.

ENTREVISTA COM MARIO ANDRETTI

O Site Hot Kengas tem a honra de entrevistar, ninguém mais, ninguém menos, que uma das lendas das pistas de todos os tempos, Mr. Mario Andretti.

Vamos à entrevista…

1 – HK – Mario Andretti quando e onde você nasceu, como foi a sua infância, como era constituída a sua família e em que cidade você cresceu?

R – MA – Eu nasci em 1940, na cidade de Montona, uma província de Ístria na Itália, logo depois da guerra a região foi tomada pela Iugoslávia, e minha família e eu nos mudamos para o centro da Itália, onde ficamos em um campo de refugiados por cerca de 7 anos, um pouco depois desta época decidimos partir para os Estados Unidos, eu cheguei aqui aos 15 anos de idade, e estamos por aqui até os dias de hoje, basicamente continuei minha vida, estudei aqui, e comecei a correr aos 19 anos.

2 – HK – Mario Andretti  você estudou até se formar, ou  você interrompeu os estudos por causa das corridas, já era uma vontade na sua juventude ser um piloto?

R – MA – Eu sempre quis ser um piloto, esta ideia vinha desde os meus doze anos, a primeira corrida que eu assisti foi o Grand Prix da Itália, em Monza, e naquela época meu ídolo era Alberto Ascari, que corria pela Ferrari, e eu fiquei fascinado pelo esporte, eu e meu irmão gêmeo Aldo, e a partir dessa corrida, decidimos que era isso que nós queríamos, e seria o nosso objetivo, mesmo ao chegar aos estados Unidos, não tínhamos um plano B, e então nós decidimos seguir nosso sonho.

3 – HK – Mario Andretti quem foi sua inspiração? E quem o incentivou a se tornar um piloto?

R – MA – Bem, como eu disse, eu me apaixonei pelo esporte, era a minha paixão, e minha inspiração começou quando eu ainda era um jovem rapaz, tendo como inspiração o Piloto Alberto Ascari, Piloto Italiano Bicampeão Mundial de Formula 1 nos anos de 1953 e 1954, e claro que eu fui motivado por isso, e sempre quis seguir essa carreira, sempre quis ser como Alberto Ascari, e isso me deu o motivo, a paixão e o desejo de me tornar um piloto.

4 – HK – Mario Andretti  você começou a sua carreira perto dos 19 anos, me corrija se estiver errado, aliás junto com o seu irmão gêmeo Aldo em um carro de Stockcar, esta realmente foi a sua primeira experiência no automobilismo de competição e como foi iniciar a carreira em ovais de terra batida?

R – MA – Nós descobrimos que havia algumas corridas locais nos Estados Unidos, então eu, Aldo e mais quatro amigos começamos a construir um carro de corrida, e quando atingimos os 19 anos, o carro estava pronto, mas legalmente eu ainda era menor de idade na época, naquele tempo você tinha que ter 21 anos para pilotar profissionalmente, então nós tivemos que falsificar nossa licença de pilotos, tivemos que trapacear um pouquinho, até que completássemos 21 anos, e depois tivemos que mentir sobre ter experiência em pilotar na Itália quando éramos mais novos, o que não era verdade, mas foi assim que fomos aceitos e começamos a correr naquele ano.

Na época nós tínhamos somente um carro e dois pilotos, então decidimos que Aldo seria o primeiro a correr, e na primeira corrida ele venceu, ai no próximo fim de semana eu corri e eu venci e foi assim que começou nossa carreira e nosso sucesso, porém no final da temporada, numa corrida perto da Filadélfia correndo as qualificatórias, Aldo teve um grave acidente no qual quase morreu e isso meio que interrompeu sua carreira até certo ponto, eu continuei a correr, e ele parou por um ano e após esse período retornou, 10 anos depois ele sofreu outro grave acidente, e finalmente decidiu parar…

5 – HK – Mario Andretti  depois desta experiência na Stockcar que rumo tomou a sua carreira como piloto, naquela altura você já tinha certeza que era aquilo que você queria para a sua vida?

R – MA – Eu tinha certeza que isso era o que eu queria para minha vida, sem dúvidas nenhuma, meu objetivo era continuar e correr até chegar ao máximo que eu pudesse com o carro, e como eu disse, quando eu fiz 21 anos e estava legalizado, eu comecei a pilotar e comecei a trabalhar nível por nível, melhorando e me aprimorando, e esse era meu objetivo e foi o que eu fiz até alcançar o topo.

6 – HK – Mario Andretti você se naturalizou norte americano e logo em seguida estreou em uma categoria que mais tarde daria origem a Formula Indy como aconteceram estes dois momentos  e qual a importância de cada um deles em sua vida?

R – MA – Bem, obviamente eu me tornei Campeão Nacional em 1965, nesse ponto da história nós estávamos nos EUA por 10 anos e então depois desse momento nós já tínhamos o Green Card e decidimos que esse pais seria nosso lar pro resto de nossas vidas e todos nós da família Andretti nos tornamos cidadãos americanos em sete de abril de 1965, e claro que no final da temporada quando eu venci o Campeonato foi um momento muito importante e feliz pra mim, na minha vida e para a minha família, como você pode imaginar, nesse momento eu senti que minhas metas estavam sendo alcançadas e eu queria continuar e fazer mais nas corridas e nesse esporte, e por consequência chegaria a correr na Formula 1.

7 – HK – Mario Andretti em seu curriculum você tem uma vitória em uma das provas mais tradicionais e importantes do automobilismo mundial, Indianapolis, conte-nos como isso aconteceu e como foi esta corrida, o que você se lembra dela e como ela ficou marcada em sua memória?

R – MA – Obviamente a corrida de Indianapolis era a mais importante para os pilotos americanos e era a corrida mais conhecida no mundo, no ponto de vista da minha carreira foi bem importante e precioso pra eu poder ter vencido, eu senti que podia competir, mesmo tendo problemas com outros pilotos, em algumas das corridas, eu tive a pole position, mas sofria por problemas mecânicos, apenas em 69 eu pude vencer, eu continuei competindo, corri em Indianapolis por 29 vezes, por 29 anos, e eu sempre senti que era capaz de vencer.

A corrida que eu venci foi a quinta que corri, Indianapolis foi uma corrida valiosa pra mim e foi uma boa forma de me lançar como piloto, eu me sentia capaz de competir e sentia que dominava Indianapolis em todas as vezes que corri, mas perdia por causa de falhas mecânicas nos carros.

8 – HK – Mario Andretti depois da Formula Indy, você migrou para outra categoria, a Formula 1, como foi a sua entrada na Fórmula 1? Quem o convidou? E como foi a sua estreia?

R – MA – Eu fui pra Formula 1 em 1968, eu disse para Colin Chapman que eu estava pronto para participar, e ele disse: “ok, eu vou conseguir um carro pra você” a primeira corrida foi o Grand Prix dos Estados Unidos, e eu coloquei o carro na pole position na primeira corrida, porém tive problemas mecânicos na corrida, mas ao menos sabia que eu era rápido o bastante para correr.

Eu não corri essa temporada completa por questões contratuais, precisavam de mim nos Estados Unidos e minha situação financeira era muito melhor aqui do que na Fórmula 1, então eu só corria em algumas partes da temporada, também corri para a March e Ferrari. Eu venci minha primeira corrida pela Ferrari em 1971, e em 1975 participei de uma temporada completa na equipe Americana Parnelli, com um carro que, sabe, não era muito competitivo.

Em 76 eu fui pra Lotus e senti que era o começo de algo bom pra mim na Formula 1, e dois anos depois eu fui Campeão Mundial de Fórmula 1, era o ano de 1978, e foi mais um objetivo ambicioso meu, que eu alcancei…

9 – HK – Mario Andretti você chegou a ser campeão da Formula 1, mas na verdade nunca teve um carro em outras equipes que te ajudasse a desenvolver todo o seu potencial como piloto, a não ser o carro da Lotus que você ganhou o título, porque isso aconteceu? Você acha que a concorrência era muito grande? As suas escolhas não foram as melhores? Você se desiludiu com a categoria?

R – MA – Existem várias coisas que compõem esse esporte, e para poder vencer você precisa de um carro capaz disso, não importa o quão bom você pense que é você não pode fazer milagres, então havia momentos depois do Campeonato com a Lotus, que nós tínhamos carros não tão competitivos, mas as equipes começaram a desenvolver carros muito melhores, o que me alegrou muito foi poder correr pela Ferrari em 82.

Quando a Ferrari teve um ano péssimo e perdeu um piloto após um acidente, e fui chamado para substitui-lo em Monza, eu já não estava mais correndo na formula 1, e fui capaz de colocar o carro novamente na pole position. Quando o carro é competitivo eu consigo usá-lo ao máximo. Quando eu tinha um carro competitivo eu podia vencer, e quando não tinha, eu não conseguia, é simples, eu me sinto feliz, porque pude ter uma última experiência boa com a Ferrari, conseguindo a pole position mas terminando em terceiro lugar.

Após isso eu voltei para os Estados Unidos e venci um Campeonato em 84, eu fui o vencedor mais velho da Indy em 1993, aos 53 anos de idade, eu sou feliz com a minha carreira, tendo seguido até 1994, ano no qual eu parei, por ainda estar no nível competitivo, mas quis parar em alto nível, no auge da plenitude como piloto, eu também corri a Le Mans três vezes e venci na minha categoria, eu sinto que tive uma carreira completa e me sinto orgulhoso e feliz sobre os resultados da minha carreira.

10 – HK – Mario Andretti você chegou a correr com o Emerson Fittipaldi? Qual a sua relação com ele?

R – MA – Eu sempre tive uma boa relação com o Emerson, eu conheci todos os melhores pilotos do Brasil, Rubens Barrichello é um bom amigo, eu conheci o Senna, que era companheiro de equipe do meu filho em 1993, e eu tenho muita consideração e respeito por pilotos como Tony Kanaan e os outros grandes pilotos brasileiros que também são bons amigos. Eu valorizo isso e isso é muito importante para mim, por que todos amam o esporte, como eu amo, e isso é o que eu respeito mais que tudo. Sinto-me feliz em poder chamá-los de amigos.

11 – HK – Mario Andretti você conheceu o Ayrton Senna? O seu filho chegou a correr com ele, Qual a lembrança que você tem dele? E qual a sua opinião sobre ele como piloto?

R – MA – Todos sabemos que ele é um dos maiores pilotos de todos os tempos com certeza, eu o encontrei várias vezes, estava em Mônaco quando ele venceu seu primeiro campeonato e o encontrei muitas vezes quando ele ainda era companheiro de equipe do meu filho, então, isso fala por si só, ele é considerado um dos melhores, e foi uma pena a tragédia que interrompeu a sua vida tão cedo, mesmo ele tendo tanto para oferecer, o povo brasileiro deve ser muito orgulhoso dele, ele é um tesouro do Brasil com certeza.

12 – HK – Mario Andretti em sua opinião quem foi o maior piloto da Formula 1 de todos os tempos e porque?

R – MA – Não, eu não posso lhe dizer isso, não cabe a mim julgar, é difícil fazer esse julgamento, é impossível faze-lo e tudo isso por causa de circunstâncias e situações diferentes, você nunca conseguira essa resposta de mim.

13 – HK – Mario Andretti você tem acompanhado a Formula 1 nos últimos anos? Qual a sua opinião sobre a categoria nos dias de hoje? Ela Consegue te empolgar?

R – MA – Sim, eu assisto, eu sempre amei a Formula 1, para mim ela é especial de várias formas, eu amo o lado técnico das corridas, tudo sobre elas na verdade, quando assisto me familiarizo com o que vejo, tenho muitos amigos na Formula 1 e eu sempre continuarei a estar interessado nela com certeza, e sei que sempre há algo de bom acontecendo nessa categoria, Eu Amo a Formula 1.

14 – HK – Mario Andretti você volta para a Formula Indy, é o filho voltando a sua casa, as suas origens, como foi voltar e como você foi recebido pela categoria?

R – MA – Foi incrível, sabe, a Indy era como minha terra natal, então quando eu voltei os fãs foram maravilhosos, os fãs de corridas são importantes e sempre me fazem me sentir muito bem, eu me senti voltando para minha família, é especial, sempre que vou assistir sou recebido de uma forma calorosa e muito boa.

15 – HK – Mario Andretti você vence um campeonato na Formula Indy logo após o seu retorno, e aos 44 anos, conte-nos como foi essa experiência? Foi à comprovação que a sua decisão de voltar à categoria tinha sido acertada, a idade em algum momento te atrapalhou?

R – MA – Eu acho que eu superei isso, quando eu retornei eu fui para uma equipe bem competitiva e venci em 1984, e isso confirmou que eu ainda poderia competir em um nível elevado, eu venci mais 18 corridas após o Campeonato, então o fator idade não era negativo pra mim, por que eu era movido pelo amor e paixão pelo esporte, o que é muito importante, eu nunca quis parar, eu nunca senti que era o suficiente, meu amor por correr me manteve e foi o que me fez me aposentar só quando cheguei aos 54 anos, ninguém foi tão longe.·.

16 – HK – Mario Andretti descreva a sua trajetória na Formula Indy? Quem foi o seu maior rival nas pistas? Você mudaria algo ou faria exatamente tudo de novo?

R – MA – Eu tive muitos rivais, dezenas ou até mais, eu nunca poderia dizer, sempre há alguém em certo dia que está melhor do que você, então você precisa trabalhar duro pra ser melhor, e é assim que compreendo as corridas, eu poderia nomear dezenas de rivais na minha carreira, mas não farei isso por medo de esquecer algum nome.

17 – HK – Mario Andretti quem você acha que foi o maior piloto de todos os tempos na Formula Indy? E o que você acha da categoria nos dias de hoje?

R – MA – Eu estou te dizendo que nunca havia só um, sempre havia mais e eu nunca responderei especificamente por que existiram muitos pilotos.

18 – HK – Mario Andretti você sempre foi considerado um dos pilotos mais rápidos e em várias categorias, como isso acontece, quando os carros de uma categoria para outra tem tantas diferenças, seja no seu Peso, Tamanho, Potência e na Aerodinâmica? Qual era o seu segredo?

R – MA – Em cada categoria é importante ter um carro capaz de competir, como eu disse antes, como um piloto, foi muito bom ir para outras categorias, tendo carros competitivos, é o que te possibilita atingir resultados, eu sinto que como piloto você deve identificar o equilíbrio do carro, e eu me considerava muito bom em usar o máximo do carro, por isso fui capaz de vencer em toda categoria pela qual eu passei, mesmo com as diferenças, o principal é o equilíbrio, eu consigo entender essa dinâmica.

OBS.: As últimas duas questões não estão com as suas respectivas respostas, porque o último áudio ficou muito ruim, e incompreensível, assim que obter estas duas questões eu re-edito a entrevista, tudo isso para cumprir o compromisso de publicar a entrevista hoje conforme combinado.

19 – HK – Mario Andretti você teve uma carreira irreparável, e foi um piloto interminável, existem poucos pilotos que tenham corrido tanto e em tantas categorias como você dentro do automobilismo de competição, o que o manteve por tanto tempo competindo?

20 – HK – Mario Andretti você pertence a um clube exclusivíssimo de pilotos, Foi Campeão na Formula 1, Campeão na Formula Indy, Ganhou 3 das Provas mais importantes do automobilismo mundial Le Mans, 500 Milhas de Indianapolis e 500 milhas de Daytona, como você se define como piloto?

Gostaria de dizer que este é um dos maiores momento da minha vida como editor de um site de noticias ligado ao automobilismo, além de estar entrevistando, em nossa opinião, um dos maiores pilotos de todos os tempos, e em várias categorias, foi uma honra poder ter redigido todas estas questões e poder dividir toda a sua experiência de vida dentro do automobilismo com os amantes das corridas aqui no Brasil.

Créditos Especiais: Guilherme Motta Schiavon – Entrevista via Telefone junto ao Mr. Mario Andretti e Tradução dos Áudios.

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

1 Comentário. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir