ENTREVISTA COM AARON FOTHERINGHAN
Primeiro nós do Hot Kengas gostaríamos de dizer que é uma honra para o nosso canal de notícias, poder entrevistar uma personalidade dos esportes radicais conhecido mundialmente, e acima de tudo um exemplo de vida para todos nós, e nesta entrevista aceitou dividir as suas experiências de vida com os nossos leitores…
Vamos a Entrevista…
1 – HK – Aaron onde você nasceu? Como era a sua família? E onde você cresceu?
R – AF – Eu Nasci em Las Vegas, EUA. Eu fui um dos seis filhos adotados em uma família muito amorosa.
2 – HK – Como foi a sua infância com a deficiência física, como era a relação com a sua família e em que momento você a superou?
R – AF – Minha infância com a Espinha Bífida, que implica em uma deficiência congênita localizada na medula espinhal, inviabilizando o movimento das pernas, passei muito tempo em hospitais por causa das cirurgias. Fui abençoado por ter uma família muito solidária para me ajudar nos momentos difíceis. Embora tenha tido muitas lutas, meus pais fizeram questão de estimular em mim, meu próprio senso de independência, pelo qual sou muito grato.
3 – HK – Como foi a sua experiência na escola? Qual é a sua formação acadêmica?
R – AF – A escola não era meu lugar favorito, embora eu gostasse de pular as escadas na escola entre as aulas. As crianças da minha escola me deram o apelido de Wheelz. Aos 15 anos, me formei no ensino médio cedo, para poder seguir minha carreira.
4 – HK – Quanto tempo você anda de cadeira de rodas? Conte-nos como e quando ela se tornou o seu veículo esportivo?
R – AF – Ando de cadeira de rodas em tempo integral há cerca de 19 anos, usei muletas por um tempo, mas por causa da minha Espinha Bífida ficou um pouco mais doloroso andar, com as rodas a vida ficou muito mais divertida. Eu sempre vi a cadeira como um ponto positivo, então, quando chegou a hora de começar a usá-la em tempo integral, foi um alívio. Aos 8 anos, entrei em um Skate Park pela primeira vez com a minha cadeira, e foi aí que tudo começou.
5 – HK – Você participou de eventos esportivos, disputando com outros cadeirantes, existia ou existe uma categoria específica? Como isso aconteceu na sua vida?
R – AF – Em 2005, eu competia contra ciclistas de BMX em competições locais. Eu sonhava em poder participar de concursos com outros usuários de cadeiras. Agora, temos concursos específicos do WCMX, onde usuários de cadeiras de todo o mundo competem entre si.
6 – HK – Nós estamos fazendo algumas perguntas específicas, porque aqui no Brasil, ainda não temos equipamentos suficientes nos espaços públicos para integrar a pessoa com deficiência física em nossos Bairros e Cidades, ainda temos que melhorar muito para oferecer condições para que pessoas com problemas de locomoção tenham as mesmas condições da maioria, Como é ai nos EUA?
R – AF – Sempre me senti extremamente abençoado por morar nos EUA, porque é muito acessível aqui, realmente eu nunca tive nenhum problema aqui de acessibilidade.
7 – HK – Ficamos sabendo que você dá palestras motivacionais e workshops para crianças e jovens com deficiências físicas, você acha que é uma missão na sua vida ajudar os outros que tem deficiências como você a superar obstáculos que você superou? Você se acha um exemplo para estas pessoas?
R – AF – Sinto-me extremamente abençoado por estar em posição de ajudar e inspirar outras pessoas, enquanto sou capaz de fazer o que amo. Estive na posição de ser um exemplo para outras pessoas também em cadeiras de rodas e, apesar de muita pressão, foi muito gratificante.
8 – HK – Como é a sua participação na categoria WCMX, que para quem não conhece é uma mistura de Skate com BMX, Você nos dias de hoje compete como atleta? Quais são os riscos? E quais são as garantias que a categoria oferece para os atletas?
R – AF – Sim continuo competindo até hoje, sou o atual Penta Campeão do Mundo no WCMX. Assim como em qualquer esporte de ação, existe o risco de lesão, mas o WCMX também oferece a oportunidade de crescer e progredir. Esse esporte me deu a oportunidade de viajar pelo mundo fazendo o que eu amo.
9 – HK – Você é o primeiro portador de deficiência física em uma cadeira de rodas a saltar e vencer a Mega Rampa, é um feito difícil até para skatistas sem deficiências, como foi vencer este desafio? E quem teve esta ideia maluca?
R – AF – A Mega Rampa é praticamente o auge dos esportes de ação, é muito difícil, independentemente do esporte que você está praticando. Eu sonhava em andar na Mega Rampa de Bob Burnquist desde pequeno. Ser bem-sucedido na Mega Rampa era algo que eu sempre quis e, então, quando aconteceu, eu quase não podia acreditar. Ainda é surreal!!!
Neste link vocês acompanharão a performance de Aaron saltando a Mega Rampa, esta reportagem foi exibida no programa Esporte Espetacular, Acessem através do link a seguir: https://globoplay.globo.com/v/8075887/
10 – HK – Como foi entrar para o Guinness Book? Conte para nós como foi mais esta aventura na sua vida e quem teve esta ideia?
R – AF – Ser capaz de bater 5 recordes do Guinness Book foi um sonho absoluto realizado. Tive a ideia de alcançar recordes mundiais, para estabelecer alguns recordes na Mega Rampa, porque eu queria fazer algumas das acrobacias que oficializei, mas 20 de julho de 2018 foi um dos dias mais assustadores da minha vida, mas consegui obter 3 registros de recordes em poucas horas.
11 – HK – Outro evento legal que você participou, e talvez não tenha tido tanta repercussão foi a sua participação na abertura das Paraolimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, Como aconteceu o convite para sua participação? E qual foi a sua emoção?
R – AF – Fazer parte da cerimônia de abertura do Rio era absolutamente surreal. Eles entraram em contato comigo cerca de um ano antes, para planejar tudo. Eu estava contando os dias. Trabalhamos em estreita colaboração com Bob Burnquist para preparar tudo, então eu sabia que estava em boas mãos. Mas eu ainda estava extremamente nervoso. Provavelmente o mais nervoso que já estive na minha vida toda. Mas foi um dos destaques da minha carreira, com certeza!!!
12 – HK – Você nas redes sociais Facebook e Instagram tem um número muito grande de seguidores, em sua opinião a que se deve todo este fascínio por sua história? Como você lida e interage com os seus seguidores?
R – AF – Eu sempre me surpreendi com a quantidade de seguidores que mantive ao longo dos anos. Eu acho que eles são fascinados porque geralmente as pessoas não acham que uma cadeira de rodas pode ser muito divertida. Eu acredito que os seguidores são iguais a uma família. Eu amo o apoio e o amor que recebo de todos nos meus canais sociais. Este apoio me empurra para continuar.
13 – HK – A Primeira referência que nós tivemos a alguns anos atrás, de uma marca de brinquedo criando algo tendo como inspiração e trazendo uma mensagem para todos a respeito dos deficientes físicos foi produzido pela LEGO, Você ficou sabendo? O que você achou disso?
R – AF – Sinceramente eu nunca vi isso, Mas achei muito legal a ideia!!!
14 – HK – Você coleciona ou já colecionou miniaturas de carros? Você já teve alguma miniatura Hot Wheels ou Matchbox?
R – AF – Sim, claro, quem não teve? Adorei minha coleção de carros de brinquedo quando criança.
15 – HK – Neste ano a Hot Wheels lançou um modelo de miniatura na Série Básica Hot Wheels inspirado em você e na sua cadeira de rodas, como foi que isso aconteceu?
R – AF – Fui contatado por um dos designers da Hot Wheels para falar com a empresa e, é claro, fiquei totalmente deprimido. Depois que falei com a equipe, fiquei surpreso por eles me mostrarem o conceito do que queriam fazer. Ai gostei muito.
16 – HK – A Missão da criação deste modelo para Hot Wheels ficou a cargo do Designer Alvin Chan, Você o conheceu pessoalmente? Você ajudou na criação do modelo? O que você achou do resultado final?
R – AF – Não sei se o conheci, mas sim, eles me incluíram no processo de design – o que era surreal! Estou absolutamente apaixonado pela cadeira de rodas – a Hot Wheels fez um trabalho fantástico ao transformar verdadeiramente a cadeira de rodas em um brinquedo.
Acompanhem a entrevista do Designer Hot Wheels Alvin Chan que foi o responsável pela criação da Cadeira de Rodas do Aaron Fotherighan através do link a seguir: https://hotkengas.com.br/2019/11/04/entrevista-com-o-designer-hot-wheels-alvin-chan-criador-da-wheelie-chair-cadeira-de-rodas/
17 – HK – Conceitualmente, nós do Site Hot Kengas achamos que esta é a miniatura mais importante lançada em 2019 e talvez um dos modelos com maior significado social, carga emocional, e com alma e grandeza de espirito nunca antes lançado na história da Hot Wheels desde 1968 quando a marca surgiu, Qual a sua opinião sobre esta afirmação?
R – AF – Isso foi bem dito – e eu não poderia discordar nunca desta afirmação. Na minha vida, vi minha cadeira de rodas como um brinquedo e não apenas como um dispositivo médico, e a Hot Wheels realmente incorporou essa mentalidade ao transformar a cadeira de rodas em um brinquedo. Quando criança, eu sempre fiquei triste por não haver cadeiras de rodas de brinquedo na loja e agora as crianças em cadeiras de rodas podem ter algo para brincar, e a Cadeira de Rodas da Hot Wheels tornou isso possível.
18 – HK – Aaron Fotheringhan conte-nos o que você anda fazendo? Quais são os seus planos para o futuro?
R – AF – Estou aprimorando minhas habilidades de fabricação e trabalhando na construção de cadeiras de rodas para continuar minha progressão no WCMX, além de andar de bicicleta. Planejo tentar alcançar mais pessoas com o WCMX e ajudar a construir o esporte!
19 – HK – Você esteve no Brasil em 2016 como dissemos nesta entrevista, O que você achou do Brasil? O que mais gostou? E se pensa em voltar para o nosso pais?
R – AF – O Brasil é um dos meus lugares favoritos para visitar!!! Eu tenho que dizer que a comida é a minha favorita, espero voltar em breve!
20 – HK – Uma ultima pergunta, você sabe se a Hot Wheels vai lançar uma versão do modelo da sua cadeira de rodas em uma Série Collectors para Adultos?
R – AF – Não sei ao certo qual é o plano no momento, mas seria ótimo!
Aaron Fotheringhan mande uma mensagem para os leitores do Site Hot Kengas aqui no Brasil e de todo o mundo que vão ler esta entrevista, fique a vontade e fale o que o seu coração mandar…
“ Quando a vida lhe der uma cadeira de rodas – encontre um Skate Park!!!! ”