O Entrevistado de hoje é um dos maiores customizadores americanos David Bryan Pope, 35 anos, que nasceu e foi criado em uma fazenda de Tabaco da Carolina do Norte, E.U.A. , graduado em nível superior com diploma de Design Gráfico, e hoje atua como diretor de arte .
Vamos a Entrevista…
PERGUNTAS:
HK -Quando você começou a sua coleção ? E o que o levou a colecionar miniaturas de carros ?
R – Eu comecei a colecionar miniaturas quando eu era jovem como qualquer outro garoto, mas eu realmente nunca parei, eu só adicionei o mesmo amor pelos carros reais. Por um tempo eu fiquei com os carros tunados, e agora eu adoro os muscle cars mais modernos.
HK – Qual é o foco de sua coleção ? Você segue algum padrão ? Nos dias de hoje você ainda se dedica a sua Coleção ?
R – Hoje eu coleciono principalmente o que eu gosto ou o que chama minha atenção. Devido ao trabalho, família e as customizações, eu não posso viajar para as lojas, como há alguns anos atrás. Também gosto muito de colecionar e exibir todos os RAOK / miniaturas doadas por outras pessoas de presentes para mim, nas diversas convenções que eu participo.
HK – Quantas miniaturas você possui em sua coleção ? Como você a organiza ?
R – Eu realmente não tem muitas miniaturas em minha coleção pessoal . O que eu tenho eu gosto de mostrar em um grande case de vidro que fica em exibição no meu escritório e no estúdio de personalização, que eu construí atrás da minha casa. Se eu tivesse que dizer, eu diria que tenho uns 200 no total.
HK – Conte-nos a história da sua primeira miniatura ?
R – Eu realmente não me lembro da minha primeira miniatura Hot Wheels, mas a primeira miniatura à despertar o meu interesse e trazer para minha coleção foi o Dodge Viper branco Treasure Hunt de 1996. Até hoje essa é a minha miniatura favorita, Os Vipers são o foco principal da minha coleção agora.
HK – Qual a sua miniatura e marca preferidas ? E porque ?
R – A minha marca favorita hoje e provavelmente sempre será a Hot Wheels. Eu desenvolvi as minhas habilidades na customização diecast em miniaturas Hot Wheels e aproveito cada minuto. Meu modelo favorito da Hot Wheels são os Vipers, um sonho meu há muito tempo. Eu também gosto de colecionar Vipers de outros fabricantes, mas apenas se eles despertarem a minha atenção. Eu costumo procurar obter todos os Hot Wheels Viper. O carro só me atraiu por causa do estilo e por seu desempenho.
HK – Qual é o seu objetivo no Hobby ? Você acha que ele é uma válvula de escape para a correria do “Dia a Dia”; De a sua opinião ?
R – Meu objetivo para o hobby é realmente apenas continuar sendo um fly-by-the-seat como colecionador .
Minha verdadeira paixão é continuar com minhas customizações, e apresentar mais projetos para os meu fãs por quanto tempo eles quiserem .
HK – Qual a miniatura dos seus sonhos ? Ela já está em sua coleção ? E se a resposta for negativa, tem como consegui-la ?
R – O Único e verdadeiro prêmio para minha coleção é o Happy Birthday Viper da Mattel, eu nunca vi este modelo nem na caixa ou solto, se eu encontrar com certeza virá para casa comigo .
HK – Qual é o momento atual do Colecionismo Diecast nos E.U.A ? Vocês tem facilidade de encontrar as miniaturas desejadas ? Na sua visão o que precisa melhorar ?
R – Eu acho que o Colecionismo Diecast na América está começando a mostrar uma recuperação estável. Por alguns anos colecionismo diecast foi colocado em segundo plano por muitas pessoas devido à incerteza da economia dos EUA. Mas no último ano, Eu realmente tenho visto um ressurgimento de coleções e colecionadores. Podemos ter a facilidade de encontrar miniaturas desejadas aqui nos EUA, mas não se esqueça, somos um país grande e há muitas pessoas procurando as mesmas miniaturas, e ai não se consegue encontrar as miniaturas que se quer imediatamente . Eu ainda acho que existem alguns obstáculos entre os fabricantes diecast e a distribuição que precisam ser resolvidos antes que as coisas possão melhorar.
HK – Na sua opinião o que poderia ser feito de modo geral para a melhoria e o desenvolvimento do colecionismo Diecast no Mundo?
R – Onde há pessoas que amam carros, haverá colecionadores diecast. A maioria dos colecionadores diecast também são entusiastas do carro real também. Eu sinto que se os fabricantes diecast atualmente ou no futuro, eles deviam realmente fazer uma viagem para conhecer um mercado pouco explorado e ter a idéia do que a comunidade diecast quer, acho que você iria ver facilmente as alterações feitas nas vendas de diecast em todo o mundo.
HK – Há quanto tempo e porque você começou à customizar ?
R – Eu comecei a customizar miniaturas diecast por volta de 2004 como uma forma de conscientizar as pessoas de uma organização de caridade que eu estava envolvido na época chamada Diecast 911. Gostaríamos de colecionar miniaturas diecast e trazê-los para crianças doentes em hospitais locais. Foi uma grande sensação ao ouvir as histórias da equipe médica sobre como uma criança estava segurando uma das miniaturas doadas por nós como uma espécie de item de segurança antes de ir para cirurgia. De lá para cá, ele cresceu em customizar miniaturas para os leilões de caridade nas convenções e causas pessoais até 2006, quando decidi começar a Pope Designs.
Nesta foto só tem fera, em primeiro plano Bryan Pope, Sheri Loehr Abbey, Kevan Bence, Jimmy “The Boxman” Chavez e mais galera…
HK – Você consegue sobreviver do seu trabalho na Pope Designer ? A Customização é valorizada nos E.U.A. ?
R – Felizmente o meu trabalho principal é como um artista gráfico para uma grande empresa de fornecimento com sede nos EUA . Eu adoro poder combinar o meu amor à arte e computadores na profissão que escolhi. Também estou com sorte, não só por ser capaz de customizar miniaturas diecast , mas por poder fazer uma segunda fonte de renda a partir deles também. Agora ainda é apenas um trabalho paralelo, eu teria que fazer muitos,mais muitos mais miniaturas para ser capaz de torná-la minha profissão em tempo integral. Não posso nem imaginar quantas miniaturas que seriam.
HK – Você tem alguma opinião formada quanto a customização brasileira? Você conhece algum customizador brasileiro ? Quem ?
R – Alguns dos trabalhos de customização que tenho visto saindo do Brasil são muito bons. Eu amo ver os diferentes pontos de vista de artistas de todo o mundo. Tenho a sorte de ter amizade com várias pessoas maravilhosas do seu país e eu gosto quando podemos ficar juntos. Eu recentemente passei um tempo junto com dois caras chamados Marcos e Murilo do Brasil no mês de agosto passado, em Rhode Island na 4ª Summer Smash devido à experiência que passamos juntos, por causa do furacão que atingiu as zonas costeiras .
HK – Você tem uma predileção pela WV Drag Bus e o 67 Camaro para seus trabalhos, Porque ?
R – A VW Drag Bus é igua a uma tela grande para se trabalhar com grandes quantidades de espaço vazio para trazer as minhas idéias à vida. É uma das minhas favoritas desde a sua introdução em 1996 e um dos favoritos dos meus fãs. Ela continuará a ser o núcleo de minhas idéias. O Camaro ’67 também é uma tela grande para a minha arte com desenhos atemporais e estilo que se presta bem a minha arte.
HK – Qual a miniatura que você ainda não customizou, mas tem grandes idéias para ela ?
R – Uma miniatura que eu gostaria de personalizar e ainda não fiz é o ’38 Ford Coe Box . Porque ele também tem uma grande quantidade de espaço livre, maravilhoso para se trabalhar. Eu adoraria fazer uma parceria com alguém neste modelo .
HK – Da onde vem a inspiração para os desenhos espetaculares que você cria para os seus Customs ?
R – A inspiração para meus projetos vem de muitas áreas. Estou constantemente escrevendo pedaços de idéias, e expandi-los em todas as horas , estranho quando acho que tenho algo a acrescentar. Eu também consigo gerar idéias a partir de sugestões dos meus amigos e colegas colecionadores diecast e eu gosto de ver como estão as tendências atuais no mundo das artes e ver como usá-los em customizações diecast.
HK – Na sua opinião qual foi o melhor trabalho da sua carreira até hoje ? Qual o trabalho com maior reconhecimento de público ? E qual customização criada para convenções que mais teve repercussão?
R – Acho que o meu trabalho mais bem recebido pelo público foi a VW Drag Bus FIRE BUSTER . Parece ter provocado uma grande resposta de muitos colecionadores, que também são importantes na aplicação da lei e da profissão de combate ao incêndio. Eu constantemente recebo pedidos para uma nova versão. O meu favorito é o original 2006 VW Drag Bus Kringle Delivery, que foi onde tudo começou .
HK – Você procura o que com suas customizações , Satisfação pessoal, reconhecimento no mundo Diecast, ou nada mais é que um Hobby que se transformou em profissão ? Qual é o motivo principal das suas customizações ? Você ganha dinheiro com elas ?
R – O principal motivo da minha customização diecast é a alegria que me trazem por ser capaz de combinar o meu amor à arte, computadores e diecast, é uma feliz combinação. Fazendo um paralelo, o dinheiro não faz mal, mas não é a principal razão que eu faço isso.
HK – Daqui do Brasil eu acompanho todos os eventos que são realizados pelo mundo e principalmente nos E.U.A. , e eu sempre vejo você em todos, Qual é a sua visão pessoal sobre estes eventos (Convenções) ?
R – Eu amo convenções! Eu amo ser capaz de sair com outras pessoas que têm a mesma paixão louca que eu tenho. Conhecer novas pessoas, bem como ver velhos amigos em várias convenções . Eu estou apto a participar e fazer ainda melhor. Ser capaz de realmente demonstrar minhas habilidades para os frequentadores de convenções interessados, me faz sentir orgulhoso de minhas realizações.
HK – Você é um dos caras mais conhecidos da Customização Mundial, e sempre participa de todos os concursos de customizações, e geralmente ganha, qual é o motivo que ainda o faz competir ?
R – Gosto de competir em concursos de customizações. Eu adoraria ser capaz de me esforçar para atingir novos níveis na minha capacidade artística e para ver o que os outros pensam do meu trabalho. Ainda é enervante a espera de opiniões dos juízes e prêmios e eu sempre subestimo a mim mesmo , e sempre fico surpreso quando não ganho nenhum prêmio .
HK – Qual foi a premiação inesquecível ? E onde aconteceu o maior reconhecimento de seu trabalho ?
R – Um dos prêmios mais inesquecíveis foi realmente ganhar o primeiro lugar na Primeira Convenção Strauss realizada duas vezes por ano. Que foi considerado o primeiro evento “nacional” o reconhecimento do primeiro lugar que eu nunca tinha ganho. A outra foi quando eu ganhei meu primeiro prêmio de Primeiro Lugar em uma convenção Diecastspace. Eu senti como se tivesse lutado contra dois gigantes e derrotado os dois. Foi um grande sentimento!
HK – Nos dia 13, 14 e 15 de maio/2011 foi realizado aqui no Brasil na cidade de São Paulo – SP – a 1ª COLECON BRASIL – Convenção de Colecionadores de Carros Miniaturas do Brasil, você ouviu falar deste evento ? O que você acha de eventos independentes ?
R – Eu definitivamente fiquei sobre os maravilhosos acontecimentos em curso no Brasil e como eles estão crescendo em popularidade cada vez que um é mantido. Eu acho que qualquer evento onde os entusiastas diecast podem ficar juntos, não importa onde ou quando, é uma grande coisa.
HK – O Que você conhece do Brasil e do Colecionismo aqui ? Você viria participar de uma Convenção de Colecionadores Diecast no Brasil ?
R – Eu adoraria participar de um clube diecast local para ter uma idéia melhor do que é o colecionismo no Brasil.
HK – Qual a sua dica para quem está começando no Colecionismo Diecast ?
R – Começar a colecionar as miniaturas que você quiser. Comece primeiro com os modelos de baixo custo para ter uma idéia do que pode tornar-se uma coleção diecast. Se você gosta do que vê, e uma febre cresce dentro de você para comprar mais e mais; vá as feiras locais, entre para um clube local, então, comece a ir a convenções nacionais. E outra vez você vai se surpreender ao ver quantas pessoas realmente compartilham da sua paixão.
HK – Qual a sua dica para quem está começando a customizar carros em miniaturas?
R – Primeiro e mais importante, é divertir e não tentar fazer mais do que você pode na primeira vez que você tentar customizar alguma miniatura. Tem que ser limpo e puro. Os resultados falaram por si e lhe darão a confiança para continuar. Além disso, tente aprender o máximo que você pode participando de uma convenção, se puder. Qualquer pessoa que personaliza adoraria te dar uma dica ou duas, e existem agora seminários sobre customização em quase todos os grandes eventos diecast .
Agora acompanhem alguns de seus trabalhos premiados em diversas convenções e por anos e anos, sem dúvidas nenhuma é um dos mais importantes designers da atualidade…
O Blog Hot Kengas agradece toda a atenção que foi dada a este canal de informação e entretenimento pelo entrevistado Bryan Pope, que nos atendeu com o maior respeito e presteza .
Todas as fotos nesta entrevista foram cedidas pelo entrevistado.
Todas as fotos desta entrevista estão na Galeria logo abaixo da matéria…
[foogallery id=”362″]