No último final de semana foi realizado um concurso de customização dentro do 1° SDB, para alguns é somente uma atração dentro dos vários departamentos de um evento de colecionadores, mas para aqueles que militam no segmento e são apaixonados pela arte da transformação e personalização é muito mais sério que isso…

Como conceituar, quantificar, valorizar um trabalho, verdadeiras obras de arte, quando não se sabe ou conhece a história do que se analisa ou julga, a regra pétrea de um concurso de customização deveria ser que os participantes sejam CUSTOMIZADORES ou pelo menos REPRESENTANTE AUTORIZADOS PELOS CUSTOMIZADORES, e para um proprietário de um destes trabalhos, que tenha a autorização do ARTISTA para para participar em seu nome, mas o prêmio deve ser sempre do CUSTOMIZADOR, se houver dúvida se foi ou não foi o portador o responsável pelo trabalho pedir o processo de criação da peça a ser julgada, ou uma carta do Customizador nomeando o portador como o seu representante, para alguns que não entendem o que estes trabalhos significam para o artista, que levam horas, dias, talvez meses para que este processo de criação seja concluído, não tem tanta importância, mas evitaria que erros e distorções acontecessem como as que aconteceram no 1° SDB…

É justo alguém que não seja o customizador levar o prêmio, fama ou reconhecimento pelo trabalho que não fez? como julgar sem entender o que está julgando.

O comitê de jurados pode ser composto pelo STAFF DO EVENTO quando um dos participantes faz parte do STAFF e da ORGANIZAÇÃO DO PRÓPRIO CONCURSO, o despreparo foi tamanho, e o vício do júri foi tão grande, que um dos customizadores presentes, e ele é um dos grandes do Brasil, e que todos do meio conhecem ouviu a seguinte frase de pessoas ligadas ao STAFF “Vai começar a votação, vamos lá votar no Itinha” tenho que citar o ITA porque foi o que aconteceu, o que já estava comprometido, ficou ainda pior, pois não se vota na pessoa e sim no trabalho apresentado, por isso nos grandes concursos as fichas estão viradas para que se julgue o trabalho e não quem o fez…

O Itinha é um dos grandes do nosso segmento de Customizadores brasileiros e esta entre o Top Five, sem dúvidas nenhuma está no roll dos melhores do mundo, já concorreu em vários concursos dentro e fora do Brasil e ganhou vários, e não precisava ter passado por isso…

Por não concordarem com está situação dois customizadores que estavam competindo no concurso retiraram os seus trabalhos do evento.

O Customizador Júlio Gomes fez uma miniatura sob encomenda do Grupo Manaus Diecast, esta miniatura concorreu em nome de Alê Lopes, e o trabalho do Jryders acabou sendo premiado, e o que aconteceu, o customizador não recebeu o prêmio…

Se quiserem conhecer a miniatura o Hot Kengas fez uma matéria sobre ela e o Grupo Manaus Diecast, confiram no link abaixo…

https://hotkengas.com.br/2019/08/10/o-grupo-manaus-diecast-completa-5-anos-festa-no-colecionismo-do-amazonas/

A Propriedade intelectual tem que ser respeitada sempre, ninguém pode ser premiado ou obter notoriedade e reconhecimento por uma coisa que não é o autor…

Um adendo, acho que ainda há tempo para que o pessoal do Manaus Diecast entregue este troféu para o seu legítimo dono que é o Júlio Gomes, seria uma atitude louvável, e consertaria pelo menos está situação, e conhecendo a galera do Manaus Diecast eu acho que é isso que vai acontecer…

Para evitar estas situações que aconteceram durante o evento, o regulamentado tem que ser bem feito, e com a participação de todos os concorrentes do concurso, os customizadores, que são os mais interessados e se houver prejuízo por causa da regra mau feita, eles serão os maiores prejudicados…

Muitos customizadores se sentiram prejudicados e ficaram chateados do jeito como as coisas aconteceram durante o evento. Esta critica serve para que a organização em caso de uma nova edição, evite repetir as mesmas falhas de 2019 e faça um evento ainda maior e mais justo, ou que pelo menos não levante suspeitas sobre um concurso que deveria ser o congraçamento da Customização Brasileira, e 2020 não aconteça o mesmo e muito mais customizadores possam participar…

Acompanhem agora as imagens captadas no evento, Todos os trabalhos que participaram e concorreram no concurso assim como os troféus…

Os Organizadores do evento se quiserem se manifestar a respeito, fiquem a vontade, assim como os Customizadores que participaram do referido concurso, este é um Canal de Informação Livre e Democrático…

[foogallery id=”6952″]

5 Comentários. Deixe novo

  • E quando o organizador do evento participa com sua loja de uma votação? Segue a mesma linha… sai em vantagem em cima de qualquer outro.

    Não é a toa que em concursos, a participação de organizadores e familiares é vetada. Tudo para que não paire dúvidas sobre o resultado

    Responder
  • Parabéns pela matéria, mas esse é apenas uma das inúmeras falhas observadas durante o citado evento.

    Responder
  • Avatar
    Denis Tchobnian
    agosto 26, 2019 11:25 pm

    Não sou participante ativo de eventos diecast, não sou profundo conhecedor do mundo diecast mas concurso é concurso em qualquer lugar. Sua análise está perfeita Silvio. Parabéns. Um grande abraço.

    Responder
  • Avatar
    Glayson Tannure
    agosto 27, 2019 10:14 am

    Se o concurso é para escolher a melhor miniatura customizada em sua categoria, o trofeu é da mini e não do customizador. É a mini a ser julgada e não quem a fez ! Se você restaura um carro antigo, paga mecânico, pintor, lanterneiro, capoteiro e eletricista, leva o carro para uma exposição e ele é premiado, o premio é do carro e não de quem fez o trabalho. Quem fez o trabalho ganha todo o reconhecimento e geralmente fama por fazer algo excepcional. Sendo assim, se uma mini premiada for vendida, o trofeu deve acompanha-la, pois foi ela quem foi avaliada, e não o customizador.
    Agora, a votação, deve ser feita por pessoas que entendam o suficiente para avaliar o trabalho e seu grau de dificuldade e detalhes. Pode se dar um trofeu para o trabalho votado pela multidão, pois quem não entende, vai votar no que acha mais bonito, e não no trabalho em si.

    Responder
    • O nível do concurso estava muito bom .. haviam muitas miniaturas sensacionais … mas eu como espectador e votante me decepcionei com o fato de poder votar apenas em 1 mini … acho que seria bem mais interessante se pudéssemos votar em 1 mini de cada categoria .. acho que seria mais justo…
      Fora isso sou grande fã do trabalho do Ita mas admito que achei estranho ele participar do concurso sendo do Staff do evento .. acho que o justo seria que integrantes da organização nos se envolvessem em nada que fosse premiado !!!
      Vamos aguardar o salão 2020 e torcer para que essa parte importante do evento seja melhor pensada !!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir