A Cultura Custom Americana é a grande responsável por tudo o que conhecemos nos dias de hoje no mundo quando falamos de modificação e personalização de carros, o berço da Cultura Custom Americana sem dúvidas nenhuma é a Califórnia, quando percebemos que as principais lendas da Customização ou nasceram lá ou migraram para lá e que a grande maioria das Oficinas ou das fábricas de acessórios e peças mais conhecidas se estabeleceram nesta região do Oeste dos EUA, chegamos a conclusão que quando pensamos neste segmento é para lá que temos que ir…
Hoje vamos falar de uma marca que também se estabeleceu por lá e que através dos tempos se transformou em um ícone da Cultura Hot Rod e da Cultura Custom em geral, esta marca é a Cragar Corporation, a roda mais conhecida que se tem notícia, foi fundada em 1930 por Crane Gartz, ele vendia originalmente motores para aeronaves e cabeçotes de cilindros e Kits de Conversão de Válvulas Suspensas para o Ford Modelo A e T.
Crane lutou muito para manter a empresa durante a grande depressão americana, mas em 1935, George Wight, que fundou a Bell Auto Parts em 1923, uma outra ícone da Cultura Custom que era uma combinação de oficina mecânica que era especializada em atender os carros que corriam nos Lagos Secos nos primórdios das primeiras corridas, além disso recolhia as peças dos equipamentos de velocidade que iam parar nas sucatas, reformava, e vendia peças separadamente, foi assim que surgiu a Bell Auto Parts que é considerada uma das primeiras lojas, muitos creditam a ela o posto de Primeira loja de equipamentos para velocidade e alta perfomance se tornando o centro profissional mais importante para corridas da região de Los Angeles, CA, EUA.
George Wight comprou a Cragar Corporation de Crane, assim ele começa a vender os produtos da nova empresa através da Bell Auto Parts. Em 1945, dez anos depois, Wight faleceu inesperadamente, Roy Richter, que trabalhava para ele desde 1933 acabou comprando a Bell Auto Parts, conservando a marca Cragar, que se tornou conhecida dez anos depois como Cragar Equipment Company, Richter foi um ponto a mais, percebeu que tinha “Ouro” nas mãos e que as rodas podiam ser mais que aerodinâmicas e leves, elas podiam ser mais estilósas, além de deixar os Hot Rods mais rápidos, eles ficariam mais bonitos e vistosos.
A Cultura Hot Rod estava em rápido crescimento e a cena dos Carros Personalizados crescia muito, Richter era um cara de visão dentro da indústria automobilistica deste segmento, o seu envolvimento começou muito cedo, ele chegou a ser piloto profissional, mas o seu verdadeiro talento era de construir carros e criar produtos para corridas.
Uma curiosidade é que Richter em 1967 foi um dos caras que ajudaram a criar e fundar a SEMA – Specialty Equipment Market Association para o mercado de reposição automotivo.
As Rodas Cragar se destacaram pelo seu design icônico de cinco raios, a roda que foi batizada de “Roda Cragar S/S” que teve início em 1962, sem muito alarde, a sua comercialização teve início em 1964, sendo lançadas oficialmente em 1965, naquele momento as opções eram poucas, tudo estava limitado a calotas ou rodas cromadas se alguém quisesse dar uma personalizada no seu carro.
As Rodas Cragar acabaram sendo influênciadas pelo formato de uma roda que tinha alcançado sucesso no mercado, a Torq-Thrust de cinco raios da American Racing, mas Roy era um cara inquieto, tinha um sentimento que muitas melhorias ainda podiam ser feitas nas suas rodas, que além de durabilidade, elas poderiam ter uma aparência melhor, o primeiro projeto não foi como eles imaginaram, foi quando surgiu outro personagem nesta história, o Hot Rodder Jot Horn, uma das lendas como piloto de velocidade, que esboçou um desenho de uma roda de cinco raios e entregou ao Roy no ano de 1964, foi quando as coisas começaram a melhorar.
Não por acaso Jot Horn havia trabalhado na Bell Auto Parts de 1946 a 1955, também estava envolvido na venda de peças, dirigia a própria loja chamada Horne Equipment Company, que ficava a 100 metros da Bell Auto Parts, mais tarde ele a venderia para Roy, Jot fabricava equipamentos de velocidade em quantidades muito limitadas, a sua maior cliente na época era a Bell Auto Parts.
Quando o seu projeto foi finalizado, e o esboço se tornou uma realidade, a Roda Cragar S/S alcançou um sucesso estrondoso na época.
Esta roda foi a primeira roda em alumínio fundido do mercado, a roda S/S (Super Sport) foi uma das primeiras rodas de produção a usar um centro de alumínio fundido com aro de aço laminado, em 1957 algumas rodas Cadillac foram feitas da mesma maneira, mas não chegavam nem perto das Cragar, ambas as partes da Roda Cragar S/S eram cromadas, foram projetadas com nervuras e material extra adicionado perto do cubo.
O resultado final foi uma roda bonita, estilosa, que oferecia uma capacidade de carga que não tinha comparação, eram quase duas vezes mais fortes que uma roda de aço padrão, além de ser mais fortes do que qualquer roda de reposição do mercado.
O seu estilo clássico e performance fazia um enorme sucesso entre os pilotos de arrancada, também se transformou em referência para os Hot Rodders e os Construtores de Carros Customizados e Show Cars.
Em pouco tempo as Rodas Cragar S/S começaram a fazer parte da principais oficinas de customização dos EUA, tanto para Show Car quanto para Personalizações por encomenda, uma das lendas da Customização Americana de todos os tempos, desde o Kansas, EUA, Darryl Starbird, teve um dos trabalhos da sua Star Kustom Shop, o Custom Pontiac Gran Prix 1965, sendo o primeiro modelo a receber as famosas Rodas Cragar S/S, inclusive tendo a empresa Cragar Equipment Company patrocinadora da oficina durante um tempo, Darryl utilizou as rodas em suas Customs até 1975.
Na época foi uma verdadeira loucura, as pessoas literalmente invadiam as portas da Bell Auto Parts para comprar estas novas rodas.
Poucos meses após o lançamento das Rodas no mercado, Roy Richter teve que se mudar para instalações maiores, em pouco tempo alcançou o número de 20 funcionários que dedicavam todo o seu tempo a produção das rodas, foi preciso expandir, mudaram uma vez, em pouco tempo tiveram que mudar novamente, a Roda Cragar S/S se transformou em um grande sucesso e este sucesso ultrapassou fronteiras, em pouco tempo pessoas de todo mundo começaram a procura-las.
E Continua…
Acompanhem as imagens…
2 Comentários. Deixe novo
Demais essa história. Espero logo a segunda parte.
Boa Gui, já esta no ar…Bora Ler kkkkkkkkkkkkk Valew