ROMANO ARTIOLI

Hoje vamos prestar uma homenagem a uma das grandes personalidades da indústria automobilística de todos os tempos, ligado a uma das marcas mais importantes do segmento de Super Esportivos, Marca por Marca, a BUGATTI, estamos falando de ROMANO ARTIOLI, que deu continuidade a todo o senso inovador, criativo, evolução do Design,  Novas Tecnologias e Performance de outra lenda Ettore Bugatti fundador da marca, Romano Completa hoje 90 anos.

Romano Artioli foi um grande empresário Italiano da Industria Automobilista, nascido em 5 de Dezembro de 1932 na cidade de Moglia, na província de Mântua, na região da Lombardia na Itália, ex-proprietário das marcas de automóveis Bugatti e Lotus.

ROMANO ARTIOLI

Romano foi criado em Bolzano onde na década de 1980 dirigia uma das maiores concessionárias Ferrari do mundo, vendendo os seus bólidos desde o norte da Itália até o sul da Alemanha, também importou carros japoneses, era proprietário da Auto Expo que em 1982 se tornou a primeira importadora italiana da Suzuki.

Ele foi um fã muito apaixonado pela BUGATTI desde a sua infância, foi encorajado por dois grandes amigos, Ferruccio Lamborghini e Paolo Stanzani a comprar a Bugatti Internacional, através de uma holding que comprou a marca Bugatti em 1987 com Jan K. Breitfeld como seu presidente na Holding.

ROMANO ARTIOLI EM SUA FÁBRICA

Reviveu a marca em 1991, no mesmo ano em que Ettore Bugatti completaria 100 anos, Romano comemorou ambos os marcos apresentando o melhor e mais rápido Super Esportivo do mundo, o EB 110 que apresentava o primeiro Chassi produzido em série, tração nas quatro rodas, quatro turbo compressores conhecido como Quad-Turbo com um motor v12 de 3,5 litros com cinco válvulas por cilindro, proporcionando uma potência de 560 cavalos de potência e velocidade máxima de 351 km/h.

Romano Artioli tornou-se presidente da Bugatti Automobili SPA, que fabricou o modelo Bugatti EB 110 entre os anos de 1991 a 1995.

BUGATTI EB 110

Na época eles tinham a fábrica de produção de automóveis mais moderna do mundo, que ficava em Campogalliano, no norte da Itália, carinhosamente chamada de “La Fabbrica Blu” eram 240.000 m² de área, onde estavam instalados um prédio administrativo, estúdio de Design, área de desenvolvimento de motores e testes, salas de produção, pistas de testes e uma elegante cantina, ou restaurante Italiano, que era decorada com a marca EB, até mesmo as porcelanas do restaurante recebiam a gravação da elegante logo marca.

Na mesma época sua esposa, Renata Kettmeir  também se envolveu nos negócios da família, criando uma fabricante de itens de luxo que levou o nome de Ettore Bugatti com sede na cidade de Bolzano, utilizou o logo tipo “EB” abreviatura da marca e que também era usado nos Bugatti.

O Envolvimento de Romano Artioli com a marca terminou em setembro de 1995 devido a falência da empresa, ele venceu os seus concorrentes em inovação, criatividade, tecnologia e todo o pacote aerodinâmico do seu EB 110, isso ninguém pode negar, mas não foi capaz de resistir a recessão econômica global da época, que acabou fechando as portas de suas fábricas, a Bugatti acabou sendo comprada pela Volkswagen em abril de 1998.

BUGATTI EB 110 SS – MICHAEL SCHUMACHER

Contando um pouco mais da história de Romano Artioli na industria automobilística, ele compra a Lotus da General Motors em agosto de 1993, tornando-se seu presidente em 1996, foi diretor de projetos especiais até 1998.

Em 1996 ele vende uma participação majoritária para a Proton para financiar suas perdas devido a falência e insolvência da Bugatti.

Uma curiosidade, o modelo da Lotus, Lotus Elise recebeu esse nome em homenagem a neta de Romano Artioli, Elisa Artioli.

.

Hoje, comemorando o seu 90º aniversário, Romano Artioli, que colocou toda a sua paixão, coração e alma no BUGATTI EB 110, se senti grato por ver que uma verdadeira obra de arte que ele ajudou a construir é apreciada por colecionadores e apaixonados pelo automobilismo de todo o mundo, por um Super Esportivo que já foi leiloado por mais de USD $ 3 milhões de dólares.

A HOT WHEELS tem uma ótima relação com a marca BUGATTI, inclusive alguns dos modelos da marca criados por Designers Hot Wheels na escala 1/64 por muitos anos foram muito valorizados por colecionadores de todo o mundo, em versões básicas e nas versões collectors, aqui vocês acompanharão algumas destas versões…

37 BUGATTI

37 BUGATTI é um modelo que estreou no Casting Hot Wheels no ano de 1981 na Série Básica Hot Wheels e a sua versão na escala 1/64 foi uma criação do Designer Master Hot Wheels Larry “The Legend” Wood.

Este modelo foi baseado no modelo real Bugatti Type 50 que foi produzido entre os anos de 1931 e 1933, apenas 65 unidades foram fabricadas, como ele apresentava um Chassi muito caro e uma carroceria muito elaborada para os padrões da época somente os mais ricos podiam comprar devido aos altos custos.

Este modelo hoje é considerado muito raro e extremamente colecionável, a versão Hot Wheels fez uma releitura do processo de pintura em dois tons da época de ouro e pelo qual os Bugattis ficaram famosos, versões posteriores deste modelo produzidas pela Hot Wheels corrigiram o ano atribuído ao modelo original em sua primeira edição.

TYPE 57C BUGATTI CABRIOLET

TYPE 57C BUGATTI CABRIOLET é um modelo que estreou no Casting Hot Wheels no ano de 2003 em uma versão Collectors 100% em edição especial chamada Classics Bodies 2 – Car Set produzida por dois anos, de 2003 a 2004, apresenta Capô removível que deixa a mostra o seu motor Inline 8, não temos a informação do Designer que criou a sua versão na escala 1/64.

Um modelo real do Bugatti Type 57C Cabriolet foi encomendado pelo governo Francês sendo especialmente projetado pela VANVOOREN COACH BUILDERS como presente de casamento para o Xá, Mohammed Pahlavi e sua Esposa, a princesa Fawzia do Egito em 1939, sendo equipado com um motor 189ci Inline 8 que produzia 175 cavalos de potência, para época era assombroso.

Uma curiosidade sobre este modelo é que ele permaneceu no Irã até a Revolução Iraniana em 1979, quando foi vendido a um comprador dos EUA por um valor muito abaixo do que realmente valia, o novo comprador instalou um motor V8 e posteriormente o enviou a Londres, Inglaterra, para uma restauração completa e em seguida foi devolvido para os EUA, atualmente ele pode ser visto em exibição em um dos museus mais importantes quando se fala de Automobilismo Mundial, o Petersen Automotive Museum na cidade de Los Angeles, Califórnia, EUA.

BUGATTI VEYRON

BUGATTI VEYRON é um modelo que estreou no Casting Hot Wheels no ano de 2003 na Série Básica Hot Wheels dentro da Sub-Série First Editions sendo produzido até 2010, em 2021 o modelo retornou com um novo molde, e a sua versão na escala 1/64 foi uma criação do Designer Master Hot Wheels Mark Jones.

O Bugatti Veyron é um carro Super Esportivo que foi fabricado pela Bugatti Automobilies S.A.S. entre os anos de 2005 e 2014. Recebeu este nome em homenagem ao Piloto Francês Pierre Veyron, o modelo é movido por um motor Quad-Turbo W16 de 8 Litros produzindo 1001 BHP, versões posteriores ofereceram pacotes com potência de motor a níveis mais extremos.

A Produção terminou em 2014 com 450 unidades fabricadas, em seu lançamento o modelo era um dos mais caros do mundo chegando ao valor de 1,7 milhões de libras, também um dos mais rápidos, chegando a atingir a velocidade de 267,856 MPH ou 431,072 KM/H.

O modelo foi introduzido em 2002 pretendia se assemelhar à versão conceitual do Bugatti Veyron conforme o modelo real que foi exibido no Detroit Motor Show em 2000, o modelo recebeu uma reformulação ou atualização de molde em 2021, para que se refletisse na versão mais próxima ao Veyron Concept que o molde original se parecia.

16 BUGATTI CHIRON

16 BUGATTI CHIRON é um modelo que estreou no Casting Hot Wheels no ano de 2019 na Série Básica Hot Wheels dentro da Sub-Série HW Exotics e a sua versão na escala 1/64 foi uma criação do Saudoso Designer Hot Wheels Ryu Asada.

O Bugatti Chiron é um carro de dois lugares com motor central, é considerado atualmente o carro mais rápido e potente da história da Bugatti, ele é o sucessor do Bugatti Veyron, recebeu este nome devido ao nome do piloto Louis Chiron. Tem um motor Quad-Turbo de 7.9993 cc que desenvolve até 1.479 HP com um desempenho de 0 a 60 em 2,4 segundos.

94 BUGATTI EB 110 SS

94 BUGATTI EB110 SS  é um modelo que estreou no Casting Hot Wheels no ano de 2021 na Série Básica Hot Wheels dentro da Sub-Série HW Exotics e a sua versão na escala 1/64 foi uma criação do Saudoso Designer Hot Wheels Ryu Asada.

O Bugatti EB 110 foi um carro real Super Esportivo de alto desempenho projetado por Marcello Gandini, Giampaolo Benedini, Paolo Stanzani e Nicola Materazzi naquele que seria o único automóvel produzido pela encarnação italiana da Bugatti, depois de ter sido comprada por Romano Artioli.

O Modelo EB 110 é considerado o primeiro carro Quad-Turbo uma característica que foi passada para o seu sucessor, o VEYRON. O Nome 110 significa 110 anos desde o nascimento do seu fundador, o Sr. Ettore Bugatti. O EB 110 Super Sport ou SS, era uma versão de desempenho ainda maior do que o EB 110, apresentando o mesmo motor, mas com muito mais potência.

A Produção do modelo cessou em 1995, quando a Bugatti foi liquidada devido a recessão. A Bugatti viria a ser adquirida pela Volkswagen em 1998, onde permanece até hoje, anos depois alguns ex-engenheiros da Bugatti formariam a B ENGINEERING para produzir um carro que ficou conhecido como EDONIS, Foram produzidos 139 unidades do BUGATTI EB 110, dos quais 43 eram modelos SS ou Super Sport.

Acompanhem as imagens….

2 Comentários. Deixe novo

  • Avatar
    Luciano Hamada
    dezembro 5, 2022 9:30 pm

    Eu lembro quando anunciaram a falência da Bugatti… Era a época em que várias marcas italianas e de outros países foram sendo adquiridas e ou trocadas de mãos pelas grandes montadoras… Outra coisa legal da Bugatti é a “grade do radiador” em forma de ferradura… Eu sempre achei meio anacrônica e meio feia essa grade ferradura… Achava que não combinava com o design dos carros… Mas hoje eu acho bonito e totalmente integrado ao design dos carros da Bugatti!

    Responder
    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk se vc reparar as grades são muitas vezes o que diferencia um modelo do outro, e tem algumas que são tradicionalistas desde os primeiros modelos
      Aston Martin e Bugatti por exemplo

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir