.

O Site Hot Kengas foi criado no início do ano de 2010, e desde o seu começo a identidade visual escolhida sempre esteve muito relacionada com as Pin up’s, primeiro pela relação divertida com o nome do canal, depois com a relação com um dos focos do próprio canal, que além do colecionismo diecast de miniaturas de carros, sempre teve uma forte conexão com a Cultura Custom e suas várias vertentes.

Desde o primeiro banner, foram escolhidas Pin up’s como símbolos do Hot Kengas, todas muito bonitas e sensuais, nesta última resolvemos que pela primeira vez seria uma Pin up com mais roupa, mas sem perder a sensualidade, e a escolhida para este papel foi uma “Rosie” o meu designer me pediu para escolher uma mulher que fosse a inspiração para ela, e a escolhida, e não por acaso foi uma atriz de muito sucesso nos EUA, Rita Hayworth, e que também é reconhecida como uma das mais famosas Pin Up’s da época da Segunda Guerra, e que acabou entrando para a história da Contra Cultura Americana, e também faz parte da Cultura Custom Americana, a nossa Rosie é uma mecânica de aviões, e modéstia a parte, nós achamos que ficou muito bom o resultado final, e ai hoje resolvi contar um pouco sobre a criação e surgimento desta personagem, que foi carinhosamente batizada por “Rosie, a Rebitadeira”.

ROSIE, THE RIVETER é um ícone cultural americano, que representa as mulheres americanas que substituíram os homens em Estaleiros e Fábricas, produzindo  armas, munições e suprimentos na época da Segunda Guerra mundial, enquanto eles se alistaram no exército e foram para a Europa e o Pacífico lutar contra as nações do “Eixo”.

Para incentivar que mais mulheres fossem recrutadas para esta nova ocupação nas fábricas em tempo de guerra, foram criadas peças publicitárias, como cartazes, que estimulavam as mulheres ao trabalho voluntário de guerra nestas fábricas, estas ações foram muito fortes nos Estados Unidos da América, Grã-Bretanha e Austrália.

O Cartaz criado por J. Howard Miller, encomendado pela Westinghouse, que retratava Rosie, a Rebitadeira, trazia a frase “We Can Do It!” “Nós Podemos Fazer Isso” , e continha a imagem de uma mulher que por muitos anos, achava-se que era da modelo Geraldine Doyle, que durante o ano de 1942 trabalhou como operária na fábrica American Broach & Machine Co.. anos depois descobriram que a operária que inspirou o cartaz lendário havia sido da também operária Naomi Parker Fraley que trabalhava na Base Naval  de Alameda, na Califórnia.

O Artista foi contratado para criar vários cartazes para ajudar no esforço de guerra, este cartaz em específico foi criado com a intenção que fosse divulgado somente para funcionários da Westinghouse, a história conta que o mesmo tinha sido baseado em uma foto da United Press Internacional que retratava uma jovem operária.

Anos depois quando este cartaz ressurge, quiseram associa-lo com o feminismo e o empoderamento feminino, mas no início dos anos de 1980 quando ele é redescoberto e se torna famoso, ele acaba ganhando uma importância histórica, artística e conceitual sobre a força de trabalho feminina durante o esforço de guerra.

Existem histórias sobre a personagem desta matéria, Rosie, a Rebitadeira inspirada na operaria Naomi Parker Fraley que tiveram origem nas trabalhadoras da indústria que fabricava os bombardeiros B-29 e B-24 da Força Aérea Americana, e prendiam os rebites, que prendiam as chapas de aço que revestiam estes aviões. Sendo estes modelos responsáveis pelo transporte e lançamento das bombas atómicas que foram lançadas nas cidades Japonesas de  Hiroshima e Nagasaki, e que precipitaram o fim da segunda guerra mundial.

A Figura da Rosie, a Rebitadeira, trajada com o seu macacão de serviço, sempre com seu lenço na cabeça (Muitas vezes vermelho de bolas brancas), maquiadas, mantinham o toque feminino nas fábricas.

Na sua criação a intenção não foi essa, mas acabou se tornando uma referência da Cultura Americana, e acabou sendo usada como um marco do feminismo e a força da mulher…

Acompanhem algumas imagens…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir