O Dia 10 de Setembro foi escolhido como o DIA MUNDIAL DA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO, e aqui vamos contar uma história verídica que deu origem a esta data tão importante…
No Ano de 1994 um jovem que tinha apenas 17 anos, o americano Mike Emme, filho do casal Dale Emme e Darlene Emme, suicidou-se, Mike era conhecido por sua personalidade caridosa e amorosa e por conhecer muito sobre mecânica. O seu Legado começa quando ele recupera sozinho um carro que estava abandonado no campo, Mike conseguiu restaurar o 1968 Ford Mustang e pintou o carro de Amarelo.
Mike deixou um bilhete que dizia “Não se culpe, mamãe e papai, eu amo vocês.” Estava assinado: “Amor, Mike 23:45”. Em um movimento que surpreendeu totalmente a todos que o conheciam, Mike morreu por suicídio no momento de seu mais profundo desespero. Às 23h52, seus pais entraram na garagem e atrás daquele Mustang amarelo brilhante, encontraram o jovem sem vida, sete minutos tarde demais!
Porém, aqueles que conviviam com Mike não viram ou perceberam os sinais que indicavam que existia um problema, e a angústia que tomava conta daquele jovem, no dia do seu funeral, uma cesta de cartões com fitas amarelas presas a eles estava disponíveis para quem quisesse pega-los. Os Cartões e Fitas foram feitos pelos amigos de Mike e possuíam uma mensagem “SE VOCÊ PRECISAR, PEÇA AJUDA”.
Neste mesmo ano, os seus pais e amigos de Mike fundaram o Programa Yellow Ribbon, Fita Amarela, que visava conscientizar as pessoas, de que a conversa e a interação com o meio pode evitar que pessoas que não conseguem se expressar ou dizer que estão com problemas e aflições e precisam de ajuda não cheguem ao extremo de se suicidar por não encontrar a saída para uma situação que naquele momento parece sem solução…
Em pouco tempo, os cartões se espalharam pelos Estados Unidos e começaram a surgir mais e mais cartões com pedidos de ajuda. Um Professor de outro um outro estado americano havia recebido um dos cartões de uma aluna sua, pedindo por ajuda, e outros cartões foram chegando em várias outras pessoas, e em várias partes do país, e acabou virando uma corrente do bem, por conta da grande repercussão do caso, a FITA AMARELA foi escolhida como símbolo do programa que incentivava aqueles que têm pensamentos suicidas a buscar ajuda.
Em 2003 a Organização Mundial da Saúde – OMS – decretou o dia 10 de Setembro como o dia Mundial da Prevenção do Suicídio e o amarelo do FORD MUSTANG 1968 do Jovem MIKE foi a cor escolhida para representar a campanha no mundo inteiro.
A Campanha Setembro Amarelo teve início no Brasil em 2015 através do Centro de Valorização da Vida – CVV, o Conselho Federal de Medicina – CFM, e a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP. As Primeiras atividades da campanha aconteceram em Brasília – DF, e no ano seguinte outras regiões também aderiram ao movimento. O Objetivo do Setembro Amarelo é reforçar a importância do diálogo, quebrando o tabu sobre o assunto e ajudando quem está mais vulnerável, e precisa de ajuda, da nossa ajuda.
Uma história que começa com um acontecimento super triste, e que acabou usando uma ação de um jovem que poderia salva-lo, que foi a reforma do Mustang, mas que a sua angústia era muito maior do que qualquer coisa, e o levou a morte, mas através da sua morte, surgiu uma corrente do bem, que inspirou e inspira seres humanos de todo o mundo a ajudar o próximo.
“Esteja sempre disponível para uma conversa, e se alguém precisar, Ajude”…