Em 1968 surgia a marca mais emblemática e conhecida no mundo das Miniaturas Diecast de Carros, A Hot Wheels, neste ano de 2018 esta mesma marca alcança meio século de vida, este ano é comemorado os 50 Anos de Hot Wheels, e agora eu tenho uma notícia, que na opinião deste editor, é a notícia mais importante desde o lançamento da marca, em comemoração a esta data, será relançado um Box Comemorativo aos 50 Anos de Hot Wheels, com a sua primeira coleção, The Sweet Sixteen, com os 16 modelos emblemáticos que deram início a esta história no ano de 1968, criado e lançado pelo Designer Master Hot Wheels Harry Bentley “The Legend” Bradley, que foi o cara escolhido para desenvolver todos os primeiros modelos para o lançamento da Hot Wheels lá pelos idos de 1968…

Para muitos colecionadores, esta coleção não tem muita importância por conta dos modelos, mas na opinião deste editor, é por pura ignorância, pois todos os modelos escolhidos tem por trás uma história e um conceito que faz com que estas escolhas tenham sido as melhores para o início de uma história como a da Hot Wheels…

E Eles demoraram para relançar este Set, que na nossa opinião, deveria ser uma obrigação que cada colecionador que cultue a marca, deveria ter um desses em sua coleção…Eu vou atrás do meu…

Conceitualmente tudo o que conhecemos do colecionismo diecast de miniaturas de carros, surgiu através dos Customizadores e Personalizadores de carros reais, à partir das décadas de 1940, 1950, 1960 e 1970, os primeiros designers foram recrutados na Indústria Automotiva da época, e Detroit era a meca na época nos EUA, não existiam designers para este nicho, então foram atrás de designers de carros reais, e assim recrutaram Harry Bradley, Ira Gilford e Larry Wood entre outros…

Mas também temos que citar George Barris, Alexander Brothers, Bill Cuchenberry, Don Tognotti, Ed “Big Daddy” Roth, Dean Jeffreys, Dean Moon, Dick Dean, Tom Daniel, Gene Winfield, Pete Chapouris entre outros…

Personalidades inquietas que trouxeram todo o seu senso criativo primeiro para os carros reais, depois estes mesmos carros inspiraram as suas versões reduzidas, e daí surge tudo o que existe nos dias de hoje em Miniaturas Diecast de Carros…

Acompanhem a seguir um pouco da história do primeiro designer da Hot Wheels, e da criação da Marca e de sua primeira coleção The Sweet Sixteen, relançada no ano de 2018, 50 Anos de Hot Wheels…

A HISTÓRIA DO DESIGNER CRIADOR DA MARCA HOT WHEELSHARRY BENTLEY BRADLEY

Durante muito tempo muitos destacaram a Figura de Larry Wood como o mais importante Designer da História da Hot Wheels, Inclusive este editor, que inclusive criou a alcunha para o designer de Larry “The Legend” Wood, mas como não reverenciar a figura importantíssima de Harry Bentley Bradley, para quem não sabe, ele simplesmente foi o responsável pela criação da primeira e conceitual coleção Hot Wheels no ano de 1968, Os Sweet Sixteen, Os 16 Originais, a coleção mais importante e emblemática já lançada entre todas, marca por marca. Sendo ele Harry Bradley, A Verdadeira Lenda do Design da Hot Wheels de Todos os Tempos…

E como não podia deixar de ser, a sua história, e desde a sua infância é riquíssima, e nós vamos contar um pouco, para que vocês entendam, como nasce uma “Lenda”. 

O Roteiro desta história é digna de um filme, e tem inicio em 1936 com o seu nascimento na cidade de Waban, Massachusetts, EUA. Começou a desenhar desde muito cedo, no verão de 1949, então com 14 anos, teve poliomielite e acabou sofrendo uma paralisia nas pernas, ficando internado durante 7 meses em um hospital infantil de Boston, e durante este período usou o desenho como seu principal passatempo, As Enfermeiras o colocavam próximo a janela de seu quarto, e de lá podia ver os carros passando pela rua, e eram sua principal inspiração, usou por um tempo uma cadeira de rodas, e que inclusive fez a personalização da mesma, sendo o seu primeiro trabalho de customização de um veículo. com o tempo teve que se virar com as muletas.

Nos EUA a Cultura Custom foi muito importante, principalmente nos anos 40, 50 e 60, e Harry se encantou com a magia da personalização de carros, Tinha um encanto especial pelos Chevys do final da década de 40 e inicio da década de 50.

Teve um contato com os Chevys a partir do carro do namorado de sua irmã, e depois que seus pais compraram um Chevrolet Bel Air em 1954 que pertencia a um leiteiro, seus pais o fizeram prometer que não modificaria o carro da família, mas depois de uma viagem, quando chegaram tiveram uma surpresa, Harry já havia feito uma das suas… 

Neste período Harry tinha alguns mestres que o inspiravam, como Os Irmãos Barris, Joe Bailon, Pininfarina, Harley Earl e outros mestres da Customização e Personalização, O Seu Chevrolet modificado mais conhecido levou o nome de “La Jolla”…

Harry entra para a Faculdade de Wooster, a pedido dos seus pais, mas o seu real objetivo era a carreira de Design Automóveis, nesta ocasião ele escreve para a General Motors perguntando sobre uma oportunidade de trabalhar com a marca, a resposta sugeriu o programa de Design Industrial do Instituto Pratt, e foi o que ele fez, durante o curso, ele iniciou a sua carreira de consultor de design custom, e começou a contribuir regularmente para várias publicações automotivas, como a Rodding, Re-Stylling, Custom Illustrated e Rod & Custom. 

Harry foi recrutado pela General Motors ainda cursando o último semestre em Pratt, mudando para Detroit em 1962, chegando lá percebeu que seus patrões não gostavam muito de suas incursões nas publicações sobre designs custom, e para não deixar de lado uma de suas principais paixões de lado, ele continuou fazendo as suas publicações, mas agora sobre o falso nome de Mark Fadner. 

Nas primeiras semanas de sua chegada na GM Design Staff, Harry conheceu e criou uma afinidade muito grande com os Irmãos Alexander, e desta relação de amizade e parceria, resultou na criação de mais de 10 carros modificados por esta trinca em 8 anos, e desta parceria resultaram vários trabalhos inclusive utilizando carros da principal concorrente da GM, a Ford, como a 1964 Ford Fastback Galaxie, então não é necessário explicar que desenhar modelos com carros da principal concorrente da sua empresa poderia ameaçar a sua posição dentro da GM, foi ai que os irmãos Mike e Larry Alexander creditaram os designs de Harry Bradley sobre a alcunha de “Designer X”. 

Harry trabalho para a GM por mais 4 anos, e nesse tempo trabalhos em quase todos os Studios de criação da empresa, aproveitou-se do programa de fidelidade e bolsa de estudos da GM para um mestrado na Universidade de Stanford, em 1964, enquanto estava estudando na Califórnia, Harry fez o design do Dodge Deora em parceria com os Irmãos Alexandre. 

Harry Bentley Bradley foi um dos maiores Customizadores e Personalizadores de sua época, tinha ideias e soluções arrojadas muito a frente do seu tempo, criou, desenvolveu e produziu modelos sensacionais, e escreveu o seu nome na história do design automotivo, para aqueles que tem familiaridade com este nicho do automobilismo, é muito importante conhecer a história do Harry. 

Os Customizadores não aceitavam a ideia da linha de produção da indústria automotiva, o conceito de se ver nas ruas uma quantidade muito grande de modelos iguais, por si só, para eles era inaceitável, porque achavam que o carro representava a personalidade do seu proprietário, então através do seu censo criativo, produziam design de carros de acordo com a vontade de seus donos, e em muitos casos com a sua própria vontade, e o resultado era tão bom que os seus donos não tinham coragem de reclamar, porque cada trabalho era uma verdadeira obra de arte, e mais importante, exclusiva.  

Harry fez parte da época de ouro da Customização e Personalização nos EUA, Abaixo um pouco de sua arte, Acompanhem e tirem as suas conclusões…

[foogallery id=”4248″]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir