Primeiro Logo da Hot Wheels “Os Carros de Metal mais quentes do mundo”
.

A Hot Wheels tem uma história, que é verídica, que é real, que sem dúvidas nenhuma daria um filme e este filme seria um “Campeão de Bilheteria” eu com certeza iria assistir, e tenho certeza que muitos colecionadores ou simplesmente simpatizantes da marca iriam assistir, porque a sua história é muito rica, quando se pesquisa, em cada direção que você vai, encontra-se um fato curioso, a cada personagem que você se depara, situações inusitadas e diferentes.

Eu escrevo sobre a marca Hot Wheels desde 28 de Fevereiro de 2010, quando eu criei o meu blog, passaram-se 12 anos, há alguns anos se tornou um site de notícias, o Hot Kengas, e o Hot do nome do site não esta ai a toa, a inspiração é a marca Hot Wheels.

Eu sempre gosto de falar da comunicação visual e identidade visual, porque é isso que identifica ou personifica uma marca, e a Hot Wheels é super conhecida em todo o mundo por causa da sua logo ou logo-marca.  

Então falamos do Sr. Elliot Handler que vendo o seu pequeno filho brincando com os seus Carrinhos  Matchbox, e já tendo sido fundada a sua Mattel, não tinha um brinquedo semelhante em sua empresa, lembrando que nesta época a Matchbox fazia parte de uma empresa Inglesa.

Teve uma ideia, que no início não teve muito apoio de sua equipe, mas ele foi persistente, e resolveu que iria criar uma marca de miniaturas diecast de carros, mas como produzir estes tipos de brinquedos, se na época no EUA não existiam designers deste tipo de trabalho.

E foi assim que ele teve a ideia de enviar um representante seu até o centro do automobilismo mundial da época, Detroit, a Capital do Automóvel nos EUA, para contratar um designer da indústria automotiva que aceitasse este desafio, depois de algum tempo eis que surge Harry Bentley Bradley, e o que aconteceu  partir dai eu já contei aqui neste mesmo canal algumas vezes, mas esta introdução, foi feita para destacar outro grande homem que também colocou o seu nome na história da Hot Wheels, e o seu nome é Otto Kuhni, que é considerado o melhor designer de ilustração das embalagens da Mattel, mas ele ficou conhecido mesmo por ter sido quem criou o Logo da Hot Wheels, isso mesmo, ele criou o primeiro logo da Hot Wheels, até chegar ao logo atual da Hot Wheels, Otto Kuhni foi o artista que deu uma cara, ou identidade visual a Hot Wheels.

E vamos contar um pouco da história desta lenda da Hot Wheels, que teve início no ano de 1962, quando Otto Kuhni começou a sua jornada como design gráfico freelance, entre os seus trabalhos, existiam alguns projetos para a própria Mattel e outras empresas, mas voltando ao nosso outro personagem Elliot Handler, que estava envolvido com a criação da Hot Wheels, era o ano de 1967, Otto Kuhni foi convidado para desenvolver e criar o primeiro blister, a arte do blister original que abrigaria os primeiros Hot Wheels, nesta época ele esteve envolvido com toda a parte de ilustração da marca e em todo tipo de produto relacionado.

Quando surgiram os primeiros conjuntos e sets criados para colecionadores entre os anos de 1968 e 1970 lá estava a assinatura da lenda, Otto Kuhni, que emprestou todo o seu senso criativo para ilustrar as caixas de 12, 24, 48 e 72 unidades de miniaturas.

Otto Kuhni é responsável pela chama dinâmica que saia dos pneus traseiros dos Hot Wheels, uma imagem em movimento, que trazia a sensação de velocidade e liberdade aos futuros motoristas…

Muitos podem não ter ideia de quem ele foi e a sua importância, mas crianças que viveram nas décadas de 1960, 1970 e 1980 lembram-se de uma lancheira Hot Wheels comercializada pelas Lojas Hallmark em forma de enfeite de natal, foi um de seus melhores trabalhos.

Lancheira Hot Wheels vendida pelas Lojas Hallmark
.

Quem recebeu a missão de criar o carro que seria a homenagem a lenda da Hot Wheels foi o Designer Master Hot Wheels Larry “The Legend” Wood, conhecido como Senhor Hot Wheels,  nenhum detalhe foi esquecido, o perfil de um modelo GTO, Faróis ocultos atrás da grade frontal, Escapamento cortado, Conjunto de Pneus e Rodas Red Line, e todas as características de um Muscle Car, pintura originalmente Azul, o Custom Otto que trazia em sua descrição o nome de Otto Kuhni no ano de 2008, em um ano de homenagens, o modelo também foi escolhido como miniatura oficial da Hot Wheels na Toy Fair New York daquele mesmo ano.

Custom Otto
.

Fechando com chave de ouro o ano de 2008, quando a Hot Wheels comemorava o seu 40º Aniversário, o modelo Custom Otto, em mais uma homenagem, agora uma dupla homenagem, foi criada uma única versão do modelo coberto de Diamantes e Rubis Swarovski, comemorativo e representando os 4 Bilhões de unidades fabricadas da marca mais emblemática do mundo, a Hot Wheels.

Custom Otto Homenagem aos 4 Bilhões de Hot Wheels produzidos até 2008.
.

Mesmo depois de sua morte, Otto Kuhni ainda foi homenageado algumas vezes, em um filme que estreou no ano de 2018, chamado “The Christimas Chronicle” em uma cena com o Papai Noel interpretado pelo ator Kurt Hussell, em que ele tenta provar que é realmente o Papai Noel, magicamente ele dá aos policiais brinquedos da infância deles, lógico que era uma associação com os brinquedos, e nesta ação comercial dentro desta cena do filme, foram mostrados uma figura original da Kenner do Han Solo de Star Wars, uma figura de ação do G.I. Joe, um astronauta representado pelo cãozinho Snoopy, e nada mais, nada menos, do que um Custom Otto em seu blister vintage na versão RLC da Hot Wheels.

Cena do filme Crhistmas Chronicles com o ator Kurt Hussell com o Custom Otto.
.

Otto Kuhni trabalhou para a Mattel até a sua aposentadoria em 1995, mas  toda vez que eles precisavam desenvolver uma nova coleção ou série com um visual vintage ou retrô ele era convocado para ajudar.

Otto Kuhni
.

Em 2012, depois de um grande esforço da Hot Wheels, destacando a sua importância no legado da marca Hot Wheels, ele foi incluído no Hall Of Fame Diecast e diga-se de passagem com todo o mérito possível, por toda a sua história no segmento.

No início de 2017 ele nos deixou aos 90 anos, mas o seu legado, ficará marcado para sempre junto aos amantes e apaixonados pela marca, toda vez que alguém estiver próximo de um Hot Wheels…

Acompanhem agora imagens de suas ilustrações, embalagens e outros…

2 Comentários. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir