No ano de 2024, a Hot Wheels dentro de sua Linha Básica lançou alguns modelos icônicos da indústria automobilística, hoje vamos falar um pouco sobre o modelo Gordon Murray Automotive T.50s, que estreou este ano no Casting Hot Wheels dentro da Série Básica Hot Wheels dentro da Sub-Série HW EXOTICS e a sua versão na escala 1/64 foi uma criação do Designer Hot Wheels Fraser Campbell.

O Modelo real nesta versão foi criado na Inglaterra no ano de 2023, um design da Gordon Murray Automotive, o T.50s é a versão de pista do icônico supercarro GMA T.50.

O Gordon Murray Automotive T.50s Niki Lauda é um modelo voltado para pista, um carro superesportivo de três lugares de alto desempenho e produção limitada projetado e fabricado pela Gordon Murray Automotive (GMA), destinado a ser o sucessor da McLaren F1, modelo movido por um Cosworth GMA V12 4.0L e possui um ventilador na parte traseira que suga o ar para fornecer ao carro um significativo efeito solo, semelhante ao seu homólogo de estrada.

O carro foi batizado com o nome do Tricampeão de Fórmula 1, Niki Lauda, que adquiriu um carro de Fórmula 1 com um sistema de ventilador semelhante que Murray também projetou.

A produção deste modelo será limitadíssima, serão produzidos 25 unidades, cada uma com o custo de aproximadamente 3,1 milhões de libras, existem planos para que seja criada uma série própria de corridas, cada chassi receberá um nome comemorativo individual, levando o nome das principais corridas vencidas pelos carros projetados por Gordon Murray.

Os primeiros vinte e quatro modelos comemoram as vitórias da Fórmula 1, enquanto o carro final comemora as 24 Horas de Le Mans.

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MODELO REAL DO GORDON MURRAY AUTOMOTIVE T.50s

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O Gordon Murray Autmotive T.50s Niki Lauda é um hipercarro com direção central, motor V12, com mais de 650 cavalos de potência, tudo isso embarcado em um chassi e carroceria com aproximadamente 980 kg de peso, supera tranquilamente os 300 km/h.

Modelo foi idealizado pelo mesmo engenheiro que é considerado o pai do lendário McLaren F1, o T.50s traz modificações mecânicas e estruturais voltadas às pistas, modelo homenageia Niki Lauda, e carrega em sua carenagem o nome da lenda e tricampeão da Fórmula 1.

Uma versão melhorada do modelo T.50, o T.50s mostra que nada é tão bom que não possa melhorar, um motor 3.9 foi redesenhado para atingir quase 750 cv, com corte de injeção na casa das 12.100 rotações por minuto, além disso foi criado um scoop de admissão no seu teto, levando ar diretamente à admissão do motor.

Um motor V12 mais leve que já foi concebido para rodar nas ruas, com apenas 162 kg. este pacote trás um ganho de performance e a consequência é que a sua potência é muito além do imaginário e a sua relação peso-potência supera os LMP1 utilizados nas 24 Horas de Le Mans, suas válvulas são feitas de Titânio e os seus cabeçotes e comandos de válvulas foram modificados para suportar a razão de compressão de 15:1.

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O modelo que leva o nome de Niki Lauda é construído a partir de monobloco de fibra de carbono, com rigidez e leveza reforçados e segurança estrutural de ponta, no lugar de soldas, foram utilizadas a técnica que une peças em sanduíche, no qual uma tela de alumínio dá liga às partes de carbono.

O peso sempre foi uma obsessão para Gordon Murray, que obrigava seus pilotos a tirarem os relógios a fim de salvar míseras gramas antes da pilotagem. Não surpreende em nada, que o T.50s tenha rodas de magnésio com 6 kg cada, além de vidros e interior ultraleves, totalizando cerca de 852 kg.

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O novo carro da GMA traz um pacote aerodinâmico exclusivo com aerofólio inspirado na Brabham BT52, projetada por Murray e pilotada por Nelson Piquet em 1983.

Além da asa de 1,7 m de largura, há defletores e asas dianteiras que equilibram a força aerodinâmica e uma grande barbatana ao longo do carro, aumentando a estabilidade do esterçamento, aletas próximas aos faróis também diminuem a pressão sobre a caixa de rodas e dutos NACA no capô levam ar aos freios, resfriando-os.

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Há também um ventilador que ajuda no efeito solo, semelhante ao lendário Brabham BT46B também criado por Murray, ao todo são mais de 1.500 kg de downforce, sendo que a meta inicial de 1.900 kg foi reduzida para que o carro se mantivesse sob controle dos proprietários.

O Imenso ventilador de 40 cm ajuda no efeito solo girando a 7.000 rotações por minuto. em velocidades máximas a sua frenagem através de freios de carbono cerâmica e oneus slick poderão causar efeito de até 3,5 G em sua desaceleração.

Como o foco é total no desempenho, o piloto se senta no meio do carro tendo uma visão total da pista a sua frente, o acabamento é bem simples, já que o luxo, trás acessórios, e acessórios significam peso.

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O Toque especial que traria a mística da Fórmula 1, aconteceu quando Murray quis batizar o carro com o nome de Niki Lauda, ele procura a família do seu amigo e explica a homenagem que seria feita, a família concordou dizendo que “Niki Lauda ficaria extremamente honrado de se associar a um carro de Gordon Murray”

Acompanhem…

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No seu painel existe uma pequena tela de LCD posicionada atrás do volante, exibindo a velocidade, giro e outros indicadores de desempenho, uma lembrança do McLaren F1 é um grande painel com chaves que operam do limpador de para-brisa à bomba de combustível.

Como o seu piloto acaba tendo uma posição ergonômica dentro do carro, pode-se dirigir o dia todo, tamanho o seu conforto.

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