Paul Newman e seu Datsun

Hoje vamos contar um pouco sobre a história de uma personalidade do entretenimento mundial, de um filantropo e empreendedor, apaixonado pelas corridas,  piloto e dono de equipe do automobilismo de competição, o seu nome é Paul Leonard Newman, ou simplesmente Paul Newman. Nasceu no ano de 1925 e o seu passamento aconteceu em 2008.

Filho de Pai judeu de origem polonesa e Mãe cristã de origem húngara, Paul cresceu em Shaker Heights cidade do estado de Ohio nos EUA, o pai tinha uma loja de materiais esportivos, muito cedo o seu interesse pelos palcos e a arte dramática era percebido por todos.

Paul Newman na Marinha Americana

Paul também serviu o serviço militar na marinha americana durante a Segunda Guerra Mundial, primeiro ele se alistou para programa de pilotos dos V12, mas pouco tempo depois foi constatado que ele era daltónico, acabou sendo dispensado do programa, tentou outras funções na marinha como operador de rádio, artilheiro de cauda, acabou se qualificando para trabalhar nos Bombardeiros Torpedeiros.

Voltando do serviço militar Paul termina os seus estudos, conclui o seu bacharelado em de Artes em Teatro, junta-se a companias de teatros e da inicio a sua carreira de sucesso.

Foram mais de 60 filmes como ator e mais de uma dezena como diretor em muitas produções que se transformaram em cults mundiais, Paul Newman é uma das lendas da história do cinema mundial, tendo sido premiado nas mais importantes academias do mundo e nas mais diversas premiações mais de uma vez, citando: Oscar, Emmy, Globo de Ouro, BAFTA, Festival de Cannes.

Paul Newman foi um ser humano muito além do significado do termo, durante toda a sua vida, ele não dividiu somente o seu talento com os seus fans, muito do que ele conseguiu e conquistou com o seu trabalho, ele dividiu com o próximo, com aqueles que tinham necessidades de toda ordem, doou milhões de dólares para instituições de caridade, principalmente aquelas que cuidavam de crianças, onde eram proporcionados o melhor ambiente, educação e pesquisa médica em pról dos pequenos.

Em 1982, Paul cria a empresa alimentar Newman´s Own, a missão principal da empresa era criar e produzir produtos alimentares de alta qualidade e doar todos os seus lucros a instituições de caridade, a empresa doou mais de 550 milhões de dólares a milhares de instituições de caridade em todo o mundo, fundou a Serious Fun Children´s Network, uma rede global de campos de férias e programas para crianças com doenças graves, o programa oferecia oportunidades para as crianças se divertirem e se aproximar de outras crianças que enfrentavam os mesmos problemas enquanto recebiam cuidados médicos e apoios necessários.

Paul usou sua imagem e sucesso, a posição na mídia para ter um impacto positivo no mundo, assim ele ajudou com os seus esforços de caridade, que muitos fossem beneficiados, comunidades e seus indivíduos.

Paul Ator e Filantropo, além de sua paixão por atuar e ajudar o próximo, também nutria outra paixão, que era a velocidade, se aventurou como Piloto e Dono de Equipe de Corridas, chegando a ganhar um título nacional americano.

Cartaz do filme “Winning” Estrelando Paul Newman

Em 1969, Paul Newman participou do filme “Winning” onde interpretou o papel de um piloto das 500 Milhas de Indianápolis, o filme foi rodado na pista de Indiana, participaram deste filme uma atriz que viria ser sua esposa Joanne Woodward e Robert Wagner além de algumas lendas das pistas como Bobby Unser, Tony Hulman, Dan Gurney e Bob Grim, não teve muito sucesso junto a crítica especializada, mas os amantes do automobilismo de competição da época adoraram, este papel mudara a vida de Paul para sempre e foi a partir desta atuação que surgiu a vontade incontrolável de pilotar, em 1972 ele começa a participar de provas amadoras, estreia em Thompson, Connecticut. depois de algum tempo tornou-se piloto oficial da Datsun, marca hoje conhecida como Nissan.

Paul Newman

Em 1978, Paul se uniu ao engenheiro Bob Sharp para pilotar o novo Datsun 280 ZX, uma aposta japonesa para derrotar o Porsche, assim surge um super time formado por Newman/Sharp/Datsun que foi imbatível, Paul venceu mais de 15 corridas do SCCA além de estabelecer vários recordes de pistas da sua categoria.

Foi qualificado para a grande final do Campeonato Nacional Americano daquele ano. A chamada “Corrida dos Campeões” onde não conseguiu a vitória por pouco perdendo o campeonato, mas no ano seguinte voltou com tudo, dominou todo o campeonato sagrando-se campeão no Circuito de Road Atlanta no comando do seu Datsun.

Conta a história que Bob Sharp, como o preparador oficial dos Datsun de competição para as provas da IMSA e SCCA “obrigou” a marca a lançar uma série especial com 1.000 unidades com o Aileron ou Spoiler, esta peça era necessária para que o carro tivesse mais força aerodinâmica para lutar com os Porsche 911, um carro semelhante foi usado nos anos seguintes por outro piloto chamado Jim Fitzgerald, que continuou a ganhar corridas com o bólido.

Datsun Bob Sharp Racing
.
.
.
.
.
.
.

Paul Newman continuou ligado a Datsun nos anos seguintes, vencendo corridas profissionais no campeonato Trans-Am e vencendo o campeonato nacional do SCCA com um Nissan 300ZX Turbo.

Entre os anos de 1970 e 1990, Paul pilotou para a equipe Bob Sharp Racing, principalmente nas corridas de Fórmula Nissan, conquistando inúmeras vitórias e campeonatos.

Terminou em segundo lugar nas nas 24 Horas de Le Mans no ano de 1979 pilotando um Porsche 935, tendo como companheiro o piloto Rolf Stommelen.

Ford Mustang Dirigido por Paul Newman nas 24 Horas de Daytona

Aos 70 anos, quando venceu as 24 Horas de Daytona de 1995 com um Ford Mustang, junto com Carl Haas,  tornou-se o piloto mais velho a fazer parte de um equipe vencedora de um campeonato oficial de alto nível

Paul Newman também foi dono de Equipe na Categoria Indy Car Series, a sua escuderia era a Newman/Haas/Lanigan Racing, fundada em 1983, foi a equipe mais premiada da extinta Fórmula Champ Car, que abriu as portas para vários pilotos latino-americanos, como Cristiano da Mata, Roberto Puppo Moreno, Christian Fittipaldi, Bruno Junqueira.

Na Indy Car Series como chefe de equipe liderou pilotos como os campeões do mundo de Fórmula 1 Mário Andretti (Que concedeu entrevista ao Hot Kengas https://hotkengas.com.br/entrevista-com-piloto-mario-andretti-um-dos-mais-tecnicos-e-completos-de-todos-os-tempos/ ) e Nigel Mansell.

Mario Andretti – Newman/Haas Racing
Nigel Mansell – Newman/Haas Racing

Paul Newman foi um cara muito acima da média e em todos os sentidos, como Pessoa e profissional, tanto nas Artes Cénicas quanto no Automobilismo de Competição seja como Piloto ou Dono de Equipe, tudo aquilo que ele se propôs a fazer, fez muito bem, mas o mais importante foi o seu trabalho de filantropia, como ser humano que se importava com o próximo, este foi o seu maior legado.

Joanne Woodward e Paul Newman

4 Comentários. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir