Esta história começa quando uma das lendas da Cultura Hot Rod americana, Fred Phillip Larsen Jr, mais conhecido como Fred Larsen se une a Don Cummins outro cara muito importante da Cultura Hot Rod americana, com o intuito de construir o seu primeiro carro de corrida do zero, o conceito escolhido para este projeto foi o clássico design de motor dianteiro estilingue.
Lynn Yakel que era membro do Clube de Automobilismo Hutters, também era membro do B.S.A.E. e engenheiro de projetos Sênior na North American Aviation, foi convidado para projetar a carroceria do Streamliner e se eles queriam velocidade, Lynn pensou e aplicou princípios de design aerodinâmicos de aviões, a estrutura de alumínio que tornaram o carro ainda mais leve ficou a cargo do Designer de Carrocerias Eddie Miller.
A união destas quatro mentes prodigiosas criaram um bólido lendário que durante o seu tempo foi o veículo mais rápido a pisar no solo salgado e sagrado do Lago Seco de Bonneville.
Fred e Don construíram o Chassi e os motores, eles criaram o conceito novo para o Chassi, o design poderia funcionar em diversas situações e desafiar grandes velocidades mesmo sem a carroceria.
Dois motores foram construídos para este Roadster, eles competiriam em duas categorias, um seria para a Classe D e o outro para a Classe E. Eles tinham alguns desafios para superar, o tamanho do motor por exemplo não poderia ser maior que 183 ci para competir na Classe D e 120 ci para competir na Classe E.
Eles escolheram um Bloco de Motor Chevrolet 265 ano 1959 com manivela de 5/8 de polegada, ele foi usado para criar as 183 ci em um motor V8. Muitas adaptações foram criadas para chegar no desempenho desejado, este motor funcionava com cabeçotes de um Chevy de 283 polegadas e um soprador de 4-71 GMC.
A Potência estimada para este motor era de 450 cavalos, para o segundo motor, Fred queria 120 polegadas.
Segundo Fred, depois de construir o 180, ele sabia que não ia conseguir um Chevy tão pequeno e ainda assim colocar válvulas nele, então ele teve a ideia de construir um de 240 e a solução foi deixar metade dos pistões para fora, sendo eles foram escalonados, o restante dos pistões na ordem de disparo foram deixados de fora, dois pistões centrais de um lado e dois pistões externos do outro, o soprador Potvin ficava posicionado bem na frente da manivela, isso deu 120 polegadas.
Fred teve que quebrar a cabeça para encontrar soluções em que conseguisse alcançar o seu objetivo nesta competição e em duas categorias, somente alguém com um senso criativo tão apurado e o conhecimento de construção de carros em todas as suas variáveis e especificidades, aliado as associações com grandes designers da cena Hot Rod da época, Don Cummins, Lynn Yakel e Eddie Miller.
Tudo pronto, Fred e Don partem com o seu Streamliner rumo a Bonneville, era o ano de 1966. Durante os testes ele percorreu uma média de 400 km/h nos dois sentidos.
Um dos objetivos da dupla, era quebrar um dos recordes internacionais da Classe D de 248 milhas por hora, estabelecido por Rudolph Caracciola em um Mercedes Grand Prix superalimentado no ano de 1939.
Eles estabeleceram 8 recordes pela F.I.A. em 1967, com uma velocidade máxima de 430 kilometros por hora quebrando o recorde de Caracciola que persistia por 28 anos.
O Larsen & Cummins Streamliner, nome como ficou conhecido o carro de Fred e Cummins, se tornou o carro com motor de 3litros mais rápido do mundo, quebrando o recorde e alcançando a incrível marca da F.I.A. de 310,26 milhas por hora ou 499, 315 kilometros por hora.
Fred aproveitando do sucesso dos seus feitos, utilizou o carro em campanhas durante alguns anos. Shige Suganuma, que era um vendedor de produtos da Mooneyes Speed Equipment no Japão, fez uma proposta de patrocínio da Mooneyes para o seu Streamliner.
Shige Suganuma, anos mais tarde comprou a empresa da família de Dean Moon, pedindo para que Fred voltasse a trabalhar para ele.
Fred Larsen, nasceu em 23.02.1922 na cidade de La Mirada, Califórnia, EUA, foi um pioneiro como Hot Rodder, Piloto de Velocidade em Lagos Secos, também foi Drag Racer, ele é membro vitalício do Bonneville do 300 MPH Clube e do Bonneville 200 MPH Clube.
Detentor de vários recordes mundiais de velocidade terrestre para veículos aerodinâmicos estabelecidos em Bonneville Salt Flats.
Fred Larsen morreu em 24.03.2003 aos 81 anos deixando um legado fantástico para os amantes da velocidade de todo o mundo.
Acompanhem as imagens…
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Show !!!
Valew, Cattan…