Dick Dean foi um dos maiores Customizadores e Personalizadores de todos os tempos, se ele tivesse o marketing de George Barris e Dean Jeffreys provavelmente muito mais pessoas saberiam quem ele foi, como já falamos detalhadas vezes sobre outros artistas ele também é uma das Lendas que surgiram no período de Ouro da Customização Mundial, que foram as décadas de 1940, 1950, 1960 e 1970 …

Vamos contar nesta matéria um pouco da sua história e como suas contribuições para a Customização, Personalização, Carros Espetaculares chamados Show Cars e Carros Temáticos para o cinema e séries de TV.

Richard “Dick Dean” Sawitskas, nasceu em Wyandotte, Michigan, EUA no ano de 1933, durante toda a sua carreira ele cortou mais de 1.000 carros. Cerca de 400 destes foram Mercúrio 1949 e Mercúrio 1950, nem é preciso dizer que os carros preferidos de Dick Dean eram os Mercúrio …

O Pai de Dick, Vick Sawitskas era dono de uma concessionaria em Wyandotte, De acordo com Dick, os seus empregados eram bons em remover ou substituir peças de qualquer veículo, mas não eram capazes de efetuar trabalhos grandes e complexos, alterando, modificando e estendendo carrocerias.

Próximo dali existia uma oficina muito estranha, com o chão de terra, para onde trabalhos de reparos mais sérios eram enviados, e lá trabalhava um sujeito que dominava a técnica do trabalho com chumbo na modificação de carrocerias, seu nome era ninguém mais, ninguém menos que Bill Hines outra Lenda da Customização mundial, aqui vamos fazer um destaque:

Bill Hines foi uma das Lendas da Customização Mundial, criou e dominava como ninguém a técnica da expansão de carrocerias com o maçarico e chumbo, era capaz de produzir um carro do zero sem planos ou projetos, só de cabeça, morreu aos 94 anos trabalhando. ..

BILL HINES


O BATMÓVEL


Depois desta matéria vocês saberão muitas coisas sobre a vida e uma obra de Dick Dean, e porque ele entrou para o Hall das Lendas da Customização e Personalização mundial de todos os tempos.

Aqui vamos falar e mostrar alguns dos carros que Dick Dean pode emprestar todo o seu talento ajudando outras duas lendas George Barris e Dean Jeffreys.

Na Imagem acima, O Lendário Batmóvel, e Dick Dean fez parte da equipe de 5 homens que construíram o carro temático mais emblemático de todos os tempos, lembrando que este trabalho foi recusado e teve a sua construção declinada por Dean Jeffreys, coisas da vida.

O Batmóvel ficou pronto em aproximadamente 3 semanas, um tempo de participação da estreia da série de TV de 1966 Batman.

Com Barris ele participou do projeto e construção de alguns modelos destacando:

XPAK 400


ALA KART


BATHTUB BUGGY


TWISTER T


GOLDEN SAHARA


O FLINTSMOBILE


SURF WODDY


Voltando a história de Dick Dean, Bill Hines deixou que Dick ficasse por perto acompanhando o seu trabalho, e ensinou a Dick como trabalhar com técnicas muito a frente do seu tempo e vários truques que fizeram com que ele crescesse bastante e viesse a se tornar um dos grandes da Customização de Todos os Tempos …

Aos 16 anos, Dick comprou um Hupmobile 1941 por US $ 25 Dólares, esse foi o seu primeiro carro, seu pai cedeu uma sala dentro da loja, como oficina para que ele pudesse trabalhar no seu carro, Dick demorou 2 anos para deixar o velho Hupmobile pronto, quando a carroceria foi terminada, Billl Hines pintou o carro de vermelho.

Depois de se formar na Theodore Roosevelt High School em 1951, Dick se matricular na Ford Trade School com o sonho de se tornar um projetista de modelos para uma Ford Trade Company. Os Esforços de Dick não duraram muito, pois a Ford decidiu fechar o programa. As notas de Dick eram tão boas, que a escola o homenageou junto com outros dois excelentes alunos com um pequeno Hall Of Fame. Em vez de ficar frustrado, Dick e todo o seu conhecimento adquirido, dominou o Pinstripe e começou a ganhar um dinheiro extra. Ele começou a cortar tetos de carros, o que muito poucos estavam fazendo na região naquela época. O Primeiro carro que Dick cortou foi um Ford Coupe 1932, equipado com um serrote e usando uma matéria da Revista Hot Rod como guia, Dick também desenvolvido uma técnica de cortar vidros, falando em cortar, cortou vários Ford 1940.


Dick Dean também foi um piloto licenciado, quando ele atingiu o nível do Air Scout na Organização Boy Scouts Of America. Tendo uma licença de piloto, ele decide se juntar à Força Aérea em 1952. Dick foi enviado a Coréia onde voou com aviões de guerra, depois da baixa, Dick levou seu GL Bill e mudou-se para Pasadena, Califórnia, Para que pudesse se matricular no Pasadena Art Center Of Design.

1930 FORD ROADSTER


Em 1954, Dick se casou com Jeanne. Na época ele estava trabalhando em uma usina de aço em Michigan como gravador. Quando um bom amigo que trabalhava na mesma fábrica foi morto em um acidente de trabalho, Dick ficou muito impressionado, e largou o emprego e abriu a sua primeira Loja, A South End. Kustom em Wyandotte. Na South End Kustom Dick começou a construir um carros para os seus clientes. Parte dos carros que ele construiu entraram no Detroit Autorama. Para o Show de 1959, Dick entrou em um Hardtop Ford Laranja e Branco de 1957 chamado Orange Peel que ele tinha re-estilizado.

Neste Show ele conheceu George Barris e Dean Jeffreys que estava no Show com o Asteca. George notou o trabalho de Dick Dean tinha feito e disse-lhe para procura-lo se ele precisasse de um emprego. Dick aceitou a oferta de George Barris e mudou-se para a Califórnia dois meses depois, em abril de 1959. George Barris cumpriu a sua palavra e deu a Dick Dean um emprego por 175 dólares por semana, enquanto trabalhava em Barris Kustom Inds., Trabalhou em carros como o Ala Kart, o Golden Sahara, o Xpak 400, o Rwister T, o Surf Woddy entre outros …

1931 FORD VICTORIA


1932 FORD


1953 FORD


Em 1961 enquanto trabalhava para Barris Kustoms Ind., Dick conheceu Jacy Ryan, Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Mattel, Jack fez alguns esboços em um Studebaker de 1957 que se transformou em carro tipo Mercedes Benz que ele queria construir. O Conceito foi projetado pelo professor de Dick, Strother McGinn. O Salário era enorme, então depois de quase três anos, Dick deixou a Barris Kustom para trabalhar com Jack.

Depois que o relacionamento com Jack Ryan terminou em descrição dos anos 1960, Dick estudou diversos projetos diferentes como o corpo de alumínio do carro de corrida de Andy Granatelli.

Ele também estudou com outra Lenda Mundial da Customização, Dean Jeffreys que tinha acabado de assinar o contrato para o projeto de Beleza Negra para uma Série de TV Besouro Verde e o Monkeemobile para uma Série de TV The Monkeys. Dick também forneceu a Dean Jeffreys com o Show Car Manta Ray, Dick pesquisou com Dean Jeffreys por dois anos, depois desta fase ele voltou a trabalhar no tempo da Barris Kustom Ind. Onde participou na construção de 40 anos …

Trabalhando com Dean Jeffreys também participou de grandes trabalhos citando:

BELEZA NEGRA


MONKEEMOBILE


MANTA RAY


SHALAKO


Quando a cena dos carros personalizados estava em um momento de queda, Dick projetou e fabricou um par de Buggies chamados Shalako e Shala. Trabalhando com Buggy, Dick foi apresentado a Bruce Meyers outra lenda do automobilismo mundial, foi ele quem criou o Buggy Meyers Manx um dos carros deste nicho mais festejados de todos os tempos. Meyers apresentou Dick a Malcolm Bricklin que em 1972 contratou Dick para ajudar no protótipo e na produção inicial do automóvel Bricklin …

SHALA VETTE


PROTÓTIPO BRICKLIN


Em resultado da década de 1970, Dick abriu uma Loja ao lado da Exposição Cars Of The Stars em Buena Park. E no final da mesma década abriu uma em Santa Fé Springs.


Em 1977 mudou-se para Fullerton, Califórnia, EUA, onde projetou e construiu alguns Cordays. O Corday era um roadster semelhante a um Cord L usando como base uma carroceria de um MG. Dick também construiu um avião para o filme Octopussy da Franquia James Bond – Agente 007 e forneceu alguns Cadillac´s ao Hard Rock Café, e os mesmos foram instalados em várias lojas da rede pelos Estados Unidos, então quando visitarem alguns Hard Rock Café pelos EUA e encontrar os suspensos do Cadillac no seu interior ou posicionados em cima dos prédios ou portais da rede de lojas HRC, Agora vão saber que o autor combina as decorações Dick Dean …

Acompanhem algumas imagens de Lojas Hard Rock Café com os famosos Cadillac´s construídos por Dick Dean …

Dentre os muitos carros que Dick Dean Criou, Construiu, ou Re-estilizou, ou teve alguma participação em sua construção, acompanhem a partir de agora alguns deles …

DODGE 1956


1950 MERCURY


1953 BUICK


1929 FORD ROADSTER


GEOFFREYMOBILE


1956 CHEVROLET


FORD 1950


1956 THUNDERBIRD


THUNDERBIRD MILD

ENGLISH

Dick Dean was one of the greatest Customizers and Personalizers of all time, if it included the marketing of George Barris and Dean Jeffreys probably many people would know who he was, as we have already discussed in detail about other artists he is also one of the legends that emerged in the period Gold of World Customization, which were the 1940s, 1950s, 1960s and 1970s …

We are going to tell you a little about his story and his contributions to Customization, Personalization, Spectacular Cars and Thematic Cars for the cinema and TV series.

Richard “Dick Dean” Sawitskas, was born in Wyandotte, Michigan, USA in the year 1933, during his entire career he cut more than 1,000 cars. About 400 of these were Mercury 1949 and Mercury 1950, it goes without saying that Dick Dean’s favorite cars were Mercury …

Dick’s father, Vick Sawitskas, owned a dealership in Wyandotte. According to Dick, his employees were good at removing or replacing parts for any vehicle, but they were not able to do large and complex jobs, altering, modifying and extending bodies.

Nearby there was a very strange workshop, with the dirt floor, where more serious repair work was sent, and there worked a guy who mastered the technique of lead work in the modification of bodies, his name was none other, none less that Bill Hines another Legend of the world Customization, here we will make a highlight:

Bill Hines was one of the Legends of the World Customization, created and mastered the technique of expanding bodies with torch and lead like no one else, he was able to produce a car from scratch without plans or projects, only in his head, he died at the age of 94 working. ..

BILL HINES

THE BATMOBILE

After this article, you will know many things about Dick Dean’s life and work, and why he entered the World Customization and Personalization Legends Hall of all time.

Here we are going to talk and show some of the cars that Dick Dean can lend all his talent helping two other legends George Barris and Dean Jeffreys.

In the image above, The Legendary Batmobile, and Dick Dean was part of the team of 5 men who built the most emblematic themed car of all time, remembering that this work was refused and had its construction declined by Dean Jeffreys, things of life.

The Batmobile was ready in approximately 3 weeks, a time of participation for the premiere of the 1966 Batman TV series.

With Barris he participated in the design and construction of some models, highlighting:

XPAK 400

ALA KART

TWISTER T

GOLDEN SAHARA

FLINTSMOBILE

SURF WODDY

Going back to Dick Dean’s story, Bill Hines let Dick stay close by following his work, and taught Dick how to work with techniques far ahead of his time and various tricks that made him grow a lot and become one. of the greats of Customization of All Time …

At 16, Dick bought a 1941 Hupmobile for $ 25 USD, this was his first car, his father gave up a room inside the store, as a workshop so he could work on his car, Dick took 2 years to leave the old man Hupmobile ready, when the body was finished, Billl Hines painted the car red.

After graduating from Theodore Roosevelt High School in 1951, Dick enrolled at Ford Trade School with the dream of becoming a model designer for a Ford Trade Company. Dick’s efforts did not last long, as Ford decided to close the program. Dick’s grades were so good that the school paid tribute to him along with two other excellent students with a small Hall Of Fame. Instead of getting frustrated, Dick and all his acquired knowledge, mastered Pinstriping and started earning extra money. He started cutting car roofs, which very few were doing in the region at that time. The first car Dick cut was a 1932 Ford Coupe, equipped with a handsaw and using a Hot Rod magazine article as a guide, Dick also developed a technique for cutting glass, talking about cutting, cut several 1940s Ford.

Dick Dean was also a licensed pilot when he reached the Air Scout level at the Boy Scouts Of America Organization. Having a pilot’s license, he decides to join the Air Force in 1952. Dick was sent to Korea where he flew warplanes, after downtown, Dick took his GL Bill and moved to Pasadena, California, so that he could move enroll at the Pasadena Art Center Of Design.

1930 FORD ROADSTER

In 1954, Dick married Jeanne. At the time he was working at a steel mill in Michigan as an engraver. When a good friend who worked at the same factory was killed in an accident at work, Dick was very impressed, and quit his job and opened his first Store, A South End. Kustom in Wyandotte. At South End Kustom Dick started building cars for his customers. Part of the cars he built entered the Detroit Autorama. For the 1959 Show, Dick got into a 1957 Ford Orange and White Hardtop called the Orange Peel that he had re-styled.

In this Show he met George Barris and Dean Jeffreys who was in the Show with the Aztec. George noticed the job Dick Dean had done and told him to look for him if he needed a job. Dick accepted George Barris’ offer and moved to California two months later, in April 1959. George Barris kept his word and gave Dick Dean a job for $ 175 a week while working at Kris Ind. He worked in cars like Ala Kart, Golden Sahara, Xpak 400, Rwister T, Surf Woddy among others …

1931 FORD VICTORIA

1932 FORD

1953 FORD

In 1961 while working for Barris Kustoms Ind., Dick met Jacy Ryan, Mattel’s Head of Research and Development, Jack did some sketches on a 1957 Studebaker that turned into the Mercedes Benz car he wanted to build. The Concept was designed by Dick’s professor, Strother McGinn. The salary was huge, so after almost three years, Dick left Barris Kustom to work with Jack.

After the relationship with Jack Ryan ended in 1960s description, Dick studied several different designs such as the aluminum body of Andy Granatelli’s racing car.

He also studied with another World Customization Legend, Dean Jeffreys who had just signed on for the Black Beauty project for a Green Beetle TV Series and the Monkeemobile for The Monkeys TV Series. Dick also supplied Dean Jeffreys with the Manta Ray Show Car, Dick researched with Dean Jeffreys for two years, after this stage he returned to work at the time of Barris Kustom Ind. Where he participated in the construction of 40 years …

Working with Dean Jeffreys he also participated in great works citing:

BLACK BEAUTY

MONKEEMOBILE

MANTA RAY

When the custom car scene was in a downturn, Dick designed and manufactured a pair of Buggies called Shalako and Shala. Working with Buggy, Dick was introduced to Bruce Meyers, another legend of world motorsport, he was the one who created the Buggy Meyers Manx one of the most celebrated cars in this niche of all time. Meyers introduced Dick to Malcolm Bricklin who in 1972 hired Dick to help with the prototype and initial production of the Bricklin car …

SHALAKO

SHALA VETTE

BRICKLIN PROTOTYPE

As a result of the 1970s, Dick opened a Store next to the Cars Of The Stars Exhibition in Buena Park. And at the end of the same decade he opened one in Santa Fe Springs.

In 1977 he moved to Fullerton, California, USA, where he designed and built some Cordays. The Corday was a Cord L-like roadster based on the body of an MG. Dick also built an airplane for the James Bond franchise Octopussy – Agent 007 and supplied some Cadillacs to the Hard Rock Café, and they were installed in several chain stores across the United States, so when they visit some Hard Rock Café in the USA and find the suspended Cadillac inside or positioned on top of the buildings or portals of the HRC chain of stores. Now you will know that the author combines the Dick Dean decorations …

Follow some images of Hard Rock Café stores with the famous Cadillac´s built by Dick Dean …

Among the many cars that Dick Dean Created, Constructed, or Re-styled, or had some participation in its construction, follow from now on some of them …

DODGE 1956

1950 MERCURY

1953 BUICK

1929 FORD ROADSTER

GEOFFREYMOBILE

1956 CHEVROLET

FORD 1950

1956 THUNDERBIRD

THUNDERBIRD MILD

Follow the images…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir