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Em Setembro de 2018, eu estava na Alemanha, para ser mais exato na cidade de Colônia, onde era realizada a maior feira de Puericultura do Mundo, e no último dia da feira passamos em um stand onde vendiam miniaturas de lata muito bem acabadas, e dentre elas tinha este modelo, um Sunbeam 1000 HP, eu já tinha lido algo sobre ele, e a minha memória afetiva fez com que eu o comprasse, este modelo se transformou em uma lenda da velocidade a partir de 1927, e hoje eu vou contar um pouco da sua história.

O Sunbeam 1000 HP, foi carinhosamente apelidado da Lesma mais rápida do mundo, no ano de 1927 ele se tornou no primeiro carro a ultrapassar a marca de 320 km/h, é essa façanha foi realizada em Daytona Beach, Flórida, EUA.

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Quem estava ao volante, foi grande e destemido piloto Henry Segrave, que estabeleceu o recorde de maior velocidade terrestre, ultrapassando as 203,79 milhas por hora, este Sunbeam era conhecido como o carro de 1000 HP, mas na realidade ele tinha 900 cavalos, os 1000 HP foi só para deixar um número redondo, e acreditem, mesmo assim ele foi apelidado de Lesma. A Lesma mais rápida do mundo hahaha.

Ele foi criado pelo famoso fabricante em Wolverhampton, Inglaterra, e foi o primeiro carro não americano a estabelecer um recorde de velocidade terrestre, a tendência na época do pré-guerra era inevitavelmente quem conseguiria alcançar a melhor aerodinâmica, desempenho e performance antes dos concorrentes, a Sunbeam usou dois motores Sunbeam Matabele de 22,4 litros no carro para obter mais potência.

A instalação desses motores foi um tanto fora dos padrões estabelecidos, e foi necessário devido aos fundos limitados na época, principalmente para situações como, uma quebra de recorde, que não era a principal motivação de uma fábrica de automóveis, mesmo que trouxesse muita publicidade para marca, mas mesmo assim ele encontraram uma saída para que o Sunbeam batesse o recorde afinal.

O Famoso construtor de motores Louis Coatalen gerênciou a equipe que construiu o carro e o Capitão Jack Irving o projetou.

O Motor traseiro era ligado por Ar Comprimido, depois o motor dianteiro era ligado por uma Embreagem de Fricção Mecânica. Uma vez sincronizados, eles eram travados com uma embreagem especial, e a partir desta constituição, a ideia era que o carro alcançasse o objetivo final, nada garantido, faltava ainda um teste, para avaliar o verdadeiro desempenho desta parafernália criada por estes verdadeiros gênios da engenharia e do improviso.

O carro tinha vários recursos inovadores, como uma carroceria totalmente envolvente que auxiliava na aerodinâmica, e os pneus foram produzidos especialmente para suportar a maior velocidade possível, lembrando que eles durariam no máximo 3 minutos e meio, e isso foi o suficiente para estabelecer o recorde naquele dia.

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Eles levaram o Sunbeam 1000 HP para o circuito de Brooklands, que também foi um aeroporto que ficava em Surrey, Inglaterra, este autódromo foi inaugurado em 1907, ele é considerado o primeiro no mundo, construído especificamente para o automobilismo.

O evento de uma Corrida de Velocidade Terrestre era e é até os dias de hoje, um empreendimento estranho, quando dá certo é espetacular, a publicidade é gigantesca, atrai os holofotes de todo o mercado automobilístico, tanto para os construtores do carros quanto para o piloto, que a partir da quebra do recorde se transformam em lendas.

Mas quando dá errado, torcemos para que as tragédias não aconteçam, pois uma falha mecânica ou estrutural dos carros, pode acarretar além do insucesso, como já aconteceu em vários momentos, a morte dos corajosos pilotos que se candidatam a realizar estas façanhas.

E até o ano de 1939 as questões de segurança não eram levadas muito a sério.

Mas os nossos personagens, o Sunbeam 1000 HP e o Piloto Henry Segrave conseguiram realizar a façanha de bater o recorde e entraram definitivamente para a história.

Acompanhem algumas imagens do modelo real e da miniatura de lata.

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