Maurice Petty, Uma das Lendas da Nascar, irmão de Richard Lee Petty, morreu ontem dia 25 de julho de 2020 aos 81 anos, sua excelência como construtor de motores, e sua liderança a frente da Equipe Petty Enterprises da Nascar, lhe rendeu o apelido de “The Chief” como era carinhosamente chamado.
Nasceu em Level Cross, Carolina do Norte, em 27 de março de 1939, na infância acompanhava seu pai, Lee Petty para as pistas de corridas, o jovem Maurice desenvolveu habilidades mecânicas muito além do que poderia ser aceitável para um iniciante, ele estava muito a frente do seu tempo, sendo creditada a ele considerável participação no sucesso do seu pai.
A Petty Enterprises foi fundada por Lee Petty e seus dois filhos, A Família Petty se tornou uma marca e uma instituição na Nascar, e alcançaram corporativamente como equipe mais de 240 corridas. Maurice era Sócio, Organizador, Construtor e Chefe da Equipe.
Como chefe de equipe de Pete Hamilton venceu três corridas, 01 Daytona 500 e 02 Talladega Superspeedway.
Maurice Petty se tornou o quarto membro da dinastia Petty a ser indicado a membro do Hall Of Fame Nascar, seguindo os passos do seu irmão mais velho Richard, do Pai Lee e de seu primo Dale Inman. Ele foi o verdadeiro senhor Horsepower da equipe da família, era ele que fornecia a potência que impulsionou Richard Petty em todos os seus campeonatos e seu recorde de 200 vitórias na Nascar, os seus 7 campeonatos, e 7 vitórias em Daytona 500.
Pilotos como Lee Petty, Buddy Baker, Jim Paschal e Pete Hamilton estavam entre os que venceram com os seus motores.
Maurice Petty teve uma breve carreira como piloto, foram 26 corridas na divisão principal da Nascar, seu principal resultado na categoria foi um 3º lugar no Piedmont Interstate Fairgrounds, concluiu ainda 7 corridas entre os 5 primeiros e 16 vezes entre os 10 primeiros, entre os anos de 1960 e 1964. Maurice chega a conclusão que deveria trabalhar nos bastidores fabricando os principais motores já vistos na Nascar, e esta experiência de 5 anos pilotando ajudou muito para que ele se tornasse um dos maiores da categoria e de todos os tempos.
Ele também foi um dos pioneiros na categoria como Construtor de Motores especificamente para Nascar, na equipe fazia tudo, Montou e Regulou Motores, Varreu o Chão, Soldou, Dirigiu, tudo em prol da equipe, tinham uns 3 ou 4 caras que ajudavam, mas não era o tempo inteiro.
Maurice Petty Foi introduzido ao Hall Of Fame da International Motorsports em 2011. Ele foi o primeiro construtor a ser indicado ao Hall Of Fame da Nascar, e isso aconteceu em 2013. E posteriormente consagrado no Hall Of Fame da Nascar em 2014.
Para Maurice estar no Hall of Fame da Nascar nunca foi uma meta, mas quando ele finalmente foi induzido ele declarou “Isso realmente me deixou feliz, porque significou que eu fazia parte de todos que entraram antes de mim, e agora estamos todos lá”.
Quando Maurice Petty foi indicado à primeira vez ao Hall Of Fame Nascar, Richard Petty disse mais ou menos assim “Não haveria Richard Petty, Lee Petty ou Dale Inman realizando e conquistando coisas que nós realizamos, se não fosse ele”.
Os seus principais concorrentes, de equipes rivais, o respeitavam muito, e três frases destes rivais são muito emblemáticas e expressam o tamanho de Maurice Petty.
“Ele era um concorrente muito duro de bater, e sempre levou o seu trabalho muito a sério”
“Ele é o Homem do motor com o qual todos deveriam competir”
“Durante todos estes anos, ele construiu os motores para os Petty, e seus motores sempre foram os melhores, eles estiveram na frente, e foram difíceis de se vencer”
Acompanhem as imagens…