Nestes últimos dias a Hot Wheels através do seu Designer Master Brendon Vetuskey que criou o modelo The Rose’s One – ‘64 Impala Lowrider, e para aqueles que conhecem a Cultura Lowrider esta claro que a inspiração para criação deste modelo foi sem dúvidas nenhuma o ‘64 Impala Gypsy Rose de Jesse Valadez, uma verdadeira obra prima sobre rodas e em matéria de inventividade e criatividade quando se fala em tudo que se pode ter de referência em um carro, por dentro e por fora, e como bem o já disseram, é a Monalisa da Cultura Lowrider, talvez este carro em especial seja o mais emblemático e conhecido pelo meio Latino dos EUA e México e de todos aqueles que simpatizam com este modo de vida, o chamado “Life Style”.
O Gypsy Rose se tornou um símbolo do movimento que nasceu no Sul da Califórnia a partir de influências latinas, a Cultura Lowrider que se espalhou pelos EUA, México e várias partes do mundo.
Este modelo surgiu a cerca de cinco décadas atrás, fruto da paixão de seu criador e proprietário Jesse Valadez falecido em 2011, e dentro da Cultura Lowrider os carros tem um significado muito grande, e os trabalhos artísticos e estruturais que foram criados para os modelos preferidos, como os Impalas, carros americanos que foram adotados pela Cultura Latina e Cultura Lowrider para representa-los, a Cultura Custom nos EUA representa o que a de melhor mundialmente falando, mas quando os artistas Lowrider’s colocam a sua criatividade a serviço de um projeto você pode esperar tudo, as pinturas mais psicodelicas possíveis, e com uma inventividade acima dos limites, Linhas, Riscas, Faixas, Pinstripes artísticos, vários tipos de efeitos, Engraves nas partes metálicas como para-choques, frisos, grades, retrovisores, Rodas com características muito próprias especialmente criadas para este tipo de carro e que são verdadeiras obras de arte, interiores chocantes com cores vivíssimas, e vários objetos de decoração, as suspensões equipadas com sistemas hidráulicos que no início foram tiradas do sistema de aeronaves, mas que nos dias de hoje são fabricadas especificamente para os carros Lowrider, subindo, descendo e pulando, e colados ao chão, como dizem “Lentos e Baixos” assim desfilando toda a sua beleza para quem gosta destes tipos de carros, e sem nunca esquecer de Nossa Senhora de Guadalupe que abençoa a todos.
Jesse Valadez nasceu em 1946 na cidade de Nueva Rosita, Coahuila, México e migrou com a sua família para os EUA, mais precisamente para o Texas em 1959, mas se estabeleceu em Los Angeles, dois anos depois abriram uma Loja de Estofados para automóveis em Garden Grove, Jesse construiu durante a sua vida construiu três lowriders, todos eles levaram o nome de “Gypsy Rose”.
O Primeiro foi um Chevrolet Impala 1964, e este primeiro levou uma decoração em Rosa bem vistosa em homenagem a uma renomada dançarina burlesca da época, chamada Gypsy Rose Lee, a segunda versão, um outro Impala 1964 que Jesse Valadez concluiria no final dos anos 1960, abalaria a cena Lowrider da época, e ela nunca mais seria a mesma, Jesse não queria fazer nada parecido com o que já existia na época, e ousou demais, mesmo correndo o risco da cena Lowrider não aceitasse o seu conceito, a ideia era um carro temático, que se destacasse perto dos outros, e ele conseguiu, não tinha ideia da relevância do que tinha criado, foi saber disso mais tarde, ele tinha a ideia das “Rosas” e ele levou a ideia para sua mãe que gostava muito de flores, e ela deu o incentivo que faltava, ela adorou a ideia das rosas decorando o carro.
A Estreia do seu nome Gypsy Rose foi no Winter Nationals Rod and Custom Show de 1968 realizado na cidade de Pomona, CA, EUA, depois desta corajosa estreia, os carros Lowriders nunca mais foram os mesmos, mas como algumas novidades ou o diferente nem sempre agrada a todos, houveram muitas criticas do meio, Jesse e o seu Imperials Lowrider Club passaram por várias situações, teve que aguentar muita besteira e piadas dos outros clubes Lowriders que não aceitaram a sua ideia, mas depois de anos a Cultura teve que se dobrar ao Gypsy Rose porque a sua fama ultrapassou os limites de Los Angeles, principalmente quando estampou a Car Craft Magazine, finalmente um Carro Lowrider se tornou popular nos EUA.
Jesse Valadez deve estar muito contente onde ele estiver, porque o seu Impala ‘64 Gypsy Rose nos dias de hoje não é só uma lenda na Cultura Lowrider, ele também é uma lenda na Cultura Custom Americana, e o seu legado e o nome na história da Cultura Automobilística Mundial ninguém tira mais, é para sempre…
Acompanhem as imagens…