Esta foi uma das matérias mais interessantes que este editor teve o prazer de escrever, e sobre um dos temas mais fascinantes na nossa opinião, quando se fala de automobilismo, A Customização e Personalização de carros à partir das décadas de 1940, 1950, 1960 e meados dos anos de 1970, e de onde surgiram as maiores lendas deste segmento nos EUA, berço da Customização Mundial.

Nesta matéria vamos falar de uma destas lendas, mas em dose dupla, porque se trata de dois irmãos, que tinham a mesma paixão e um senso criativo muito acima da média, e com a sua trajetória e a sua obra entraram para a história do automobilismo mundial, Acompanhem…

O Alexander Brothers era uma dupla de customizadores composta pelos irmãos Mike e Larry Alexander. Em 1948, Larry, que era o irmão mais velho, entrou para o Exército. Depois de sua baixa, ele começou a estudar o processo de soldagem de carrocerias com GI Bill. Mike entrou para o Exército em 1952 e, após a sua baixa em 1954, Larry convenceu Mike a estudar também a teoria da pintura com GI Bill na Wolverine Trade School. Depois de aprender as técnicas de alteração de carroceria e de pintura, Larry e Mike começaram a trabalhar na garagem da casa  de seu pai, cortando guarnições, preenchendo buracos na carroceria e fazendo reparos regulares. 

Com o crescimento da família de Larry, teve que comprar uma casa, e os irmãos rapidamente restabeleceram a loja na garagem para dois carros. Em pouco tempo, eles perceberam que o trabalho que começava a chegar era o suficiente para sustentar um período integral, tornando-se uma atividade profissional que lhes traria retorno financeiro, então, em 1957, eles deixaram seus empregos e se concentraram no crescimento de seus negócios. Mais tarde, no mesmo ano, Mike e Larry abriram a “Alexander Brothers Custom Shop” na Northwestern Highway, perto da Evergreen Road, em Detroit.

A primeira criação para se lançar da nova loja dos Alexander Brothers foi um Ford Modelo-A com um motor de quatro cilindros modificado. O Modelo A foi pintado em Glade Green Metallic. No ano seguinte, em 1958, adquiriram uma pick-up Ford modelo 1931 para promover seu novo empreendimento. O objetivo do carro era atrair negócios maiores para a loja.  

O carro foi chamado de Grasshopper, ganhou um troféu de melhor pintura no 1955 Detroit Autorama. 

O Grasshopper recebeu reconhecimento pelo trabalho de pintura, que também foi feito em Glade Green Metallic. Eles mostraram o carro na temporada de 1958, antes de vendê-lo em 1959, a fim de comprar um novo Chevrolet El Camino de 1959.

Os Irmãos Alexander tiveram dificuldade em pressionar as revistas da Costa Oeste. Isso mudou um dia quando Bob Larivee  ligou e disse que ele tinha algumas pessoas que gostaria que eles conhecessem. As pessoas eram George Barris e sua equipe que estavam atendendo o Detroit Autorama com o XPAK 400.

O carro aéreo estava quebrado e George dirigiu-se para a loja dos irmãos para corrigi-lo. George ficou impressionado com seu trabalho e a partir dai os irmãos começaram a fazer parte de matérias nas revistas da Costa Oeste.

O victorian, um Ford Crown Victoria de 1955 de Sy Gregorich, deu aos irmãos uma boa repercussão na Costa Oeste. O Victorian foi o primeiro carro a usar o logo com a marca registrada de Alexander Brothers. Mike e Larry reeditaram o victorian três vezes. No tempo em que Mike e Larry estavam trabalhando no Victorian.

Bill Hines voltou a morar em Detroit vindo da Califórnia. Bill tinha muito trabalho com as pinturas Candys, então ele contratou os Irmãos Alexander para fazer pintura da carroceria. Mike e Larry não trabalhavam com pinturas candy´s, então Bill passou as instruções sobre a pintura candy´s e eles começaram a trabalhar.

Os Irmãos Alexander queriam que suas criações fossem Bonitas e limpas. Em uma entrevista com The Rodders Journal, Mike disse que eles muitas vezes recusaram alguns trabalhos, pois  os clientes faziam pedidos que tinham certeza que não ficariam bons. Como por exemplo, um cliente pediu para que eles rebaixassem o teto de um Mercury 1950 em 8 polegadas (20cm), que foi recusado de pronto, pois seria um fiasco.

Em 1959, Clarence Catallo trouxe o “Silver Sapphire” para o Alexander Bros. Depois de uma carreira bem sucedida.

A Carroceria do Ford Coupe de 1932 foi cortada e reduzida. Mike e Larry tornaram a sua grade única, antes que George Barris realizasse corte em de três polegadas (7,5 cm) e modifica-se pintura. O “Silver Sapphire” ficou famoso por posar para a capa do Disco dos Beach Boys “Little Deuce Coupe”.

Os negócios estavam em expansão o que forçou os irmãos a abrirem a sua segunda loja em Littlefield e Grand River. Foi nesta loja que eles construíram o Adonis para Bill Whetstone no início dos anos 1960.

As coisas estavam indo muito bem para os irmãos, e eles ganhavam cada vez mais trabalhos. Um dia, acontece o primeiro revés da dupla, a cidade querendo expandir a sua Auto-Estrada, toma o terreno onde se localizava a sua loja, então os irmãos perderam seu local de trabalho. Eles se mudam para Westbrook e Schoolcraft para uma loja maior. O estado prometeu a eles que nunca iriam invadir este novo espaço, então Mike e Larry decidiram investir em uma cabine de pintura.

Em 1962, Larry e Mike conhecem Harry Bentley Bradley, aqui abrimos um parentese neste história:

Harry Bentley Bradley é ninguém mais, ninguém menos que o Designer escolhido para criar a primeira coleção da marca Hot Wheels que estrearia em 1968, a Sweet Sixteen, Harry é a verdadeira lenda da principal marca de miniaturas diecast de carros de todos os tempos…

Harry um talentoso designer que se mostrou muito importante para o estilo dos irmãos. Harry mudou-se para Detroit em julho de 1962 para trabalhar como designer na General Motors.

A Ford estava tentando entrar no mercado juvenil, algo que os levou a trabalhar com o Bud Anderson da AMT. O resultado dessa colaboração foi a Ford Custom Caravan. A Ford Custom Caravan incluiu algumas das personalidades mais influentes da cena custom americana da época como Bill Cushenbery, Gene Winfield, George Barris, Dean Jeffries, Ak Miller e assim por diante, lendas da customização americana. A AMT pagou para a Caravan. 

Os construtores proporiam um desenho, e se Ford gostasse, daria um carro por um dólar. Harry Bradley desenhou um carro chamado Alexa para os Alexander Brothers. O Alexa era um Ford Galaxie Fastback de 1964. A Ford gostou, e Mike e Larry conseguiram um carro por um dólar. Como Harry Bradley estava trabalhando para a General Motors na época, Mike e Larry tiveram que creditar o design a Harry com um codinome, Designer X.

Em 1964, Mike e Larry contrataram Ken Yanez, de 14 anos. No mesmo ano, eles construíram o Venturian para Bobby Massaron. O Venturian ganhou o prestigiado Prêmio Memorial Don Ridler em 1965.

A Ford não era a única empresa a reconhecer a importância e o talento dos irmãos. A Chrysler fez com que os irmãos fizessem carrocerias e pinturas nos carros de corrida Ramchargers e outros veículos de competição. Os irmãos descobriram que, se a Chrysler tivesse dinheiro das corrida, eles provavelmente poderiam permitir que os Irmãos Alexander os construíssem também. 

Eles pediram a Harry Bentley Bradley para projetar um veículo baseado no recém-lançado Dodge A100 da Chrysler, achando que eles iriam conseguir que a companhia viesse a fornecer uma pick-up se gostassem do projeto deles. Mas se a Chrysler não gostasse, os Alexanders tinham um plano B, eles iriam se aproximar do rival da cidade, A Ford, que tinha sua própria pick-up, A Econoline. A Chrylser gostou do design de Harry, e Mike e Larry receberam uma Dodge A100 rebaixada. A criação foi chamada Dodge Deora.

Vamos abrir outro parenteses: O Dodge Deora fez parte dos Sweet Sixteen, ele foi um dos 16 modelos escolhidos na versão Custom para fazer parte da primeira coleção da Hot Wheels…

A pick-up levou três anos para ser construida. Depois de vencer todos os principais troféus no Detroit Autorama de 1967, incluindo o Prêmio Memorial Don Ridler, A Dodge colocou o modelo  em uma turnê por todos os principais eventos de Car Shows.

Depois do Dodge Deora, A Chrysler deu a Mike e Larry um Dodge Barracuda de 1966 para o próximo projeto. A dupla diminuiu as maçanetas das portas, trabalharam em uma bolha transparente no capô e deu-lhe uma tampa do tanque de combustível no estilo dos carros da fórmula Indy. Depois de construir o Barracuda, a cidade voltou atrás na sua promessa e desapropriou mais uma vez a propriedade dos irmãos Alexandre, com a finalidade de mais uma expansão de sua auto-estrada. 

A série de pedidos da indústria cinematográfica e a carga de trabalho pesada ao longo dos anos levou Larry a encontrar um emprego regular na Ford no ano de 1968, que lhe deu a chance de trabalhar no departamento de engenharia corporativa como fabricante de modelos de metal. Mike por sua vez,  manteve a loja com agora com Ken Yanez enquanto a cidade planejava sua rodovia. Antes que os irmãos se separassem, eles construíram um Ford Model T 1923 que eles chamavam Top Banana,  devido a sua pintura amarela. O Top Banana recebeu seu terceiro Prêmio Memorial Don Ridler em 1969.

Uma vez que a cidade desapropriou a loja em 1969, Mike também encontrou um trabalho regular. Quando Bunkie Knudsen deixou a GM para trabalhar na Ford, ele trouxe Larry Shinoda com ele. Larry Shinoda contratou Mike para dirigir o Kar Kraft Design Center. O trabalho foi de curta duração e, em 1970, Mike transferiu-se para a American Sunroof Corporation da Heinz Pretcher. A empresa iniciou uma nova divisão chamada Custom Craft Division. Mike trabalhou para Custom Craft Division por 25 anos.

De 1957 a 1969, cerca de 60 carros foram produzidos com as características de personalização e todo o senso criativo dos irmãos Alexandre, levando a chancela da Alexander Bros. Custom Shop.

Michael P. Alexander (29.08.1933 – 18.07.2014) nasceu em Detroit, Michigan. Ele era o quarto dos quatro irmãos, e junto com seu irmão mais velho, Larry Alexander, formou a dupla dos Irmãos Alexander. Mike era o mecânico de uma dupla, uma das maiores lendas da Customização Americana, Mike faleceu em 18 de julho de 2014 em Grosse Ile, Michigan.

Lorenzo Vignola Alexander (22.02.1931 – 25.08.2010) foi outro lendário personalizador nascido em Detroit, Michigan. Larry foi o primeiro de quatro irmãos e, juntamente com o irmão mais novo Mike Alexander, formou a dupla conhecida como os Irmãos Alexander.


Após um mini acidente vascular cerebral, Larry foi internado no hospital, e em 25 de agosto de 2010 Larry veio a falecer, era um membro ativo do Down river Model Car Club. Ele estava morando em Westland, Michigan.
Acompanhem mais alguns modelos construídos e personalizados pelos Irmãos Alexander, duas verdadeiras lendas da customização americana de todos os tempos…

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