Hoje vamos iniciar uma série de matérias contando um pouco da história dos Gasser’s, estes modelos de carros de corridas de arrancadas, que nos últimos anos, e principalmente no nosso meio, o Colecionismo Diecast de Miniaturas de Carros, virou uma febre, graças a todo o senso criativo e a paixão pelos carros e principalmente pelos modelos Gasser’s do Designer Master Hot Wheels Brendon Vetuskey, ele foi o criador do modelo na escala 1/64, o 55 Chevy Bel Air Gasser, inspirado em um modelo real que o próprio designer da Hot Wheels construiu em sua oficina no fundo de sua residência na Califórnia, EUA.
O Modelo foi tão bem aceito pelos fans da Cultura Custom, das Corridas de Arrancadas, ou simplesmente por aqueles que são amantes do automobilismo, que ele acabou sendo reproduzido e customizado por todo o mundo, e por artistas de todas as vertentes, só que acabou criando uma confusão na cabeça de algumas pessoas, que atribuíram o nome Gasser somente aos modelos 55 Chevy Bel Air Gasser, então esta matéria se propõe a desmistificar esta ideia, e mostrar que o mundo Gasser é gigantesco e tem muita, mas muita história e de vários modelos.
Nos anos de 1960, surgiram os Guerreiros das Corridas de Arrancadas, e um dos principais nomes desta época de ouro dos Gasser’s foram “Stone, Woods & Cook” anos mais tarde foram reconhecidos pela NHRA como lendas da sua categoria sendo que o carro da sua equipe, o Swindler II foi escolhido com o preferido dos fans e em todos os tempos.
A nossa história começa no início de 1960, quando houve uma primeira competição em uma praia, com 3 tiros, ou 3 largadas, e Pebble, Pulp e Chief derrotaram Big June em 2 dos 3 tiros, e esta proeza foi gritada aos quatro ventos, porque Big June não era outro senão Big John Mazmanian o arquirrival de Stone, Woods & Cook. Era o início de uma época que ficaria conhecida como Era das Guerras dos Gasser’s. E alimentando estas rivalidades dentro das pistas, estavam os principais fabricantes de motores da época,owards, Engle e Isky.
As Vezes muitos veem estas três marcas em miniaturas e em carros reais, e a grande maioria não sabe o significado, quem ler esta série de matérias vai saber, que por mais de uma vez, Howards, Engle e Isky estamparam miniaturas de várias escalas e marcas sem que soubessem de quem se tratava…
Durante anos eles trocaram experiências, alimentando as rivalidades dentro das pistas e o crescimento da categoria e com isso o número de fans cresceu muito…
Uma Equipe de Drag Racing foi criada e formada por Fred Stone e Timothy Woods no final dos anos de 1950. Timothy vindo do Alabama, se estabeleceu no Sul da Califórnia, e assim começou a sua própria empresa, ele contratou Fred como seu gerente, e eles compartilhavam a mesma paixão pelo esporte. O Seu primeiro trabalho foi o Swindler, um Studebaker que foi dirigido por KS Pittman, este carro era o terror das pistas do Sul da Califórnia, como no circuíto de Santa Ana, o modelo teve uma carreira curta, e foi destruído precocemente depois de um acidente em um reboque.
O Studebaker foi substituído por um Willys 1941, igualmente potente, movido por um motor Olds, este modelo foi apelidado de Swindler II, e no início da década de 1960, Doug “Cookie” Cook que havia construído uma grande reputação com o seu carro recordista B/G ‘37 Chevy entra para o time, mas em sua primeira incursão pela nova equipe não teria muita sorte, pois a nova equipe perdeu 3 motores durante a qualificação, não conseguiram se classificar, e se não bastasse tudo o que aconteceu, um acidente acabou danificando gravemente o Willys.
Mas estava formada a equipe que se tornou lendária dentro da categoria na NHRA, Stone, Woods & Cook…
E Continua…
.