A Matéria de hoje tem como personagem principal Ed “Big Daddy” Roth, ele nasceu em 04 de Março de 1932 e anos mais tarde seria o fundador e figura chave e emblemática no que veio a se tornar um movimento chamado de Cultura Kustom, ele começou a sua carreira como Designer e Construtor de Hot Rods na década de 1950, Ed também atuou como Pintor e Pinstriper e dos melhores, ele também foi Cartunista criando vários personagens mundialmente conhecidos, e dentre eles e sem dúvidas nenhuma o mais famoso é o Rat Fink.
Ed participou de inúmeros Show Cars com suas criações que se tornaram referências para a contracultura automobilística, citando: The Outlaw, The Beatnik Bandit, Mysterion e Rotar.Ed participou como foi dito por muitos anos do Circuito de Show Cars no final da década de 1950 e 1960, Roth divulgou os seus carros com Cockpit no formato de bolhas, conceito criado por ele. Vendeu camisetas dos personagens criados e por ele pintados através de aerógrafo e divulgou Kits de carros da marca Revell de modelos baseados em designs e criações suas…
THE BANDIT BEATNIK
Ninguém entra para a história e se transforma em um ícone dentro de uma cultura a toa, o modelo da imagem acima, O Beatnik Bandit além de ser um marco da sua trajetória, ainda fez parte de uma das coleções mais importantes da cena Diecast de Miniatura de Carros de todos os tempos, faz parte da Sweet Sixteen, a primeira coleção da Hot Wheels no ano de sua criação, este trabalho ao lado de outra lenda da Customização e do Design de Miniaturas Diecast Harry Bentley Bradley, Acompanhem…
Voltando ao personagem, um pouco da sua história pessoal pode fazer com que tenhamos uma ideia de onde veio tudo o que ele criou a partir de sua adolescência, a começar da sua origem, os seus pais se mudaram da Alemanha para os Estados Unidos, mas precisamente para “Bells” Bervely Hills, Califórnia em 1928, e nunca é demais lembrar que a Califórnia é o berço da Cultura Kustom Mundial, os Melhores designers de todos os tempos são de alguma parte da Califórnia.
Ele contou que em suas lembranças mais antigas, frequentou o Jardim de Infância em 1937, aos 5 anos sem entender muita coisa que a sua professora falava, Durante a segunda guerra mundia, Ed sofria muito preconceito por der filho de alemães, ele não tinha nenhum amigo para ajuda-lo, e sofria bollying constantemente na escola, frequentemente tinha as suas calças penduradas nos topos do mastro da escola, por causa destas e outras situações, Ed desenvolveu um mundo próprio, onde ele saia desta realidade que não o agradava, usando o seu caderno para desenhar coisas malucas, e neste mesmo caderno criou um campo de batalha, onde estavam de soldados Japoneses, Alemães e Americanos e aviões caídos.
Momentos de Ed “Big Daddy” Roth
Depois da Escola Ed usava o seu tempo livre para fazer Metralhadoras e Bombas com madeiras de compensados e latas de Café, em 1945 a guerra e o artesanato meio estranho de Ed terminaram, e ele desenvolveu um desejo mais sadio, e com a chegada da adolescência, aos 13 Anos ele já pensava em pegar a sua licença para dirigir.Do mesmo jeito que a escola em seu início foi uma experiência traumática, passando esta primeira etapa e quando de sua entrada no primário em uma escola onde além das matérias regulares, ainda contava com aulas de Artes e Desenho Automobilístico.
Naquela época os 14 anos era a idade mínima para dirigir, e Ed estava incomodando o seu pai para ele comprar um Ford 34, mas como o carro não tinha uma peça importante, o seu pai não comprou o carro, Ed queria tanto este carro, que sonhava com ele toda noite, Então Ed juntou todo o seu dinheiro e comprou outro carro, um Ford 33 Cereja, ele pagou 350 dólares, e virou o “Rei da Montanha”, na época as corridas de carros nas ruas eram muito comuns, Ed participou de várias, mas o seu carro normalmente quebrava, e devido a falta de dinheiro, ele teve que aprender a consertar o seu carro e veio daí a habilidade com carros, desenvolvendo outras através do tempo.
Ao longo dos anos, ele trabalhos com uma grande variedade de ícones da época, incluindo Robert Williams, Ed Newton e Von Dutch, quando os dois artistas trabalharam para o Parque Temático de Filmes da Família Brucker nos anos 70.
Ed construiu o “The Little Jewel” em 1955, este modelo foi a sua primeira incursão no mundo dos Show Car.
Ed “Big Daddy” Roth morreu em 4 de Abril de 2001, aos 69 anos quando estava em meio à produção e criação de mais um de seus carros, ai chegamos a conclusão que o uso de cores vibrantes, a personalização de carros, os apelidos ou nomes diferentes que ele criou para cada um de seus carros, o conceito de criação e produção de seus modelos, fizeram com que ele alcança-se o auge de sua carreira dentro da sua trajetória, e tudo isso junto foram o ponto alto e tornaram os seus designs originais “Arte em Movimento”. Muitos destes modelos foram restaurados, e assim recuperada a expressão maior de liberdade de criação que o caracterizou durante toda a vida…
Os Carros e Motos de Ed Roth estão entre os mais famosos da Cultura Kustom, tanto que raramente foram vendidos, por 4 décadas em que ele esteve no auge de sua carreira, viajou acompanhando Eventos de Cars Customs e Road Shows onde eles aconteciam, Acompanhem…
O Mysterion foi um dos modelos mais festejados da época criado por Ed Roth, o conceito com que ele foi criado, contando com inovações muito acima de seu tempo e com soluções para várias situações, foi usado como base para vários modelos lançados mais a frente pela indústria automobilística, este modelo participou de vários eventos por todo os Estados Unidos e com muito sucesso, Acompanhem…
O seu Orbitron como a maioria dos modelos criados por Ed, tinham um aspecto no mínimo diferente, mas a tecnologia e design embarcados inspiraram gigantes da indústria automobilística a criar carros que se tornaram lendas e cultuados até os dias de hoje…
Ed trabalha com Fibra de Vidro no “Nariz” do seu Outlaw, seria a sua primeira experiência com este tipo de material, mas que o seguiria por toda a sua carreira, se tornando um dos maiores especialistas com este tipo de material, Acompanhem…
Ed começou a construir um de seus modelos mais importantes, o Outlaw em 1957, e com ele estrearia dois anos mais tarde no evento Excaliber dentro do Disney Day Car Day 1959, um dos mais importantes da época, Acompanhem…
O Chevrolet 1957 210 foi reestilizado por Sam Barris do Studio Barris Kustoms, este carro também ficou conhecido por “El Capitola”, este foi o ultimo trabalho entre Sam e George Barris,a pintura foi feita por Ed Roth, Olha o Ed participando de um momento histórico dentro da Cultura Kustom Americana, Acompanhem…
Este Chevrolet 1949 Coupe foi reestilizado pela Loja Walkers, muitas modificações foram feitas neste modelo, a participação de Ed Roth na pintura e personalização dos grafismos em pérola que deram mais vida a este Chevy, Painel, Bancos, recebendo seus Pinstripes, e o toque final foi a inscrição “Batmobile” nos Para-Lamas traseiros, Acompanhem…
Acima e abaixo alguns de seus anúncios de suas camisetas com os personagens criados por Ed “Big Daddy” Roth, e que fazem sucesso até os dias de hoje nos Estados Unidos e em várias partes do mundo, e que aqui no Brasil tem um cara que contribui e muito para a disseminação desta Cultura que é o nosso amigo Carlos Magno de Lima Antunes da Gabriela Toys que proporciona ao brasileiros a possibilidade de poder adquirir Camisetas e os Bonecos e Estatuetas do Rat Fink, ele não conheceu o nosso personagem principal desta matéria, mas tem amizade com o filho do Ed, Cody Roth…
A Gabriela Toys é uma loja virtual e que participa de vários eventos da Cultura Kustom, Vintage, Retrô, Olds, LowRider, Collectors e Afins.
Talvez seja uma das únicas onde possam se encontrar peças originais e alusivas ao Ed “Big Daddy” Roth, como as suas camisetas e bonecos, além de mantas mexicanas, placas originais, Etc, Acompanhem…
[foogallery id=”598″]