A Hot Wheels lança a SÉRIE COLLECTORS HOT WHEELS POP CULTURE MATTEL BRANDS 2022, são 5 (cinco) modelos em Metal, Pneus de Borracha, Rodas Especiais, com a Comunicação Visual das principais Marcas da Mattel, marcas que de alguma forma marcaram o seu nome na história e em alguns casos na Cultura Pop e até na Contra Cultura.
Entre os 5 (cinco) modelos, 2 (dois) deles então entre os mais queridos e procurados, colecionador por colecionador em todo o mundo, estamos falando da VW Kool Kombi e a VW T1 Panel Bus, que levam estampadas em suas carrocerias a comunicação visual de marcas que figuram entre as mais importantes da Mattel, Barbie e Fisher-Price.
OS MODELOS
1985 CHEVY ASTRO VAN é um modelo que estreou no Casting Hot Wheels no ano de 2013 na Série Collectors Hot Wheels Boulevard e a sua versão na escala 1/64 foi uma criação do Designer Hot Wheels Dave Sheltman.
VOLKSWAGEN KOOL KOMBI é um modelo que estrou no Casting Hot Wheels no ano de 2013 na Série Básica Hot Wheels dentro da Sub-Série HW Showroom HW Hot Trucks e a sua versão na escala 1/64 foi uma criação do Designer Hot Wheels Tony Martino.
FORD TRANSIT SUPER VAN é um modelo que estreou no Casting Hot Wheels no ano de 2015 dentro da Série Collectors Hot Wheels Heritage Real Riders e a sua versão na escala 1/64 foi uma criação do Designer Hot Wheels Mark Jones.
QUICK D’LIVERY é um modelo que estreou no Casting Hot Wheels no ano de 2013 dentro da Série Collectors Hot Wheels Pop Culture General Mills e a sua versão na escala 1/64 foi uma criação do Designer Hot Wheels Abe Lugo.
VOLKSWAGEN T1 PANEL BUS é um modelo que estreou no Casting Hot Wheels no ano de 2012 dentro da Série Collectors Hot Wheels Nostalgia Hershey’s e a sua versão na escala 1/64 foi uma criação do Designer Hot Wheels Jun Imai.
HOT WHEELS
A Hot Wheels é a marca de Miniaturas Diecast de Carros mais importante de todos os tempos, marca por marca, sendo a sua história desde a ideia da sua criação riquíssima, tudo começou a aproximadamente 55 anos atrás quando um cara visionário, que atendia pelo nome de Elliot Handler, um dos fundadores junto com a sua esposa Ruth Handler, da maior empresa de brinquedos e sonhos do mundo, a Mattel, sendo a sua Ruth criadora da Boneca Barbie um dos maiores ícones da Cultura Pop de todos os tempos.
Elliot teve a ideia de criar algo para os meninos com a mesma importância que a esposa Ruth deu a Barbie, pensando em um país que respirava automobilismo, por tudo que se sabe e esta registrado, resolveu criar um brinquedo inspirado em carros, mas como na época não existiam muitos designers especializados no segmento, resolveu buscar um designer na industria automobilística, foi assim que enviou um representante para a Meca do automobilismo mundial da época, Detroit, e o escolhido para este desafio foi Harry Bentley Bradley, que por um destes acasos da vida, teve em sua criação o envolvimento com a Cultura Custom desde os seus primeiros anos de vida, segmento que até os dias de hoje esta entranhado em tudo que se relaciona com a Hot Wheels.
Uma das curiosidades e excentricidades de Harry para aceitar o acordo com Elliot Handler, foi que ele pagasse a gasolina para a viagem rumo a Califórnia com a sua El Camino.
Se repararem o modelo “El Camino” Hot Wheels, não por coincidência, esta presente quase todos os anos em várias coleções e surge na Série Básica Hot Wheels, a mais importante da marca, conhecida como “Mainline” ou Linha Principal, desde os primeiros anos da marca.
Da associação de um cientista de foguetes e um engenheiro de automóveis, coube a missão de criar um brinquedo inspirado nos carros mais emblemáticos da época, tendo ainda a inspiração na efervescência da época na Califórnia, EUA, berço mundial da Customização e Personalização de Carros, Cultura Hot Rod e Cultura Custom, de onde nasceram e para onde foram as maiores lendas da Customização, e todo este ambiente ajudou a criar a história da marca que ficou conhecida como Hot Wheels.
A Verdadeira Lenda da Hot Wheels, atende pelo nome de Harry Bradley, e junto com outros grandes e em colaboração, criaram o conceito da marca que persiste até os dias de hoje, dentre estas verdadeiras lendas da Customização Americana citamos: Ed “Bid Daddy” Roth, Bill Cushenberry, Alexander Brothers, Don Tognotti, Ira Gilford, uma verdadeira irmandade de designers que estavam muito além do seu tempo, direta ou indiretamente ajudaram a criar uma lenda das Miniaturas Diecast de Carros, Assim Harry Bradley criou uma coleção com nome e sobrenome, chamada Sweet Sixteen, ou os 16 Originais, a primeira e mais importante coleção e que deu origem a Hot Wheels.
Formada por 16 modelos na escala 1/64, escolhidos por sua importância na indústria automobilística da época e ainda inspirada em alguns modelos da Cultura Custom e Hot Rod, a Listra Vermelha nos pneus revolucionou e marcou para sempre o segmento, o ano de 1968 marcou a estreia da Hot Wheels, até os dias de hoje, o seu envolvimento com o mundo do automobilismo ajuda a contar a sua história para as crianças criando o interesse de novas gerações, fortalecendo assim a paixão e a memória afetiva que acompanha o crescimento e a jornada dos amantes da Cultura Automobilística.
BARBIE
A Barbie com toda a sua importância como um brinquedo, desde o seu início esteve a frente do segmento em matéria de Tendências da Moda e Comportamento Social, durante os anos contou a história da sociedade americana e com o passar dos anos a história da sociedade mundial, se tornou um ícone da Cultura Pop, hoje podemos dizer que é uma lenda.
Acompanhou as vitórias das mulheres e o seu empoderamento através dos anos, lutou contra o preconceito em todas as suas vertentes, falou das conquistas pessoais e profissionais das mulheres, homenageou muitas delas pelos feitos que ajudaram a mudar e melhorar o mundo como conhecemos.
Nos dias de hoje a Boneca Barbie é muito mais que um brinquedo, ela se tornou um agente de comunicação com um alcance imensurável, que ajuda na formação de futuros adultos com uma visão de mundo melhor e mais humano.
UM POUCO DA HISTÓRIA
A Boneca Barbie é uma criação de uma das fundadoras da Mattel, Ruth Handler e foi baseada em uma boneca alemã da época conhecida pelo nome Bild Lilli, Ruth obsevando o comportamento de sua filha Barbara (Aqui um aparte, o nome da boneca foi inspirado na filha do casal Handler) que brincava com estas bonecas e que eram baseadas em figuras que representavam o comportamento adulto, até aquele momento nos EUA, as bonecas eram representações de crianças.
A boneca foi criada em 9 de março de 1959, logo após uma viagem do casal Ruth e Elliot Handler a Europa, nesta época foi quando eles conheceram a boneca Bild Lilli criada em 1955 na Alemanha, que foi originada de uma Tirinha de Jornal, Ruth comprou algumas bonecas e a partir delas se inspirou para criar a boneca, foram redesenhadas com a ajuda do designer Jack Ryan.
A Boneca Barbie foi lançada na Feira Anual de Brinquedos de Nova York, até hoje uma das mais importantes do mundo, no dia 09 de Março de 1959, data que foi oficializada como aniversário da Barbie, que se tornaria a boneca mais vendida da empresa e anos depois a boneca mais vendida no mundo.
Anos depois a Mattel comprou os direitos da Boneca Bild Lilli que parou de ser fabricada em 1964.
MOTU – MASTER OF THE UNIVERSE
Master Of The Universe, muitos devem ter assistido o desenho animado He-Man, outros devem ter ligo os quadrinhos, e poucos devem ter tido na infância os Action Figures dos personagens desta série, alguns conhecem a história de seu surgimento e outros não, então vamos contar um pouco da sua história para conceituar a importância do personagem no cenário do entretenimento mundial.
Existem várias histórias sobre a sua criação, que envolvem muitos outros personagens de outras sagas e universos, começando com uma curiosidade, logo após a época do lançamento de Star Wars e o seu sucesso estrondoso, diz a lenda que a Mattel se recusou a produzir uma série de Actions Figures com os personagens da Saga Espacial pois não acreditava no projeto, a proposta foi feita a outra empresa que aceitou, e o sucesso do lançamentos destes produtos, fez com que a Mattel repensasse a sua decisão, mas agora precisava criar personagens para concorrer com Star Wars, tinha que ser personagens que capturassem a imaginação dos consumidores e que criassem uma relação afetiva com eles.
O Primeiro designer a iniciar os trabalhos para a criação do novo personagem, que seria o He-Man foi Mark Taylor, existe uma curiosidade que durante a criação dos personagens que fariam parte do universo de He-man, o primeiro esboço do Homem Fera foi rejeitado pois se parecia muito com Chewbacca, eles não queriam relação com Star Wars, o projeto do personagem teve que ser modificado. Outro Designer de brinquedos que também participou do ambicioso projeto foi Roger Sweet e foi dele a ideia de adotar a simplicidade nos traços que seria a chave do sucesso, que fez com que o personagem caísse no gosto do público também pela sua história.
Alguns dizem que os designers contratados para desenvolver esta nova linha se inspiraram no personagem Conan, depois que a Mattel teve que voltar atrás nesta ideia, pois uma série de brinquedos naquela época que retratasse um personagem que trazia muita relação com Violência e Nudez nos filmes, poderia ter uma rejeição dos pais e assim podendo trazer o fracasso de uma possível série de Brinquedos do Personagem, foi quando partiram para um novo projeto, assim foi criando o personagem He-Man e todo o seu universo, mas se repararmos podemos notar que realmente os dois tem muita coisa de parecido, inclusive houve ações de plágio que os donos dos direitos autorais de Conan entraram contra a Mattel, justamente por ter sido criado logo após não terem fechado o acordo sobre Conan, mas esta ação não teve êxito, e o projeto He-Man continuou, e o resto é história.
ROCK’EM AND SOCK’EM ROBOTS
Este brinquedo, que também é um jogo de ação para dois jogadores, foi projetado pela Marvin Glass Associados sendo fabricado pela primeira vez pela lendária empresa de brinquedos Marx no ano de 1964, acabou sendo inserido como um ícone da Cultura Pop.
O Brinquedo foi inspirado nos jogos de Boxe que surgiram nos fliperamas dos anos 1960, o conceito era muito bom, mas com a morte do boxeador Davey Moor no de 1963 em pleno ring resolveram cancelar o projeto, Burt Meyer da Marvin Glass Associados sentia que o brinquedo era bom demais para ser descontinuado, e pediu para que eles fossem desumanizados, e se transformassem em Robôs que desmoronavam com os golpes, trazendo menos impacto as crianças.
O Brinquedo ou jogo representa dois boxeadores robôs em luta, Red Rocker e Blue Bomber, os jogadores são manipulados mecanicamente, ganha o jogo quem derruba a cabeça do oponente primeiro.
No ano de 1977, seguindo tendências da época, os Bonecos e a embalagem sofreram modificações com temas do espaço sideral para atrair novos consumidores com o estrondoso lançamento da Franquia Star Wars.
Nos anos 2000 a Mattel lança uma nova versão com os robôs em tamanho menor, acompanhando as tendências da época.
FISHER PRICE
Fisher Price foi fundada em 1930, durante a Grande Depressão Americana, por Herman Fisher, Irving Price, Margaret Evans Price e Helen Schelle, o nome vem da combinação dos nomes de seus fundadores.
Anteriormente todos eles eram ligados a industria ou o comércio de jogos e brinquedos, os princípios fundamentais da criação e fabricação de brinquedos pela Fisher-Price se concentravam no caráter intrínseco do jogo, engenhosidade, construção, e a relação custo-benefício e ação.
Os primeiros brinquedos eram feitos com peças muito pesadas, pois como material utilizavam peças de aço e madeira de pinho, com a ideia de durabilidade, os detalhes e a parte lúdica eram exaltados em aplicações de rótulos litográficos coloridos.
Os primeiros brinquedos eram baseados em personagens de livros infantis criados pela Sra. Price.
Em 1931, a Fisher-Price estreia na Feira Anual de Brinquedos de Nova York, 16 brinquedos foram apresentados neste evento, e rapidamente se tornaram um sucesso, o primeiro brinquedo Fisher-Price vendido foi o Dr Doodle, um pato de madeira de puxar, que através do movimento das rodas, aciona um mecanismo que faz com que o pescoço suba e desça, e o Bico abra e feche.
Com o tempo a Fisher-Price identificou que o plástico como matéria prima seria um material além de mais leve, pudesse incorporar decorações e cores mais brilhantes em seus brinquedos, o Buzzy Bee foi o primeiro brinquedo da Fisher-Price a ser fabricado com o uso do plástico, ao fim da década de 1950 a empresa tinha fabricado 39 brinquedos com este material.
A Empresa chegou ser comprada pela gigante The Quaker Oats Company em 1969, controlando a mesma até 1991, quando a Fisher-Price retomou o controle, no ano de 1993 a Mattel comprou a Fisher-Price, e em 1997 a Mattel resolveu que todos os seus produtos da Linha Pré-Escolar recebessem a marca Fisher-Price.
Algumas imagens desta matéria estamos dando o crédito para o nosso amigo Sie Michael do Instagram.
Acompanhem as imagens…