.

Nesta terceira e última parte desta história sobre o Hirohata Merc, construído pela Barris Kustoms, sob a supervisão de George Barris, Sam Barris e Frank Sonzogni, destacaremos a importância e relevância que este carro alcançou na cena e na história da Cultura Custom Americana.

Ele estrelou o filme Running Wild, um drama americano, dirigido pelo diretor Abner Biderman e estrelado por Willian Campbell e Mamie Van Doren, outros carros construídos por George Barris também participaram desta película.

.

.

.

Bob vendeu o Hirohata Merc para Robert Waldsmith no mesmo ano de 1955, em 1957, Robert foi atingido por um veículo que vinha em direção oposta, todo o lado esquerdo do carro foi comprometido, Sam Gates fez todos os reparos e pintou a carroceria dele em acabamento Ouro Metálico utilizando uma laca transparente, como o acabamento proposto e aplicado por George Barris no Merc Hirohata na cor Verde Abacate era muito difícil de se conseguir, ele preferiu modificar o acabamento original antes do acidente.

.

.

.

O Merc Hirohata chega ao seu terceiro dono, Doug Kinney comprou o carro por 200 dólares, inacreditável se pensarmos as cifras que este modelo alcançou quando foi leiloado décadas depois pela empresa de leilões Mecum.

Como a tinta laqueada dourada sofreu danos e rachaduras por interferência do tempo, do sol e de outras causas, tentando melhorar o aspecto do carro, ele fez reparos nas rachaduras e repintou-o com o acabamento verde-limão, o trauma foi tão grande que Doug deixou o Hirohata Merc guardado em sua garagem por anos.

.

.

Em depoimento posterior sobre o modelo, outra lenda da Customização e Contra Cultura Americana Ed “Big Daddy” Roth, ele viu o carro em primer e com um grande amassado no seu capô.

.

.

.

.

.

.

.

.

Quando o dono da garagem de Dirty Doug o ameaçou com despejo por falta de pagamento de aluguéis, Doug vendeu o Hirohata Merc para uma concessionária de automóveis.

O Hirohata Merc foi coberto de histórias em toda a sua trajetória desde a sua compra, ser entregue para a Barris Kustom customiza-lo e tudo o que aconteceu depois, mas é uma história com contornos dramáticos que merecia um filme, ainda mais se levarmos em conta que o seu dono, Bob Hirohata foi baleado e morto, segundo a policia e investigação na época do acontecido, com modes operandi de uma execução, isso aconteceu no ano de 1981, para ser mais exato no dia 14 de Maio de 1981, até hoje não se sabem as causas e o assassino não foi identificado.

Chegamos ao quarto dono do Hirohata Merc, Jim McNiel, que no ano de 1959 com apenas 16 anos, comprou o carro junto de um lote de outros carros, sendo o lote todo comprado por USD $ 500 dólares, ele teve um cuidado especial com o Merc, fez alguns reparos, utilizando-o no seu dia a dia e durante todo o ensino médio, em viagens e para todos os lugares para onde ele seguiu neste período, Jim colocou o carro em um depósito no ano de 1964 assim que ele se casou.

Lembrando quando começou esta história, no ano de 1952, na década de 1980, ele volta como uma lenda, e depois da troca de vários donos, ele desapareceu da cena da Cultura Custom Americana, assim os caras mais importantes da customização americana começaram a rastrear o paradeiro do carro, o Hirohata Merc Perdido.

Em 1988, Roger Honey e Joe Bailon, este último uma das Lendas da Cultura Custom Americana, foram até a casa de Jim para dar uma olhada no carro.

.

.

.

.

Em 1988, Jim começou a restaurar o carro, tentando trazê-lo de volta a sua antiga glória, a pintura ficou a cargo de Junior Conway.

.

.

Em 2011, o Hirohata Merc foi exibido na Exposição Customs Then and Now no Grand National Roadster Show, para quem não conhece, este é o maior evento da Cultura Custom Mundial, no mesmo ano, em abril, ele também foi exibido no Custom Motor Show em Elmia, Suécia.

Em 2015, Honey fez um depoimento a uma publicação que falava sobre o seu desaparecimento, tinha muita gente atrás do Merc, Doug Thompson gastou muito tempo e dinheiro atrás dele, como não teve êxito na missão, acabou comprando um clone do Hirohata Merc de Jack Walker.

.

.

Finalmente, o Hirohata Merc, para ser mais exato no dia 12 de abril de 2017, alcança a sua maior glória e entra de vez para a história do automobilismo americano e mundial, ele junto com outros modelos históricos como Gypsy Rose e McGee Roadster foram anunciados com os mais novos veículos adicionados ao Registro Nacional de Veículos Históricos em reconhecimento a toda a sua importância na história automotiva americana.

.

.

Todos os três veículos estavam no centro do palco no National Mall naquela manhã de abril para marcar a comemoração e a cerimonia de abertura da terceira exposição anual Cars at the Capital. A exposição e a documentação fazem parte da parceria da Historic Vehicle Association com o Departamento do Interior dos EUA, o Historic American Engineering Record e os arquivos da Biblioteca do Congresso, como parte da exposição, o Hirohata Merc foi exibido em uma caixa de vidro iluminada no National Mall de 27 de abril a 4 maio de 2017.

.

.

Continuando a história desta lenda da customização americana, em 7 de maio de 2018, Jim McNiel, faleceu devido a uma insuficiência cardíaca, após a sua morte, o Hirohata Merc permaneceu na família, em 20 de março de 2021, após de 60 anos de propriedade, a lenda foi anunciada para venda no Instagram com a seguinte frase:

“Nossa família gostou muito deste carro por mais de seis décadas e agora é hora de uma nova administração para continuar seu legado”

Dizia o anúncio, o carro estava em exibição no Petersen Automotive Museum quando foi listado, e nenhum preço ou informação de contato foi postado no anúncio. Em setembro de 2021, a Mecum Auctions anunciou que o carro seria a principal atração do leilão Kissmmee 2022 que aconteceu entre os dias 6 e 15 de janeiro de 2022 em Kissmmee, Flórida.

.

.

Em 15 de Janeiro de 2022, o Hirohata Merc cruzou as passadeiras da Mecum Auctions e o seu leilão alcançou a cifra de nada mais, nada menos, USD $ 1.950.000 dólares, nos dias de hoje, e transformando em reais, o valor serie R$ 11.856.000,00 (Onze milhões e oitocentos e cinquenta e seis dólares).

.

.

.

.

Quem arrematou o Hirohata Merc foi a Galpin Auto Sport, através de seu proprietário Dave Shuten, o seu nome ficou mantido em segredo por algumas semanas, no dia 27 de janeiro de 2022 ele anunciou no Facebook a compra do Hirohata Merc.

.

.

.

No evento Grand National Roadster Show de 2022 no mesmo ano, Dave Shuten exibiu o carro mais íconico da Cultura Custom Americana de todos os tempos.

.

.

O Hirohata Merc foi, é e será sempre um dos carros com maior história e importância dentro da Cultura Custom Americana, para aqueles que fazem parte ou são amantes da cena custom de todos os tempos…

Acompanhem…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir