Ford 1950

Joe Bailon foi apresentado ao mundo da customização através do seu Miss Elegance, e em sua caminhada ao sucesso, o próximo trabalho foi o Ford 1950 customizado para Elton Kantor, ele escolheu Joe para este trabalho, porque ele queria que o seu Ford 1950 fosse personalizado de forma que não se parecesse nada como o modelo original, e o resultado ficou tão bom que Joe não teve dúvidas, inscreveu o modelo para concorrer na 4ª Edição do National Roadster Show em Oakland, CA que foi realizado entre os dias 17 e 22 de Fevereiro do ano de 1953 no Oakland Exposition Building, e com este trabalho conseguiu o seu terceiro prêmio nacional, com o prêmio de “O Mais Elegante Carro Personalizado”. Joe estava com o seu Chevrolet 1941 em exposição, mas ele não concorreu, pois tinha ganhado no ano anterior, nesta altura da sua carreira, ele já estava fazendo todo tipo de trabalho, Pinturas, Construções, Reconstruções, Modificações, Rebaixando Suspensões e Tetos e muito mais.

O Ford 1950 de Elton Kantor foi um verdadeiro desafio para Joe, mas ele não tinha mais retorno, era o que tinha escolhido para a sua vida, e era o que ele faria durante toda a sua jornada, neste carro ele teve que encontrar várias soluções para atender o que seu cliente queria, e foi assim que ele fez.

Modificou o Para-brisa e instalou o teto de um Ford Victória 1951, destacando que o carro original era conversível, o vidro traseiro foi um desafio, e Joe se saiu muito bem na solução encontrada, o original não poderia ser utilizado devido à modificação das linhas superiores adotadas para a carroceria, ele utilizou o Acrílico, criou três peças, uma peça central maior, e duas laterais que tiveram que ser aquecidas para poderem ser ajustadas as suas posições devido à alteração da nova carroceria.

Todos os adornos, frisos e vincos originais foram removidos para dar uma aparência mais lisa e longitudinal, os para-lamas traseiros foram estendidos em aproximadamente 40 centímetros, eliminando as partes originais, foi instalado também um Kit Ornamental Semi-Continental que foi moldado na tampa traseira, para quem não sabe, este Kit Ornamental Continental surgiu nos anos 1950 como solução para os estepes de Pneus.

Os Cantos superiores dos painéis laterais foram esticados e arredondados em direção ao conjunto de lanternas traseiras que foram personalizadas feitas com Lucite Vermelho. Joe não se esqueceu da Placa, e como acompanhamos nos dias de hoje, nas oficinas atuais, que usam o seu conceito até hoje, a Placa foi embutida na carroceria, iluminada de cima para baixo e também protegida por acrílico.

As Pontas de escape retangulares foram embutidas no para-choque traseiro, outra de suas soluções que são utilizadas até hoje, ele eliminou os parafusos do para-choque por pinos de soldagem invisíveis, pois ficavam na parte de trás dos para-choques dando um acabamento perfeito.

Na parte frontal os cantos do Capô eram perfeitamente arredondados, Joe utilizou Faróis Franceses moldando os aros originais aos para-lamas.

A Grade frontal foi modificada em concha, sendo utilizadas e modificadas com grades de um Mercury 1949, o para-choque frontal com tratamento em cromo, aliando protetores também cromados a grade, internamente foi utilizado um estofamento em dois tons, Branco Pele Claro e Couro Preto costurado especialmente para o modelo, a sua carroceria foi pintada em Azul Metálico Escuro, Pneus com Banda Branca e Calotas Lisas, e além de tudo isso ainda foram instalados dois holofotes próximos as colunas dos para-brisas, e finalmente, embaixo do capô, o coração deste carro batia através de um motor Mercury 1951 com Coletor Duplo, Cabeçotes e Ignição Especiais.

Depois de descrever uma boa parte do que foi feito neste modelo, chegamos a conclusão que Joe Bailon era um extra série, e realmente o foi, pois o seu legado, o levou a condição de Lenda da Customização Americana de todos os tempos, e conceitos utilizados e criados por ele são utilizados até os dias de hoje, mas com equipamentos e ferramentas muito melhores que as utilizadas 70 anos atrás…

Continuamos amanhã…

Acompanhem as imagens…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir