ENTREVISTA COM JIM GALLEGOS.
Hoje o nosso entrevistado é ninguém mais, ninguém menos que Mr. Jim Gallegos, a Maior referência mundial em Matchbox…
Vamos a Entrevista…
1 – HK – Quantos anos você tem? E como era formada a sua família?
R – JG – Eu tenho 62 anos, um filho de 34 anos chamado Shaun e minha esposa se chama Vicki
2 – HK – Como foi a sua infância? Qual era a sua brincadeira preferida? E Qual foi o brinquedo que você ganhou na sua infância que te marcou mais? Você ainda tem este brinquedo?
R – JG – Eu não tenho uma brincadeira favorita, mas eu acho importante sempre ter um bom humor e acho que a vida deve ser aproveitada e compartilhada com os outros, Eu ganhei um caminhão de cavalos Buddy L no Natal de 1963 e ainda tenho este brinquedo com a caixa, eu colecionei Matchbox e outros carros diecast também, mas os meus favoritos são o MB66 Greyhound Bus e o MB41 Ford Gt. E eu ainda tenho os dois modelos até hoje.
3 – HK – E Qual a sua atividade profissional atualmente?
R – JG – Eu trabalhei na AT&T e por fim num plano de saúde, eu me aposentei em janeiro de 2019.
4 – HK – Quando e como deu início a sua coleção e a sua paixão pelos Matchbox?
R – JG – Eu sempre fui apaixonado por carros, meu irmão mais velho e meus primos costumavam dirigir carros de Stockcar, quando eu tinha 10 anos eu comecei a aprender dirigir no rancho da família.
Eu costumava ir a uma loja chamada Hobby Corner ou em outra chamada Woolworths sempre que tinha dinheiro pra comprar um matchbox.
5 – HK – Qual foi a primeira miniatura da sua coleção? Foi um Matchbox?
R – JG – Eu não tenho certeza de qual foi a minha primeira miniatura, acho que foi um Matchbox, Dinky ou Tootsie Toy, as primeiras miniaturas que eu lembro são o Greyhound Bus e o Ford Gt.
6 – HK – Como você se define como colecionador?
R – JG – Eu sou apaixonado por todos os modelos diecast da minha coleção, eu colecionei mais de 300 marcas e sempre consigo achar novos modelos pra minha coleção.
7 – HK – Quantas miniaturas você tem em sua coleção hoje? Todas elas são Matchbox ou existem outras marcas em sua coleção? Pode Menciona-las?
R – JG – Minha coleção atualmente tem mais de 200 mil modelos, em centenas de marcas, tantas que nem consigo citar.
Eu também coleciono protótipos e miniaturas de pré-produção e atualmente tenho mais que 5000.
8 – HK – Como você acondiciona e expõe a sua coleção?
R – JG – Eu tenho um imóvel onde eu mantenho minha coleção, lá tenho vários displays e mudo eles quando tenho tempo, eu tento usar sempre os displays originais.
9 – HK – Dentro da Linha Matchbox, você tem um foco ou tema definido, ou coleciona tudo da marca?
R – JG – Eu coleciono todos os modelos de Matchbox e os produtos relacionados à marca.
10 – HK – Falando em Foco ou Tema específicos, você acha que isso é importante para os colecionadores não se perderem?
R – JG – Quando você começa a colecionar, é importante construir um tema de algo que você goste, isso te impede de se frustrar e podendo assim gerenciar e administrar melhor a sua coleção.
11 – Qual a miniatura mais importante e mais valiosa de sua coleção?
R – JG – O Greyhound Bus e o Ford GT são meus brinquedos de infância favoritos, alguns outros favoritos são o Amassador Bus (1 de 1, modelo único), os 7 modelos de protótipo de projetos da Matchbox dourados e a raríssima Drag Bus exclusiva dos funcionários da Hot Wheels, que homenageava tanto a Hot Wheels quanto a Matchbox.
12 – HK – Tem mais alguém em sua família que coleciona? Quem é? E o que coleciona?
R – JG – Tanto a minha esposa quanto o meu filho colecionam miniaturas, minha mulher é bem seletiva e meu filho amava carros alemães e italianos.
13 – HK – Em sua opinião, quando um colecionador passa a ser um acumulador de miniaturas? Ou você acha que essa situação não existe?
R – JG – Muitos colecionadores não tem foco e se tornam acumuladores, e eu sempre digo “Colecione o que você gosta e esqueça de comprar para obter lucro”
14 – HK – No ato de colecionar, o que você acha mais importante?
R – JG – Aproveite as coleções e aproveite muito mais os amigos que você fará no colecionismo, as amizades que você faz são as coisas mais importantes.
15 – HK – Quais as características de uma miniatura, seja ela Matchbox, ou qualquer outra marca, que podem ser importantes para a valorização da mesma?
R – JG – Em minha opinião, uma miniatura deve ser realista, ou um modelo que você reconheça, ou viu na vida real, ou teve alguma relação ou em qualquer mídia.
16 – HK – O que você acha de Quantidade versos Qualidade, em uma coleção, o que é mais importante?
R – JG – A qualidade do modelo é a minha principal decisão, a profundidade de uma coleção está construída em cima de bons modelos e que tenham algum significado.
17 – HK – Como eram os eventos Matchbox nos EUA, e como são atualmente? Aqui no Brasil nunca teve um evento focado em Matchbox, os Hot Wheels são muito mais populares, O que você acha sobre esta questão?
R – JG – Eu administro o evento anual de amigos colecionadores que ocorre anualmente na cidade de Albuquerque no Novo México, os maiores colecionadores do mundo visitam o evento e a equipe da Mattel também, nos dias 19 a 21 de Julho de 2020 teremos a nossa 18º Convenção de Colecionadores Matchbox.
A edição do evento acontece assim, Jantar, Seminários, Leilão, Feira de Brinquedos, a Equipe da Mattel apresenta a Linha Matchbox do ano seguinte, e acontece a sessão de autógrafos e fotos com os designers e convidados.
18 – HK – Você tem participação na organização da Convenção Matchbox dos EUA? A Convenção é realizada na mesma época e local todos os anos? Como é escolhida a miniatura oficial do evento?
R – JG – Eu sou dono do evento de Colecionadores anual que ocorre em julho em Albuquerque, eu seleciono os modelos todo ano e trabalho no design junto com a Mattel.
19 – HK – Como é a sua relação com colecionadores Matchbox de outras partes dos EUA e do mundo?
R – JG – Eu criei uma rede de comunicação com mais de 10 mil colecionadores em 72 países diferentes, compartilhamos o amor por colecionar, mas eu coloco minhas amizades em primeiro lugar.
20 – HK – Você conhece colecionadores Matchbox no Brasil? Pode citar os nomes? E a sua relação com eles?
R – JG – Eu tenho vários amigos colecionadores de Matchbox no Brasil, Carlos Magno, Paulo, Andrea, e vários outros, mais de 60 colecionadores que eu conheci ao longo dos anos.
21 – HK – Você foi indicado ao Hall Of Fame Diecast nos EUA, como foi receber esta honraria?
R – JG – Foi uma honra ser reconhecido pelos colecionadores, esses são os amigos e queridos colecionadores que tornam esse hobby tão empolgante.
O Hot Kengas gostaria de dizer que foi uma honra ter publicado esta entrevista com Mr. Jim Gallegos, o maior colecionador Matchbox do Mundo.
Acompanhem agora algumas imagens cedidas pelo entrevistado…
[foogallery id=”8180″]
2 Comentários. Deixe novo
Eu amo a Matchbox mais do que a Hot Wheels pois a matchbox ptomete fazer mais miniaturas realistas,fieis e caprichosas do que a hot wheels
Eu amo a Matchbox mais do que a Hot Wheels pois a matchbox ptomete fazer mais miniaturas realistas,fieis e caprichosas do que a hot wheels