O Site Hot Kengas teve a honra de entrevistar, ninguém mais, ninguém menos, que o Mr. Richard Petty, A Lenda viva do automobilismo mundial de competição, O Maior piloto Categoria por Categoria, e o maior de todos os tempos passados e futuros da Nascar.

O Brasil notoriamente é um dos países que mais cultuam as competições de automobilismo, os olhos dos brasileiros só se voltaram para a Nascar quando as corridas começaram a ser exibidas nos canais a cabo e não fazem muitos anos, esta entrevista vai contar um pouco da história e da trajetória do Mr. Richard Lee Petty, vamos descobrir o que a Nascar significa, pela personalidade que melhor a representou em todos os tempos.

Vamos a Entrevista…

1 – HK – Richard Petty onde você nasceu, como foi a sua infância, como era constituída a sua família e em que cidade você cresceu?

RP – Eu nasci em Level Cross, na Carolina do Norte no dia 02 de Julho de 1937, a minha família trabalhava com caminhões, em 1949 meu pai pensou em começar a correr, ele comprou um carro, e fez dele um carro de corrida, era um Plymouth 49 Coupe, eu tinha de 11 para 12 anos quando isso aconteceu, nesta época eu jogava Basquete e Futebol Americano na escola, trabalhamos em um carro por todo o verão para ele ficar pronto para o próximo ano, foi nesta época que a minha família entrou no negócio das corridas e que estamos até os dias de hoje, acabei me tornando um piloto quando fiz 21 Anos.

 2 – HK – Richard Petty você estudou até se formar, você  interrompeu os estudos por causa das corridas, já era uma vontade de jovem ser um piloto?

RP – Eu me formei no ensino médio aos 17 anos de idade, dai fui cursar a Faculdade de Administração e fiquei por lá um ano, nesta época trabalhava com os carros que tínhamos em casa, até os 21 anos de idade não tinha tido a oportunidade de pilotar um carro de corridas e nem pensava em ser piloto, naquela época trabalhava nos carros do meu pai para as vitórias e conquistas de campeonatos, o trabalho era constante, até que com 19 anos perguntei a ele (Meu Pai) se eu poderia ser piloto, e ele me disse que eu voltasse quando tivesse 21 anos que nós conversaríamos a respeito, e então foi exatamente o que eu fiz, e assim a minha primeira corrida aconteceu aos 21 anos e 16 dias, pilotei no CNE Stadium, Columbia, Carolina do Sul, e ai a história vocês já sabem…

3 – HK – Richard Petty quando você fez a sua primeira corrida? Esta primeira corrida foi na Nascar? E quem foi sua inspiração? E quem o incentivou a se tornar um piloto?

RP – A Minha primeira corrida foi em algum dia de Julho de 1958, o carro era um conversível e não um carro fechado como o que estamos acostumados nos dias de hoje, minha inspiração sempre foi o meu Pai, ninguém havia ganhado tantas corridas e tantos campeonatos quanto ele naquela época, ele era meu herói, eu o via trabalhar nos carros, conserta-los, pilota-los e ser campeão.

4 – HK – Richard Petty quando você iniciou a sua carreira na Nascar no fim dos anos 1950, você imaginava tudo o que passaria na sua carreira dentro desta categoria?

RP – Não, no começo as corridas de Nascar não eram tão organizadas, eles tinham um sistema precário, e eu não tinha noção do que poderia ser o meu futuro no categoria, eu só queria correr, uma corrida de cada vez.

5 – HK – Richard Petty você teve uma carreira irreparável, e foi um piloto interminável, não existe ninguém que tenha corrido quase 1.200 provas de Nascar ou qualquer outra categoria do automobilismo de competição, o que o manteve por tanto tempo competindo?

RP – Eu vim de uma família de pilotos, minha família toda estava envolvida  e as corridas eram o nosso negócio, Meu Pai era o chefe da equipe, Eu Pilotava e Acertava os carros, Meu irmão trabalhava nos motores, Meu primo trabalhava embaixo dos carros (crouch). Assim nós conseguimos nos manter todos juntos por mais de 30 anos,  e esse era o núcleo das Empresas Petty (Petty Enterprises).

6 – HK – Richard Petty existem corridas que são especiais, corridas que são lendárias em várias categorias, citando as 24 Horas de Le Mans nas provas de Turismo e Regularidade Europeu, Silverstone e Monte Carlo na Fórmula 1, 500 Milhas de Indianapolis na Fórmula Indy, e os pilotos que ganham estas corridas pelo menos uma vez entram para a história, você ganhou as 500 Milhas de Daytona 7 vezes, como você se define como piloto?

RP – Sabe, Eu nunca pensei que eu fosse um bom piloto, Eu tinha um ótimo equipamento, Um ótimo carro e ótimas pessoas trabalhando comigo nessa época. E tudo isso junto me levou a ser Campeão, não era e nunca foi um esporte de uma pessoa só, tinha muita gente fazendo o trabalho duro, e o Show era feito por todos.

7 – HK – Richard Petty em algum momento da sua carreira você teve o desejo de pilotar em LeMans ou Indianápolis?

RP – Sabe, eu nunca pensei em correr em LeMans ou Indianapolis ou qualquer corrida com outros carros, e se eu deixasse a equipe ou as corridas, eles teriam que fazer algo diferente, contratar um piloto de fora e eu poderia ser o responsável por arruinar o negócio da minha família, por isso sempre me mantive na Nascar.

8 – HK – Richard Petty voltando a falar de LeMans, o fato de você ter sido piloto da Chrysler em boa parte da sua carreira, principalmente nos anos 60/70 influenciou na sua não participação na lendária corrida Francesa?

RP – Eu ser um piloto da Chryrler não me impediu de corre em LeMans, eu era parte de uma equipe, e como eu disse antes esta equipe era o negócio da família, e eu não queria deixa-lo.

9 – HK – Richard Petty as suas estatísticas são irrepreensíveis, você foi campeão da Nascar em um intervalo de 15 Anos inacreditáveis 7 vezes, tem piloto que não tem este tempo de carreira, na sua opinião o que você tinha que os outros pilotos do seu tempo não tinham?

RP – Eu acredito que tenha sido a minha dedicação, por que o que eu queria fazer era pilotar aquele carro, e como era o negócio da família eu queria fazer parte disso, e eu nunca pensei em fazer algo diferente do que ser o dono da minha equipe de corridas ou ser piloto, essa era a minha ambição, e foi por isso que mantive nisso por todos estes anos, eu não tinha escolha.

10 – HK – Richard Petty existe uma máxima entre os pilotos que alguns adversários fazem com que se tire o melhor de cada um na competição, quem foram os seus principais rivais na sua carreira, pode cita-los e dizer as suas principais características como pilotos?

RP – Esta é uma boa pergunta, eu acho que era a minha dedicação, a determinação, a vontade de fazer o melhor, dia a dia, o próximo dia sempre tinha que ser melhor que o anterior, era o meu jeito de ser, e é até hoje, nunca parei para pensar ou reparar se as coisas que eu fazia naturalmente seriam qualidades.

Creio que o meu principal Rival e com certeza o mais competitivo foi David Pearson, ele teve 105 vitórias na Nascar, talvez ele tenha sido o melhor que eu competi em todos estes anos de Nascar. Ele era bom em todos os tipos de circuitos, fossem eles Ovais, Dirty Tracks, Short Tracks, Speedways, em qualquer corrida ele era o homem a ser batido, e muitas e muitas vezes ele esteve atrás de mim nas corridas tentando me ultrapassar.

11 – HK – Richard Petty aproveitando a pergunta anterior, quais eram as suas principais características como piloto?

RP – Bem eu acho que tinha Bons Reflexos, Uma ótima visão, e um equipamento muito bom, e nas grandes corridas eu tinha obrigação de ir bem porque afinal de contas era o ganha pão da minha família, a partir daí as coisas aconteceram naturalmente, ganhar corridas, me tornar dono da equipe, A Petty Racing.

12 – HK – Richard Petty a equipe e o carro são importantes quesitos que aliados ao piloto fazem campeões, qual o seu carro de todos os tempos? E Porque?

RP – Provavelmente foi o Plymouth Superbird, eu corri com ele por 5 anos e ganhei 4 campeonatos, me esforçando muito para lembrar com certeza ele foi o melhor de todos, um carro completo, se não fosse por ele não teria ganhado tantas corridas, o seu desempenho era bom na maioria dos circuitos (Speedways ou Dirty Races).

13 – HK – Richard Petty a sua família se transformou em uma dinastia de pilotos, o que você acha que contribuiu para isso, ou foi por acaso?

RP – Não, eu não contribui para meu pai se tornar um piloto, foi exatamente o contrário, o meu pai me influenciou, aos meus irmãos e seu neto. Foi ele que começou a Dinastia e nós mantivemos o nome por um bom tempo, eu contribui, mas quem deu inicio a tudo isso foi o meu pai, só tentamos continuar o seu legado.

14 – HK – Richard Petty um dos meus circuitos prediletos é o de Talladega, é um circuito sem igual pelo mundo e as corridas por lá são sempre eletrizantes, mas eu também gosto muito de Martinville e Dover. Qual é o tipo de circuito que você se sentia mais a vontade, os Superspeedways ou os circuitos curtos?

RP – Sabe, para mim não fazia diferença, eu gostava de correr em qualquer tipo de pista, eu só amava ser piloto e competir, então em qualquer pista que eu competisse eu estava tentando vencer, e foi por isso que fui campeão tantas vezes na Nascar.

15 – HK – Richard Petty durante as décadas que você esteve na NASCAR a categoria evoluiu muito, tanto nos carros, quanto na segurança dos circuitos e espectadores. Na sua opinião qual foi o pior momento que  a NASCAR enfrentou em termos de segurança? Depois do acidente em Darlington você pensou em parar?

RP – Quando a Nascar começou os carros não tinham segurança além do Cinto de Segurança e o Capacete, com o passar dos anos eles implementaram mais e mais módulos de segurança nos carros.

O Pior acidente que eu tive provavelmente foi em Darlington, o meu carro capotou de 4 a 5 vezes, após este acidente foram adicionadas redes para manter os braços dos pilotos dentro dos carros, por causa destes acidentes a Nascar teve que fazer várias mudanças…

Os Carros estão nos dias de hoje 100% mais seguros do que eles eram a 30 anos atrás, com mais equipamentos de segurança para o piloto que eu não tive quando pilotava, na minha época eu passei por todo tipo de acidente, e quando eles aconteciam basicamente a minha equipe era responsável de me tirar do carro, bem, acredito que sou muito sortudo por ainda estar por aqui…

Os Carros de hoje ficaram menores e mais rápidos, o que acentua o número de acidentes, mas mesmo assim estão mais seguros.

16 – HK – Richard Petty o seu legado é tão grande que mesmo num país como o Brasil onde a NASCAR não é tão tradicional você é reconhecido como um dos maiores de todos os tempos. O que você conhece de Automobilismo do Brasil?

RP – Não conheço muito, mas um parente esteve no seu pais e gostou muito, eu tenho um grande amigo que gostaria de visitar no Brasil, o Christian Fittipaldi, então eu poderia visita-lo um dia.

17 – Você colecionou miniaturas diecast de carros?

RP – Eu nunca colecionei carros em miniatura, mas eu comprei muitos para o meu filho, ele tinha caixas cheias de miniaturas de carros, o meu filho tinha uma grande coleção.

Gostaria de dizer que este é o maior momento da minha vida como editor de um site de noticias ligado ao automobilismo, além de estar entrevistando, na nossa opinião, o maior piloto de todos os tempos, Categoria por Categoria, sou colecionador de Nascar, e tenho Richard Petty como o meu maior ídolo como Piloto, foi uma honra poder ter redigido todas estas questões e poder dividi-las com os amantes dos automobilismo aqui no Brasil.

Agradecimentos Especiais:

Guilherme Motta Schiavon – Entrevista por Telefone e Tradução

Bruno Missiato – Tradução

Daniel Menezes – Colaborador

Um pouco da sua Biografia do Mr. Richard Lee Petty.

Richard Lee Petty, conhecido como The King, é um ex-piloto automobilístico americano, foi o primeiro piloto a ser 7 vezes campeão da Nascar, também detém o recorde de 200 vitórias na categoria. É considerado por muitos americanos o maior piloto de todos os tempos.

Foi um dos mais bem sucedidos pilotos da Nascar Cup Series, com 7 títulos, nos anos de 1964, 1967, 1971, 1972, 1974, 1975 e 1979, isto é, em 15 anos foi 7 vezes campeão, possui o recorde de vitórias com 200 incluindo 7 vitórias nas 500 Milhas de Daytona, a prova lendária e mais importante da categoria, também detém o recorde de vitórias em uma única temporada com 27 no ano de 1967 e o recorde de 1o vitórias consecutivas em um mesmo ano.

Disputou a imensa maioria destas corridas pela Equipe Petty Enterprises que pertencia a sua família, usando o número 43 e com o carro com a pintura azul clara com vermelho.

O Seu Pai, Lee Petty, seu filho Kyle Petty e seu neto Adam Petty que faleceu no ano de 2.000 também foram pilotos da Nascar.

Richard Petty começou a sua carreira em 1958, em 1959 ele foi eleito o piloto estreante do ano na Nascar. Sua primeira vitória foi em Southern States Fairgrounds, no ano de 1960. Seu segundo título em 1967 sucedeu com um recorde de 27 vitorias em 48 provas disputadas, dez delas consecutivas. Nesse ano foi a única vez que conseguiu vencer as 500 Milhas do Sul de Darlington. Em 1975, alcançado o mesmo registro mas da era moderna, com 13 vitorias em 30 corridas.

A última temporada de Richard Petty na categoria foi em 1992, disputou a temporada inteira. Além disso, ele disputou a International Race Of Champions desde a sua temporada inaugural em 1974 até 1978, e em seguida, 1989. Petty terminou em quinto em 1978 e sexto em 1977. Aposentou-se como piloto em 1992, aos 55 anos.

Acompanhem a partir de agora algumas imagens que retratam um pouco da trajetória do Mr. Richard Petty – The King.

1 Comentário. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir