Todos somos colecionadores Hot Wheels, em algum momento de nossas vidas tivemos uma miniatura da marca, uns começaram a colecionar, outros não, e muitos colecionam e tem uma memória afetiva da marca até os dias de hoje, um dos símbolos da marca são os “Flames” ou “Chamas” que remetem e relacionam as suas miniaturas a velocidade, a partir de hoje, postarei frequentemente aqui neste ambiente, modelos reais que remetam ou inspirem modelos da Hot Wheels.

Em 18 de Maio de 1968 é lançada oficialmente a Marca Hot Wheels, portanto prestes a completar 52 anos de trajetória, Elliot Handler idealizador da marca, talvez nunca tivesse esperado que ela fosse tão longe, e graças ao seu espirito empreendedor e aos que se seguiram após o seu tempo, a marca Hot Wheels continua o seu legado até os dias de hoje…

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No ano de 1966 quando surge a ideia de se lançar um brinquedo relacionado com o automobilismo e a velocidade, e que, portanto não poderia ser um brinquedo estático, teria que rodar, havia um problema, naquela época não existiam designers de miniaturas de carros, e qual foi a ideia do nosso primeiro personagem do 1º capítulo desta história, Elliot Handler, enviou um representante até a cidade de Detroit, MI, EUA que na época era a capital mundial do automóvel, para procurar e contratar um designer que aceitasse tocar o seu sonho, e colocar o projeto Hot Wheels de pé…

O emissário da Mattel foi Fred Adickes, ele é o segundo personagem da nossa história, e apesar de não ter um nome muito conhecido, pelo menos entre os leigos, ele teve uma participação muito importante na criação da Hot Wheels, ele era um designer de brinquedos da Mattel, mas que começou a sua carreira na General Motors e na Chrysler, e é reconhecido como Co-criador da Hot Wheels, e era uma pessoa da mais alta confiança de Elliot Handler.

No ano de 1966, Adickes parte com destino a cidade de Detroit, MI, EUA, e a sua missão era contratar um dos três melhores designers da época, para criarem e desenvolverem a primeira coleção da marca Hot Wheels que deveriam ser lançados em 1968, e uma missão que parecia fácil, ele não obteve muito sucesso no inicio, chegou a colocar anúncios nos jornais da cidade, até que ele conhece o nosso terceiro personagem, Harry Bentley Bradley.

Este é um capítulo a parte, antes de ser um designer tradicional da indústria automobilística, ele era um Customizador, o seu fascínio era modificar modelos tradicionais de linha de produção, e com esta visão, ele não facilitou muito para a montadora que ele viria trabalhar, que foi a General Motors, os designs dos seus conceitos estavam muito além dos modelos que eram produzidos naquele tempo, pois ele trouxe muito do seu senso criativo do chão de oficina.

Porque falar de Harry Bradley, são vários os motivos, na minha humilde opinião, o melhor e mais importante de todos, é que fundamentalmente ele nasceu Customizador, o seu senso criativo não respeitava padrões pré-estabelecidos, e como todas as lendas, ele estava muito além do seu tempo, e dizem que os gênios tem licença poética para criar, e esta licença foi lhe concedida pelo universo.

Sendo ele um Customizador na origem, antes de se tornar um Designer Automotivo, o seu trabalho na criação e desenvolvimento dos modelos da primeira coleção, ajudou a conceituar o que viria a ser a história de sucesso da Hot Wheels.

Então quando lerem ou falarem sobre a Cultura Custom ou Customização saibam que este nicho do automobilismo esta muito ligado ao que viria ser a primeira coleção de 16 modelos da Hot Wheels, os famosos Sweet Sixteen.

O Roteiro desta história é digno de um filme, e teve inicio em 1936 com o nascimento de Harry Bradley na cidade de Waban, Massachusetts, EUA. Ele começou a desenhar muito cedo, no verão de 1949, então com 14 anos, teve poliomielite e acabou sofrendo uma paralisia nos membros inferiores, ficando internado durante cerca de sete meses em um hospital infantil na cidade de Bolton. Durante este período usou o desenho como o seu principal passatempo, as enfermeiras o colocavam próximo à janela de seu quarto, e de lá podia ver os carros passando pela rua, e eles eram a sua principal inspiração para os seus desenhos.

Harry usou por um tempo uma cadeira de rodas mesmo depois de sair do hospital, e esse foi o primeiro veículo customizado por ele na vida, ele adicionou Espelho com refletores, Buzina, para se ter ideia, ele colocou uma cauda de raposa na traseira dela como decoração, com o tempo ele teve que superar o uso do aparelho para as pernas e se virar com as muletas.

Passando esta fase ele conclui o ensino fundamental, e se inicia na cultura automobilística do começo dos anos 1950.

Continuamos amanhã…

Acompanhem as imagens…

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