias tecnológicas foram incorporadas a empresa, como ordens de serviço eletrônico, e com o domínio pepboys.com registrado oficialmente.
A Pep Boys criou, desbravou, inventou, e melhorou tudo o que eles mesmos fizeram durante toda a sua trajetória, parecia que a concorrência esperava os seus próximos passos, para poderem acompanhar, e foi assim, que a Pep Boys de uma passo a frente, e o serviço automotivo rapidamente tomou conta da maioria de seus negócios no novo século, nos EUA a cultura do “faça-você-mesmo” passou por uma transição importante e deu um espaço muito maior para a cultura do “faça-para-mim”. e ai eles continuaram a se adaptar para poder responder as tendências deste novo momento, e passaram a oferecer serviços expressos, opções flexíveis e móveis para clientes de frotas, e ai de novo eles criaram um programa de bolsas de estudos para aspirantes a técnicos. Mais uma vez na história inspirados em seus fundadores, eles criaram um vinculo e um compromisso com a comunidade local e a causa dos veteranos.
As Lojas continuaram a adotar tendências de crescimento de forma inteligente, vendendo scooters elétricas e a gás, e ainda adicionando serviços expressos e checkup, como quase todas as lojas tinham o serviço, os clientes que compravam peças poderiam obter a instalação rápida de um especialista, o que diferenciava a Pep Boys da outras lojas de peças, que eram simplesmente “lojas de peças”.
Em 2009 a Pep Boys adquiriu a Pneus Florida, esta aquisição rendeu a Pep Boys mais 10 centros de serviços e pneus na região de Orlando, EUA.
Em 2012, Manny, Moe e Jack os fundadores da Pep Boys Auto Parts ganharam um lugar de honra junto à outros ícones da cultura automotiva americana no Petersen Automotive Museum, Los Angeles, CA, EUA, e este foi o reconhecimento de toda a sua trajetória e até onde eles chegaram.
Durante toda a sua jornada, a Pep Boys Auto Parts foi assediada de todas as maneiras por grupos empresariais que queria adquiri-la, até que em 2016 ela foi comprada pela Icahn Enterprises.
Centenas de novos locais foram adquiridos, expandindo a presença da pep Boys por todo os EUA e Porto Rico.
A Pep Boys foi fundada para atender as necessidades do consumidor proprietário de automóveis, graças a paixão e o senso empreendedor de seus fundadores e herdeiros, nunca pararam de crescer e evoluir, ao longo de cada década de sua história, várias lições foram aprendidas, as respostas a cada oscilação e evolução do mercado e a cada nova tecnologia, uma nova adaptação era promovida, o preço justo sempre foi uma bandeira, o atendimento especializado e os serviços automotivos sempre acessíveis e convenientes para todos, fizeram com que a Pep Boys se tornasse um nome familiar e uma marca icónica até os dias de hoje.
Quem pensaria que cem anos atrás, quando os três amigos, Manny, Moe e Jack resolveram fundar a Pep Boys Auto Parts, fruto da sua paixão pelos carros, não estariam criando somente um loja de peças, mas um modelo de negócio, que foi se adaptando as mudanças da sociedade, cultura e tecnologia, se reinventando, sempre a frente do seu tempo, e que inspirou gerações de comerciantes dentro do segmento automotivo.
Existe uma frase que é atribuída aos Pep Boys “Nós vamos além, para ajuda-lo a ir mais longe”.
Acompanhem as imagens…