UMA LENDA DAS PISTAS CHAMADA KEN MILES
Kenneth Henry “Ken” Miles, piloto britânico, nasceu em Sutton Coldfield em 1918, participou do início ao fim da Segunda Guerra Mundial atuando na divisão de tanques do Exército Britânico, chegando ao posto de Sargento em 1942, participou em missões de reconhecimento e resgate, estando presente em um dos momentos mais importantes da Guerra que foi o desembarque da Normandia, popularmente conhecido como o “DIA D”.
Antes da Guerra, Miles estava trabalhando na empresa Wolseley Motor, sua primeira aventura ligada ao automobilismo começa logo aos 15 anos de idade logo após abandonar a escola, era aprendiz, nesta época aconteceu a sua primeira tentativa de ir para os Estados Unidos, sem sucesso.
Após deixar o exército, Miles começa a se envolver em corridas de carro, que neste período estavam se popularizando novamente, foi quando acontece a sua mudança para os Estados Unidos, era o ano de 1952, ele se estabelece na parte Sul da Califórnia, em Hollywood Hills.
Nos EUA, começa a trabalhar como gerente de serviços na empresa britânica MG Cars e continuou seu envolvimento nas corridas de carros, principalmente com os modelos MG T, que estavam vivendo o auge de sua popularidade e eram oriundos do Reino Unido, onde surgiu o interesse por parte dos americanos pelo carro, que conheceram o modelo durante a 2ª Guerra Mundial na Europa.
Miles desenvolvia os seus próprios carros, acabou ganhando a sua primeira corrida no ano de 1953, em Pebble Beach, com uma versão modificada do MG TD, que ficou popularmente conhecido como R1.
O R1 era um carro muito bem construído, confiável e durável, com este conjunto Miles alcançou 16 vitórias nos três anos seguintes, rendendo a Miles a fama de melhor piloto de Carros de 1.500 cm³ do Oeste dos EUA, sendo apelidado de “STIRLING MOSS DA COSTA OESTE” em alusão ao famoso piloto britânico.
Nessa época, Miles também abriu uma oficina de carros de competições, embora a mesma não tenha obtido muito sucesso, fechando no início da década de 1960.
Foi nesta época que surge, Carroll Shelby, que impressionado com a sua qualidade como piloto e a sua eximia capacidade para desenvolvimento de carros, contratou Miles como engenheiro-chefe e piloto de corridas e testes da recém criada SHELBY AMERICAN, no início dos anos 1960 Miles se torna a figura chave da empresa, ganhando várias corridas com o também lendário AC COBRA, com destaque para a USRRC, competições destinadas a carros esporte, Miles fez um comentário sobre esta fase da sua carreira…
“Eu sou um Mecânico, essa tem sido a minha vocação a minha vida toda. Pilotar é um Hobby, é relaxante para mim, como o Golf para os outros, eu gostaria de pilotar um Formula 1, não para vencer, apenas para ver como é. Eu penso que seria muito divertido”
A Ford havia iniciado o projeto para competir e ganhar as 24 Horas de Le Mans com a fabricante britânica LOLA, com o modelo LOLA MK6, chegando a correr na edição de 1964, mas sem sucesso, quando Shelby assume o projeto, o LOLA MK6 é o ponto de partida, mesmo tendo fracassado na primeira tentativa da Ford.
Em parceria com Carroll Shelby, se tornaria um dos principais envolvidos no desenvolvimento do FORD GT40, durante todo este processo Miles participou de várias competições, participaram da edição das 24 Horas de Le Mans do ano de 1965 em parceria com o piloto Bruce McLaren, após problemas na caixa de marchas abandonaram a prova, chegou a vencer as 24 Horas de Daytona e as 12 Horas de Sebring com Lloyd Ruby em 1966.
Em Sebring, Miles terminou em primeiro na sua categoria e segundo na classificação geral em 1965 com o Ford GT40 correndo com McLaren, antes disso já havia terminado em segundo em sua categoria no ano de 1957, terceiro em 1959, primeiro em 1963, este ano correndo com um AC Cobra e utilizando um motor Ford.
Shelby e Miles foram os pioneiros no uso de computadores para obtenção de dados do veículo durante os testes e as corridas.
A primeira vitória da Ford nas 24 Horas de Le Mans aconteceu no ano de 1966, apesar de ser considerado o principal piloto das equipes enviadas pela empresa americana para concorrer nesta lendária corrida, acabou terminando em segundo lugar por causa do critério técnico, após a direção executiva da Ford requisitar que os três carros cruzassem a linha de chegada em sequência, a ideia era mostrar a sua superioridade e humilhar a Ferrari, mas esta decisão fez com que Miles, não terminasse como vencedor da corrida.
Infelizmente ele não teve a chance de competir novamente no ano seguinte, pois Miles acabou morrendo dois meses depois em um acidente enquanto testava uma nova versão do GT40, o Ford J-Car, para a edição das 24 Horas de Le Mans de 1967.
O Processo de desenvolvimento do Ford GT40 e a corrida das 24 Horas de Le mans de 1966 inspiraram o filme FORD VS FERRARI que trás em seu enredo a relação entre Ken Miles e Carroll Shelby no processo de desenvolvimento do carro, as apostas feitas, o poder de convencimento da Ford, para que eles aceitassem o desafio de construir um carro que seria capaz de desbancar a lendária Ferrari, acabando com uma sequência vencedora nas 24 Horas de Le Mans e na Europa, para Ford seria uma vingança de Henry Ford II “The Deuce” contra Enzo Ferrari dono da marca Italiana por um negócio que não foi concluído anos antes.
A Ford queria impor algumas condições a Ferrari, e o seu proprietário, Enzo Ferrari não aceitou, recusando a proposta, a Ford queria influenciar as decisões na equipe de corrida, principalmente nas corridas em que a Ford estivesse participando também, outra imposição não aceita, era que a Ferrari não pudesse correr nos EUA.
No filme Ken Miles foi interpretado por Christian Bale e Carroll Sheby foi interpretado por Matt Damon.
Ken Miles morre no ano de 1966 enquanto testava a versão do Ford GT20 para a corrida do ano seguinte, o Ford J-Car, no Autódromo Internacional de Riverside, aqui uma pausa…
Vocês podem reparar o ano que o teste do Ford J-Car teve inicio, 1966, neste ano começava o projeto para criar a marca lendária de miniaturas diecast de carros, a Hot Wheels, Harry Bradley escolheu a dedo os modelos que fariam parte da primeira coleção da marca, que foi batizada com o nome de SWEET SIXTEEN ou OS 16 ORIGINAIS, Ken Miles junto com Carroll Shelby ajudou com que este modelo inspirasse um dos modelos originais da Hot Wheels.
Não posso afirmar se foi intencional ou não, mas a inclusão do FORD J-CAR no Olimpo Diecast, foi uma dupla homenagem que HARRY BENTLEY BRADLEY, a Lenda da Hot Wheels fez, a primeira para Ken Miles, o piloto lendário da Ford na disputa da montadora contra a Ferrari nas 24 Horas de Le Mans e o próprio carro que também se tornou uma lenda nas pistas.
As histórias vão se misturando e destes acontecimentos vão se construindo as lendas…
Voltando a história do nosso herói, ele morre, e ninguém consegue dizer a causa, a Ford chegou a contratar o piloto Frank Gardner para fazer uma reconstituição do acidente para enfim descobrirem o que havia acontecido, em uma das tentativas a transmissão do carro travou no mesmo ponto onde ocorreu o acidente de Miles, Gardner só não morreu porque já estava preparado para a possibilidade do acidente.
Após o funeral, Carroll Shelby, chegou a fazer uma declaração sobre Miles, que dizia mais ou menos assim…
“Nós não temos ninguém para assumir o lugar dele. Ninguém. Ele era a nossa referência, nosso guia. Era a espinha dorsal do projeto. Nunca mais haverá outro Ken Miles”
Apesar de tudo, a Ford ainda obteria a vitória em Le Mans nos três anos seguintes, seriam as últimas de um carro da Ford ou mesmo estadunidense nesta prova lendária…
Ken Miles foi introduzido ao MOTORSPORTS HALL OF FAME OF AMERICA no ano de 2001.
2 Comentários. Deixe novo
Um herói nos EUA e na Europa, Miles foi um dos responsáveis para que os dois universos automobilísticos se aproximassem e fossem considerados de ambos os lados do oceano. Grande matéria e grande escolha, Hot Kengas!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Excelente artigo, muito legal e reconhecimento merecido. A citação do Hot Wheels foi a cereja do bolo. Parabéns.