Quem nasceu ou se preparou para ser uma lenda? Isso não existe, não é assim que funciona, Joe Bailon era uma cara que gostava de carros, mas como todos os customizadores, achava que o carro era uma extensão do corpo e da alma de seu dono, e como tal tinha que ter uma personalidade única, e foi assim que primeiro ele fez com os próprios carros, e depois os seus trabalhos se sucederam, e se tornar uma lenda da Customização foi uma consequência do seu trabalho e senso criativo fora da curva, aconteceu naturalmente.
Uma das boas histórias do Joe, foi como nasceu o Miss Elegance, um Chevrolet ’41 que segundo uma das histórias que se tem notícia foi atingido na parte traseira e no seu lado direito por um caminhão reboque, e neste acidente ficou destruído, Joe ficou sabendo e foi até lá para resgata-lo, o seu proprietário disse que queria USD $ 50 dólares por ele, ai aqui um parênteses, as coincidências vem e vão, George Barris teve a mesma experiência quando segundo a lenda comprou um ‘55 Lincoln Futura por USD $ 1 dólar em uma sucata e daí explodiu para o mundo da Customização criando o Batmóvel da 1966 Batman TV Series, mas voltando ao Joe, ele leva o carro para Eureka, CA, e começa a reconstrução de um carro e a construção de uma carreira.
Durante a reconstrução e customização do seu carro, Joe mudou-se para outra cidade onde o carro foi concluído, ele conhece um cara que era dono de uma loja de chapas metálicas em Richmond, CA, e ele contratou os serviços de Joe para construção de uma nova grade e um novo painel para o seu Chevrolet 1941 Conversível, durante o processo de criação e construção, ele ficou tão satisfeito com o resultado final do seu trabalho, que resolveu construir um novo painel para o seu próprio carro.
Joe utilizou duas grandes folhas de metal, vindo por cima para baixo e encaixando e soldando uma na outra que vinha de baixo para cima, depois começou a fazer os orifícios para os mostradores, ao todo foram 14 buracos, ai ele vai até uma das lojas mais conhecidas da cidade onde comprou todos os Conta Giros, e depois de alguns meses o trabalho foi concluído.
Em San Francisco conseguiu a cromo para as peças metálicas por USD $ 50 dólares, e em Albany, CA, em uma loja de estofados Joe montou tudo, trabalhava dia e noite, fez a fiação de tudo sozinho, muitas vezes a noite, estava tudo apagado e ele não tinha ideia do que estava fazendo, mas continuou trabalhando no seu carro, e não demorou muito para que a parte superior fosse cortada, os para-lamas traseiros e a grade personalizada fossem instalados no Cadillac 1941.
Durante todo este processo, Joe usava o carro enquanto o construía, Joe Bailon venceu a sua primeira exposição enquanto ainda estava na versão cinza, quando o carro estava concluído ele participa do Oakland Roadster Show de 1952 onde ganhou o primeiro prêmio nacional por seu Chevrolet, que na época era conhecido como “O Painel”. O Chevrolet 1941 de Joe mais tarde ficou conhecido como Miss Elegance, e a partir dele, Joe Bailon se estabeleceu e se firmou como um Customizador de primeira linha…
Continuamos amanhã…
Acompanhem as imagens (Algumas da Revista Life).