ROY RICHTER – BELL AUTO PARTS AND RODAS CRAGAR
.

No ano de seu lançamento oficial as Rodas Cragar S/S foram consideradas as rodas mais rápidas do mundo, estamos falando do ano de 1965, foi quando os vencedores de três categorias de corridas de arrancadas oficiais em três associações diferentes da época, NHRA – National Hot Rod Association, IHRA – International Hot Rod Association e AHRA – American Hot Rod Association, os seus vencedores usavam Rodas Cragar S/S.

LOJA BELL AUTO PARTS
.

O Auge do sucesso das Rodas Cragar S/S foi quando elas chegaram ao carro do vencedor da corrida de Pikes Peak, conhecida como a corrida das nuvens, Subida Internacional de Pikes Peak, este carro era dirigido por Ak Miller.

AK MILLER NA PIKES PEAK
.

Outra vitória da Cragar foi quando o Pace Car na inauguração do Califórnia 500 no autodromo de Ontário Speedway, um Dodge Challenger utilizou as Rodas Cragar S/S.

O Mesmo aconteceu com os Pace Cars no Autodromo Riverside Raceway e no Grande Prêmio de Long Beach.

No final de 1970, a Cragar Equipment Company tinha 300 funcionários, os negócios estavam indo de vento em popa, nesta época as rodas se popularizaram de uma maneira exponencial, as tendências que acompanhavam o conceito pelo qual os carros de corrida de rua se fortalecia, com máquinas como Dragsters, Gassers, Muscle Cars, Vans e Outros todos usavam as rodas Cragar S/S. que já tinham recebido a alcunha de icones no segmento.

O Piloto de Arrancadas Dick Landy com seu Dodge Coronet B/SA 1967 sendo um deles.

Em 1968, grandes empresas da época, como a JC Penney, BF Goodrich e Goodyear apostavam nas rodas Cragar S/S.

Em 1970, a Cragar ficou conhecida como a roda mais rápida do mundo quando ajudou o carro movido a foguete de Gary Gabelich, batizado com o nome de Blue Flame, atingiu a velocidade de 622 MPH nas Salinas de Bonneville.

THE BLUE FLAME DE GARY GABELICH
.

Mas as Rodas Cragar não haviam sido projetadas somente para a velocidade das corridas, Roy Richter conseguia enxergar muito além disso, não queria ficar preso a um único segmento, ele queria mais, e não demorou muito para que os Show Cars e os Carros Customizados começassem a experimentar as Rodas Cragar S/S, as Rodas Cromadas e Invertidas eram as favoritas de uma das Lendas da Customização Americana, Darryl Starbird.

Ed “Big Daddy” Roth outra lenda da Customização Americana, Cultura Custom, Contra Cultura e Cultura Pop Americana também foi arrebatado pelas Rodas Cragar, e a sua primeira criação que utilizou as íconicas rodas em m1967 foi o modelo Captain Pepi’s Motorcycle & Zeppelin Repair, que era a sua visão futuristica de como seriam os El Caminos no século 21.

CAPTAINS PEPI’S MOTORCYCLE & ZEPPELIN REPAI BY ED “BIG DADDY” ROTH
.

Voltando ao Kansas, EUA, Dave Stuckey construiu no ano de 1969 o modelo 1965 Pontiac Catalina que foi equipado com Rodas Cragar S/S. e segundo as informações este foi o primeiro modelo que utilizou o conjunto de Rodas Cragar S/S totalmente invertidas, com rodas 15 x 8 na traseira e 14 x 7 na frente.

1965 PONTIAC CATALINA BY DAVE STUCKEY
.

Os modelos Lowriders não ficaram de fora dos modelos customizados ou personalizados, que foram os primeiros Lowriders na área de Los Angeles, CA, EUA em particular, sem esquecer da região norte da Califórnia em meados da década de 1960, no final desta década as Rodas Cragar eram super populares entre os customizadores, quase que uma unanimidade.

No ano de 1971, uma das Lendas dos Carros Lowriders, o Gypsy Rose, o Lowrider mais famoso de todos os tempos, também utilizava um conjunto de rodas Cragar. O Proprietário e Construtor do Gypsy Rose, Jesse Valadez, co-fundador do Clube Automobilistico Imperials do Leste de Los Angeles, o Impala de Jesse Valadez ajudou a definir o padrão entre os Lowriders nos anos seguintes.

GYPSY ROSE BY JESSE VALADEZ – LENDA DA CULTURA LOWRIDER
.

O primeiro Gypsy Rose acabou sendo destruído, e Valadez comprou um 1964 Chevrolet Impala, e este modelo foi transformado no segundo Gypsy Rose, sendo personalizado e ratificada a utilização das Rodas Cragar S/S. o modelo mais tarde seria introduzido ao Hall Of Fame do Automobilismo.

Nos anos de 1970, onde a cultura das Vans cresceu muito, as Rodas Cragar S/S. se transformou em uma marca registrada para os modelos desta Cultura.

Como muitas marcas que contribuíram para o crescimento, desenvolvimento e fortalecimento das Cultura Custom e Contra Cultura, também teve a sua importância na Cultura Pop, as íconicas RODAS CRAGAR S/S. participaram de um dos filmes Cult’s da década de 1970, mais precisamente no ano de 1978, que ficou conhecido como “CHEECH & CHONG’S – Up in Smoke” e a dupla de personagens viajava por Los Angeles com o Lendário Impala 1964 chamado de “Máquina do Amor” com seu sistema hidráulico e as Rodas Cragar S/S.

IMPALA 1964 – “CHEECH & CHONG’S – UP IN SMOKE”
.

Aqui no Brasil, no estado de São Paulo, na cidade de Itapevi temos um dos primeiros Lowriders construídos no nosso pais, em 1997, mais precisamente na cidade de Jaraguá do Sul, Santa Catarina e pelas mãos de um engenheiro chamado Alan A. Taschner nascia um Chevrolet Impala 1962 Lowrider, que um dia foi conhecido como o “Impala Roxo” e que depois de ser adquirido pelo seu atual proprietário Carlos Magno de Lima Antunes, foi batizado por um fotógrafo radicado na cidade de Santos chamado Down Santos com o nome de EL PACHUCO e que desfila pelas ruas e estradas brasileiras calçado pelas Rodas Cragar.

EL PACHUCO BY ALAN A. TASCHNER
.

Desde o primeiro idealizador das Rodas Cragar, Crane Gartz no longínquo ano de 1930, que atravessou um dos piores momentos da história do EUA e manteve a marca, depois o aparecimento de George Wight fundador da Bell Auto Parts que incorporou a marca ao seu negócio e Roy Richter que soube incorporar uma visão empreendedora as Rodas Cragar, contribuindo em muito para a história e o legado da Marca Cragar e do seu produto principal as RODAS CRAGAR S/S, que se tornaram muito mais do que uma simples roda, se transformou em uma declaração de culto a Cultura Custom e um objeto de desejo para todos aqueles que tem bom gosto e vivem a cultura automobilística como um modo de vida…

Acompanhem as imagens…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir