Nos últimos dias anunciaram o lançamento do filme Ford v. Ferrari, o filme será estrelado por Matt Damon e Christian Bale, sendo dirigido e co-escrito por James Mangold, este filme trás a narrativa de uma das lendas mais românticas, fascinantes, e espetaculares do automobilismo mundial, quando a Ford montou uma equipe para desbancar o reinado da Ferrari nas 24 Horas de Le Mans.
O Filme tem estreia prevista para 15 de Novembro de 2019.
Uma equipe de Engenheiros e Designers norte americanos liderada por uma das lendas do automobilismo, ninguém mais, ninguém menos, Mr. Carroll Shelby. Se repararem é a segunda vez que nos referimos a uma lenda, mas esta história, isso história “H”, que trás um simbolismo muito além de qualquer outra história sobre carros, sobre a capacidade humana da superação, ou sobre o que uma decepção ou contrariedade pode causar, levando pessoas a criar uma situação que motivaria a construção de um super modelo, que seria reverenciado 50 anos depois, por seus feitos dentro de uma pista de corridas.
O Ford GT 40, foi um projeto inspirado e criado a pedido de Mr. Henry Ford II, presidente da Ford a época, para correr as 24 Horas de Le Mans com o único intuito de bater a Ferrari que até aquele momento dominada esta corrida, que era a mais importante da categoria.
Agora porque toda esta volúpia em bater a Ferrari, vamos contar um pouco desta história…
A Ferrari havia sido colocada à venda por Enzo Ferrari, e a sua venda estava sendo negociada com a Ford Motor Company, só que na última hora o “Comendador” desistiu, e ai virou uma questão de honra construir um carro tão bom que derrotaria a Ferrari nos seus domínios, onde havia ganhado várias corridas, e já tinha escrito o seu nome na história do Automobilismo de Performance e Resistência.
E não foi uma tarefa fácil, e para uma missão dessas foi convocado Mr. Carroll Shelby, esta verdadeira epopeia teve inicio em 1963 quando a Ford criou o projeto FORD GT, o inicio deste projeto teve o comando de John Wyer, tendo como base o modelo Lola MK6, a Inglaterra foi o verdadeiro berço da Flecha de Le Mans, todas as referências ao modelo base e suas linhas aerodinâmicas, foram preponderantes para a criação do modelo Ford GT 40, GT de Gran Turismo e 40 era uma referência da altura de sua carroçaria, 40 polegadas ou 1029milimetros, o bólido era colado no chão…
Depois de várias decepções com a performance do modelo, entra em ação finalmente, Carroll Shelby, que redesenhou o modelo, e assim surge o design inconfundível dos Ford GT 40, e nessa combinação e parceria, o modelo ganharia outra alcunha “O Matador de Ferraris”.
O Modelo foi quatro vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans, 1966, 1967, 1968 e 1969, em Julho de 1966 o Ford GT 40 chega em PRIMEIRO trazendo mais dois carros do time em SEGUNDO e TERCEIRO lugares, e foi quando finalmente Mr. Henry Ford II consegue a sua vingança, destronando a Ferrari, sendo a primeira empresa americana a vencer esta corrida lendária.
O Ford GT 40 entrou para o Hall Of Fame com o único modelo a vencer quatro vezes consecutivas às 24 Horas de Le Mans, a Ferrari havia vencido seis provas, mas com modelos diferentes.
Este modelo lendário, inspirou várias coleções e lançamentos de Miniaturas Coleci-onáveis em diversas escalas e Marcas, no final desta matéria vocês acompanham as imagens do veículos reais e de suas versões em miniaturas diecast. |
1 Comentário. Deixe novo
[…] Se quiserem conhecer um pouco do modelo real que inspirou a miniatura da Hot Wheels acessem o link a seguir: https://hotkengas.com.br/2019/06/01/ford-vs-ferrari-o-filme-a-historia-de-umas-das-maiores-rivalidad… […]